quarta-feira, 7 de março de 2012

Os Homens Querem o Poder. Deus a Misericórdia


OS HOMENS QUEREM O PODER. DEUS A MISERICÓRDIA


Antoni BigCuore*

(Sp.sp. 07.03.2012, às 15,30 hrs).

Nossa reflexão de hoje, está no Evangelho de São Mateus, capitulo 20, versículos de 17 a 28:

“Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei.
 Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem.
 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

                                          *****

Reflexão de A.BigCuore: meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, o presente Evangelho nos remete a idéia de poder. Os discípulos não haviam entendido nada do que Jesus falava. Ele dizia de sua paixão e morte, e os discípulos estavam “brigando” entre si, para ver para quem iria ficar o “filão” que resultaria do “poder material” de Jesus e, eles, sendo seus amigos iriam usufruir.
A mulher pensando no poder de Jesus e em suas benesses, foi logo indagando do Mestre para arrumar uma “boquinha” para os seus dois filhos.
À luz dos dias de hoje, acontece a mesma coisa guardado as devidas proporções. O homem desde Adão e Eva, a sua luta sempre foi pelo poder. Poder significa status, dinheiro, sexo, prazeres etc.etc.
Mesmo dentro da igreja, nas pastorais, a gente percebe muitas pessoas interessadas apenas em “aparecer”, mas fazer obras em segredo são poucos que assim agem.
O Mestre falava do poder do amor e da misericórdia!. Sentir as dores do “outro” como sendo as suas. Sofrer com ele; ajudá-lo a carregar o seu fardo.
Eu vim para SERVIR e não ser servido, diz sabiamente o Mestre Jesus!
Devemos aprender a louvar na dor, no sofrimento. Quando colocamos o nosso sofrimento na dimensão de que Jesus colocou, também nós encontraremos forças, para superar as nossas angustias existenciais e nossos problemas. Sempre dizemos que o cristão é aquele que não foge da dor e do sofrimento, ele as encara, porém, de maneira diferente do mundo, das pessoas que não são de Deus, mas do mundo material, apenas.
                                                 *****
Oração: Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo e pela intercessão sempre oportuna de sua Mãe Santíssima, eu lhe peço Senhor Deus, para iluminar as nossas mentes e corações, dando-nos a libertação e cura de nossas enfermidades, tanto físicas, mentais, espirituais e emocionais; e que possamos ter COMPAIXÃO dos mais fracos e desvalidos, ajudando-os a minorar os seus sofrimentos. Que sejamos solidários, fraternos, praticando obras materiais de misericórdia, quais sejam, dando de comer a quem tem fome; dando de beber a quem tem sede; vestindo os nus; dando acolhida para os desabrigados; visitando os doentes e encarcerados.
Pai, toque os corações mais endurecidos das elites políticas, dominantes em nosso País, a fim de que implementem políticas públicas justas, compatíveis com as necessidades de nosso tão sofrido povo brasileiro.
Tudo isto lhe pedimos, oh Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo, o Verbo Encarnado que morreu por nós na santa cruz, e pela sempre oportuna intercessão de sua Mãe querida, Maria Santíssima de Nazaré! Amém, amem, amém!

(*)autor é Escritor cristão católico, cantor e compositor em São Paulo,Brazil. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Um comentário:

  1. Olá
    Obrigada pela visita em minha página no Recanto das Letras.
    Vim retribuir a sua visita..
    Gostei de seu blog
    Parabéns
    Debby :)

    ResponderExcluir