terça-feira, 13 de março de 2012

Depressão: Suas Causas e Suas Soluções


DEPRESSÃO: SUAS CAUSAS E SUAS SOLUÇÕES

Antoni BigCuore*

(SP. 4ª.feira, 27.04.2005, às 15,50hrs.Alterado em sp.sp, 12.03.2012)
=======================================================

                   Muita coisa se fala sem consistência sobre a doença do século passado e que continua no novo milênio: a mal fadada depressão.
                   Muitas pessoas acreditam que a depressão é um estado de tristeza profunda Está provado que é um mito A depressão é considerada hoje pela Organização Mundial da Saúde, como doença. Para se ter uma idéia, ela afeta 16% da população mundial, cerca de 900 milhões de pessoas. Suas vítimas mais constantes são as mulheres, cerca de duas por uma. No Brasil, a partir do ano de 1999, passou a ser considerada com doença.

                   Os principais fatores desencadeadores da depressão são:
A)    Fatores orgânicos: basicamente a depressão é um problema de química cerebral, ou seja, uma inadequação nos neurotransmissores do cérebro humano. Seu principal neuro-transmissor se chama serotonina, ( hormônio do bom humor e bem estar) a qual tem por função específica fazer a comunicação entre as células nervosas, a chamada sinapse. Quando seu nível (serotonina) no cérebro baixa muito, ela ocasiona a tal falada depressão. A pessoa fica completamente sem forças, desanimada, tem perda de apetite, nada a motiva, tem insônia, muita ansiedade, etc.

B)     Principais sintomas da depressão: desânimo, angústia, perda de apetite, lassidão, insônia, muita ansiedade, músculos geralmente retesados; a pessoa não sente nem mesmo vontade de rezar, nada a motiva.
      Releva salientar que um dos principais fatores que levam a pessoa à depressão é o estresse. Este aliás, é o grande inimigo do homem moderno. Ele provoca um desequilíbrio na química cerebral, a nível dos neuro-transmissosres (serotonina, dopamina, noradrenalina etc), causando além da depressão, outros desequilíbrios de origem endógena.
       Ele leva o organismo a um estado de baixa imunidade, o que, na prática, gera condições negativas e propícias ao surgimento das doenças.

C)    Fatores sócio-culturais: perda dos pais na infância; estresse emocional; condições climáticas;  conflitos sentimentais e familiares; poluição; falta de perspectivas profissionais( desemprego) e problemas financeiros etc.
              A vida moderna é extremamente propícia ao surgimento de doenças de origem emocional. Conflitos mentais não resolvidos, levam a pessoa a somatizar, ou seja, o corpo funciona como uma espécie de colchão amortecedor das emoções. Todo um contexto social muito difícil, mormente para as pessoas de baixa renda, cria condições favoráveis ao surgimento de uma gama de doenças chamadas psico-somáticas.

D) Terapêutica: para a situação explicitada no item A, é imperativo o tratamento com profissional especializado, o qual irá corrigir tal distorção receitando os chamados remédios do gênero, anti-depressivos. Em minha opinião, entretanto, o melhor anti-depressivo natural que existe, é a chamada endorfina que o cérebro libera após exercícios físicos. Caminhada, natação, esportes de um modo geral. Alimentação rica no aminoácido chamado “Triptofano”, tais como grão de bico, carne de peru, leite e seus derivados, salmão, germe de trigo, ovo, tâmara etc.etc. À guisa de informação, mencionamos que o triptofano é um aminoácido essencial na formação da serotonina o principal neurotransmissor de nosso cérebro. O triptofano vira serotonina no cérebro. A serotonina é responsável pelo bom humor, relaxamento e evita a depressão.

D)    Vitaminas e minerais

Pesquisas mais ou menos recentes, tem recomendado que as vitaminas do Complexo B, sobretudo, a B-1, B-6, B-12, B-9(ácido fólico) mais o 5HTP. (Hidroxitriptofano), formam um bom conjunto auxiliar no combate à depressão. Esta fórmula pode ser tomada junto com antidepressivo agindo, assim, sinergicamente, de maneira bem satisfatória. 
O triptofano é considerado com antidepressivo não medicamentoso. Alivia bem a ansiedade e não faz mal à saúde, desde, claro, que a dosagem seja razoável.
Consulte a sua nutricionista ou seu médico.

Eu particularmente, tomo preventivamente a seguinte dosagem dada por meu médico: (não é remédio, portanto, a Receita simples não é retida pela farmácia. Eu faço em farmácia de manipulação, pois na farmácia convencional não existe estes medicamentos combinados. (pelo menos eu desconheço se existe).

5HTP(Hidroxitriptofano).........................30 mg
B-6 (pirodoxina).......................................50 mg
Ácido fólico( B-9)....................................  4 mg

Como minhas atividades são essencialmente intelectuais, o cérebro com o tempo, tem necessidade de tais vitaminas e minerais para poder funcionar adequadamente.
Consulte o seu médico sobre esta possibilidade.


              É imperativo, também, para o sucesso do combate à depressão, muito apoio familiar. A pessoa, nesta circunstância, tende a se isolar e isto não é bom. Um dos principais fatores para a recuperação, consiste  no depressivo chamado “se enturmar”. O isolamento só agrava a doença!. Ele deve interagir com o grupo de amigos, na igreja, no clube, na escola etc. Enfim, ele deve procurar o máximo de convívio social  possível.

              Outro fator importantíssimo é a eucaristia. O fator espiritual é o mais importante de tudo. Peça, com muita fé, a Deus que o cure. Ele é fonte inexaurível de energia positiva. Aproveite para exercitar a sua capacidade de PERDOAR. Assim, você estará instaurando dentro de você mesmo(a) os anti-corpos espirituais necessários que vão melhorar em muito o seu sistema imunológico.

              Exercícios físicos relevantes: os exercícios físicos sempre ajudam a melhorar também em muito o estado de saúde do paciente. A alimentação também deve ser balanceada. Na verdade, a combinação dos fatores, espiritual, físico e emocional, é que geram as condições de melhora do paciente. É a minha tese dos 3 fatores, a que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Os 3 fatores harmonizados, redundam no equilíbrio da personalidade, na felicidade, enfim.( leia em meu livro, A Saúde da Alma e do Corpo).
(*)autor é Escritor cristão católico em São Paulo,Brasil. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER- http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

3 comentários:

  1. Um dos melhores textos que minha mente já produziu.
    Espero ter ajudado a muita gente a compreender o sentido científico da DEPRESSÃO.
    Abraço a todos! Meu BLOG MUDOU DE NOME, AGORA É:
    BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualiade e vida saudável).

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo, gostei demais!!!! Parabénssss

    ResponderExcluir