sexta-feira, 20 de maio de 2016

SAÚDE. "DOZE ALIMENTOS SUPER SAUDÁVEIS"

                                                                     
                                                                  Imagem Google                

Fonte: Revista Seleções Riders Digest
Digitalização: 20/05/2016, 6ª feira, às 10.07 horas
Local: Brasil, São Paulo,SP.

Antoni BigCuore*

A Revista Seleções Readers Digest, de Agosto de 2.013, trouxe uma reportagem sobre os 12 alimentos SUPER SAUDÁVEIS, que achei super -interessante transcrevê-los na íntegra, para os meus leitores do Blog Bem Viver.

Um. FIGO. Rara fonte de cálcio em frutas, os figos ajudam a evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Também são ricos em fibras, o que pode reduzir o risco de câncer de cólon, mama e próstata. Coma assim: fatie figos frescos e sirva com requeijão e pistache; misture figos secos com nozes e castanhas; ou use pasta de figo sem açúcar para cobrir lombinho assado.

Dois. BETERRABA. As beterrabas, muito ricas em nutrientes, podem aguçar a mente. Elas produzem ácido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no organismo – inclusive nas áreas do cérebro associadas à degeneração e à demência. Coma assim: combine iogurte grego, endro e cebolinha com a beterraba cozida e picada; embrulhe em papel alumínio e grelhe em calor indireto ate que fique macia.

Tres. CRANBERRY.(Oxicoco).  Claro, essas frutinhas azedas são estrelas no tratamento de infecções do trato urinário, mas também podem prevenir a doença cardíaca. Elas são ricas em antocianinas, flavonóides e proantocianidinas, substâncias químicas vegetais que impedem o colesterol L.D.L. de se oxidar e grudar nas paredes das artérias. Coma assim: Faça geléia de cranberry cozinhando as frutinhas com suco de laranja e açúcar; ou misture com banana, abacaxi e laranja numa salada de frutas; acrescente Cranberries secos à massa de bolos.

Quatro. BAGAÇA DE LARANJA E TANGERINA. Você já sabe que laranjas e tangerinas são ótimas fontes de vitamina C, mas coma também o máximo possível do mesocarpo, casca branca ou bagaço – a camada branca e esponjosa entre a casca e a polpa que fica na laranja descascada. Embora amargo, o bagaço contém boa quantidade de fibras e antioxidantes. Coma assim: substitua as rodelas de abacaxi que forram a fôrma no bolo de abacaxi por fatias de laranja descascada; refogue gomos de tangerina com açúcar mascavo e canela.

Cinco. OVOS. Essa fonte de energia é cheia de benefícios à saúde; o zinco e o ferro promovem cabelo saudável e unhas fortes, e lecitina da gema é rica em COLINA, que ajuda a reparar danos neurológicos e elimina o colesterol da corrente sanguínea. Coma assim: incremente ovos mexidos com ervas frescas e um pouquinho de “cream cheese”; cubra uma torrada de pão de linhaça com cogumelos, verduras, tomate e um ovo escaldado.

Seis. GRÃOS INTEGRAIS. Um estudo recente constatou que um consumo maior de grãos integrais diminui o risco de doenças vasculares, e reduz em 35% a probabilidade de se desenvolver diabetes tipo 2.
As farinhas feitas com eles são ótimas fontes de FOLATO e FERRO. Coma assim: cozinha e resfrie quinoa vermelha para utilizar em saladas, como substituto da massa; faça um risoto usando cevada e cogumelos; escolha os Paes integrais que tenham como primeiro ingrediente “farinha de trigo integral”.

Sete. MOSTARDA. Pense além do cachorro quente. A mostarda é boa fonte de SELÊNIO, que ajuda a proteger do câncer, a prevenir a doença cardiovascular, a defender as células contra os radicais livres prejudiciais e a estimular o sistema imunológico (que tempero poderoso!). Além disso, o manganês da mostarda ajuda a aliviar os sintomas da T.P.M. Coma assim: sirva legumes grelhados com molho de mostarda e mel; misture mostarda, azeite e vinagre para o molho da salada; adicione algumas colheres ao refogado para obter um sabor diferenciado.

Oito. CORDEIRO. Entre as carnes vermelhas, a de cordeiro se destaca pelo elevado valor nutritivo – e por ser excelente fonte de zinco, importante para um sistema imunológico saudável. O ferro da carne de cordeiro também é facilmente absorvido pelo organismo; ajuda a prevenir a anemia e tem alto valor energético. Coma assim: corte iscas finas do cordeiro e frite-as ligeiramente com pimentão e cebola; ou faça almôndegas combinando cordeiro moído, alho picado, salsa e amêndoas moídas.

Nove. BRÓCOLIS CONGELADO. Surpresa! Congelado, pode conter 35% mais betacaroteno por peso do que o brócolis fresco. Além disso, o sulforafano do brócolis pode ajudar o organismo a combater as infecções que inflamam pulmões e artérias. Finalmente, o seu alto teor de vitamina C ajuda a criar colágeno, que mantém a pele saudável, firme e luminosa. Coma assim: cozinha os ramos no vapor e sirva com olho de tomate e nozes tostadas como acompanhamento ou espalhe-os por cima da pizza congelada antes de levar ao forno.

Dez. PIMENTA. A capsaicina, fonte do ardor dessas pequenas fogosas, ajuda a evitar os coágulos sanguíneos que provocam infartos e A.V.Cs. (acidentes vasculares cerebrais). Além disso, comer pimenta pode aliviar temporariamente a congestão nasal e a sinusite – e até acelerar temporariamente o metabolismo!

Coma assim: adicione um sabor picante ao ensopado de carne com metade de uma pimenta malagueta; faça uma combinação doce, picante e fresca temperando pedaços de melão com pimenta moída e açúcar.

Onze. KIWI. Contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que podem conservar a saúde dos olhos. Também RICO em vitaminas C e E e outras substâncias fitoquímicas que ajudam a combater os danos causados por radicais livres que podem acabar levando ao câncer.
Coma assim: Experimente colocar pedaços de kiwi no ceviche; cubra uma fatia de pão integral com “cream cheese” e rodelas de kiwi. Não é preciso descascar; a casca do KIWI é perfeitamente comestível e suave e contém boa parte de fibras e da vitamina C da fruta.

Doze. FOLHAS DE AIPO. Você usa os talos de aipo e joga fora o resto? Pare!. As folhas são a parte mais nutritiva do aipo e contêm mais cálcio, ferro, potássio, betacaroteno e vitamina C que os talos.
Coma assim: Use como substituto da salsa e adicione as folhas e sopas e saladas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE (*).  Realmente boas “dicas” de uma alimentação equilibrada e saudável. Esses são alimentos ditos FUNCIONAIS, qual sejam, aqueles que além de nutrir tem o condão de prevenir e até curar doenças.

Os cereais integrais, por exemplo, são maravilhosos, pois contém TODOS os nutrientes originais dos mesmos, pois não foram industrializados. O arroz branco, por exemplo, contém mais amido e é pobre em fibras e vitamina B-1.

Na minha casa, eu e minha esposa, comemos Arroz Integral, todos os dias. Pão integral também. Eventualmente saímos da rotina.
A colina contida na gema do ovo, por exemplo, é transformada em ACETILCOLINA, um importante neurotransmissor das células nervosas. Todo vez que como ovo cozido, sinto boa disposição e alegria.

CHOCOLATE 70% DE CACAU. Como um tablhetinho 8 grs. Mais ou menos, quase todos os dias. O cacau é excelente pois contém flavonóides, substancias antioxidantes que melhoram o nível da SERETONINA no cérebro.

MINHA RECEITA DIÁRIA: Arroz integral diário; salada a mais colorida possível; carnes brancas; (carne vermelha apenas duas vezes por semana, por causa  da vitamina B-12, nela contida; 2 unidades de castanhas do Pará; 2 Damascos; 2 tâmaras; 2 ameixas secas para melhorar o funcionamento do intestino; meias nozes; 2 bananas; 1 maça com casca(na casca contém uma substância chamada QUERCETINA, altamente antioxidante); 

1 colher pequena de linhaça moída colocada no iogurte desnatado ou em sucos de frutas; meia colher rasa pequena de semente de CHIA, toma-se com suco(rica em cálcio e magnésio. Ajuda a reduzir a ANSIEDADE. Ressalta-se que os minerais cálcio e magnésio são relaxantes. 

Como 2 laranjas com bagaço, todos os dias; (como já dizia os povos antigos, a vitamina está na casca. Note-se acima que a reportagem quando fala da laranja, tangerina recomenda-se comer com bagaço e o kiwi comer a própria casca, onde se concentra a maior parte em nutrientes.

Tudo isso, para ser ideal, deve-se aliar a um conjunto de EXERCÍCIOS FÍSICOS (alongamentos, caminhadas, academia etc.), bem como a prática de algum tipo de espiritualidade. Entendemos que o ser humano é um ser INTEGRAL: Espírito, Mente e Corpo. 

Não se pode dissociar nenhum fator do outro, sendo que o grande comandante de tudo é o Espírito ou Alma como queiram. Deus, o maior doador da vida, nos ensina nas Sagradas Escrituras, a como se deve comportar seus filhos para serem felizes!.

Que desça sobre você e toda a sua família, a Graça e Paz que vem do Pai Celestial, em nome de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo!. Uma santa e feliz semana a todos meus leitores e leitoras! Saúde integral e muita alegria no coração!


(*)Antoni BigCuore é Escritor, técnico em nutrição e Amigo do Bem. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Um comentário:

  1. Alimentos saudáveis nos faz viver melhor e mais felizes. Parabéns Antoni Bigcuore. Seu texto é formidável!!! Amiga Débora Abraços!!!

    ResponderExcluir