quarta-feira, 9 de maio de 2012

Adoçantes Naturais e A Sua Saúde


                                                     


Antoni BigCuore*


Com saúde não se brinca, diz o ditado popular. Sobretudo em se tratando de vida moderna, é imperativo, tomar muitos cuidados com ela, para que possamos envelhecer com sabedoria.


Contrariamente aos adoçantes artificiais, os NATURAIS são saudáveis, desde que, também, usados com critérios.

Os mais conhecidos são:

Frutose – encontrada nas frutas e no mel. Mais doce que o açúcar. Contem calorias e elevada os níveis de açúcar no sangue, portanto, os diabéticos não podem fazer uso deles.

Esteviosídeo (stevia) – oriundo da planta chamada Stevia rebaudiana. É nativa na America do Sul. Adoça 300 vezes mais que o açúcar de cana. Considero, em minha opinião, o mais saudável dos três naturais. Não possui calorias, zero de sódio e não alterar o nível de açúcar no sangue. Diabético pode usá-lo sem susto.(como tudo moderado).
É encontrado em embalagem de saquinhos de 1 grama cada ou em forma liquida.

Sorbitol – Encontrado em algumas frutas, como a maça e a ameixa e, em algas marinhas. Contém calorias e NÃO é recomendado a DIABÉTICOS.

Na verdade, como regra regral, devemos fazer bom uso dos ALIMENTOS FUNCIONAIS. Que são eles? São os alimentos que cientificamente comprovados que fazem bem à saúde. Caso das frutas, verduras e legumes de um modo geral.
Soja e seus derivados, alimento maravilhoso!. Castanhas, contem ômega 3, gordura não saturada que ajuda a elevar o nivel do bom colesterol, o chamado HDL.

Na minha dieta, eu como diariamente 2 laranjas, 2 bananas, sendo uma aveia e um pouco de mel se houver, 1 maça. 2 damascos secos, 2 castanhas do Pará e 2 ameixas pretas para ajudar a regularizar o intestinos. 1 Cálice de SUCO DE UVA INTEGRAL, que contem a mesma substancia do vinho, ou sejam os chamados polifenóis, substancias altamente antioxidante.

Caminho 4 kilômetros todos os dias. Bebo 2 litros de água, fora os sucos e vida a vida!!!
O profeta Paulo de Tarso, diz que o nosso corpo é TEMPLO DO ESPIRITO SANTO. Você já pensou nisto? Eu já, tanto que, procuro cuidar dele com muito carinho, nas três dimensões: ESPIRITUAL, FISICO E EMOCIONAL.
Pensei nisto! E Deus o abençoe copiosamente! Saúde, paz e alegria em seu coração!

(*)autor é Escritor cristão católico em São Paulo,Brazil. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Todos os meus blogs tem uma linha filosófica, quais sejam: autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário