quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nova AutoImagem x Nova Auto Estima


                                                                                                    



 Antoni BigCuore Casagrande*

(trecho extraído do Livro A Saúde da Alma e do Corpo, de Antonio Casagrande, livro editado em novembro de 2.003, em São Paulo,Capital, alterado em sp.sp., 23.05.2012).

                                                *****

“9.13. Nova Auto-Imagem = Nova Auto Estima”

                            “A Revista Veja, n.37, de 17 de Setembro de 2003, trouxe uma bela reportagem que corrobora, de  certa forma, com o que dissemos aqui. O Dr. Martin Seligman, de Harvard University, Ph.D. em psicologia, simplesmente está abandonando Freud e passando a adotar a pesquisa aliada com a auto-ajuda. Reconhece o valor da filosofia da auto-ajuda para tratamento principalmente de problemas relacionados com à timidez, teimosia, dificuldade de concentração, pessimismo, temperamento explosivo, frieza emotiva. São traços negativos que, segundo ele, podem ser atenuados e até vencidos.

                            Somos mais ousados em acreditar que, até casos de depressão leves, instabilidade emocional, dependência psicológica, mau humor crônico, ansiedade transitória, podem ser resolvidos pelas técnicas da auto-ajuda ( aliada com a ajuda de Deus,claro!), exercícios físicos regulares, alimentação à base de cereais integrais (ricos em vitaminas do complexo B e aminoácido essencial chamado Triptofano). (chamo tudo isso de “equilíbrio homeostático da personalidade”).

Basta a pessoa se conscientizar que deve mudar sua auto-imagem, passando de negativa para positiva. Como? Usando, para isso, os mecanismos adequados e técnicos de autoconhecimentos : (por exemplo: Meditação transcendental, técnicas de relaxamento, acupuntura, massagens do-in, reflexologia (massagens nos pés), ioga,  prática de esportes que ajudam o cérebro a liberar hormônios positivos tipo, endorfinas, serotonina (hormônio do bem estar ) etc.que ajudam a neutralizar a ação deletéria da depressão e ansiedade.

                            Antes de mais nada, é uma questão de ATITUDE MENTAL.!
Modificar a visão que temos da realidade e das pessoas. Modificar a nossa maneira de reagir aos estímulos externos. Fazendo, assim, gradativamente vamos melhorando a nossa maneira de ver as pessoas e a realidade. Até a nossa saúde melhora e muito. Faça a experiência e verá resultados maravilhosos!

                            Nova autoimagem é igual à nova autoestima, a escolha é sua. Use seu livre arbítrio para o melhor!.  
                            Lembre-se de que para Deus nada é impossível!   Muita saúde no corpo e na alma, luz e muita paz em sua mente e coração!
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

(*)autor é escritor cristão católico, cantor e compositor. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário