terça-feira, 20 de maio de 2014

REINVENTANDO A PRÓPRIA VIDA

                                              


ANTONI BIGCUOARE CASAGRANDE*

(SP.sp. 15.11.2009, domingo, às 16,35 hrs.)


        “A vida só e possível, reinventada” (Cecília Meireles)


Você leitor(a) pode estar pensando, podemos reinventar a vida?

Nós quando crianças, vamos internalizando símbolos sociais, normas, regras,
enfim, uma gama de idéias que, sobretudo os adultos, vão nos incutindo na mente subconsciente.

Este processo os cientistas sociais, chamam de socialização. A criança ainda não tem a maturidade e discernimento para, racionalmente avaliar, o certo e o errado.

Até que, já a uma certa altura da vida, (na adolescência por exemplo) ela já tem mais maturidade para avaliar um pouco mais os acontecimentos de sua própria vida.

A criança nasce dentro de uma determinada cultura, seja ela cristã, judaica, islâmica, espírita etc.etc.
Ela sofre uma tremenda coerção social, mormente pelos meios de comunicações sociais, que impõe padrões de comportamento. Ela sofre também muita pressão do grupo para ser de tal forma e agir como tal.

Dessa forma, conclui-se que o mundo exterior exerce tremenda influência (geralmente negativas, exemplos típicos, as propagadas de bebidas, cigarros etc.) na formação da personalidade do ser humano.

Já na idade adulta, chega uma fase em que, você “joga tudo isto fora”, e a partir de seu próprio pensamento e valores,  discerne o seu próprio caminho a ser seguido. Aquele caminho que  quer traçar para você mesmo!!!. Nada de imposições exteriores!

Dou aqui o meu próprio testemunho pessoal. Como fui criado por tios, meu pai morreu, eu nem nascido era. Nasci dali quinze dias.
E toda a vida foi vivendo um estilo de vida que meus pais e tios me impuseram, ou seja,  vivia aquilo  que “os outros determinavam o que eu vivesse”.

No ano 2.000, depois que minha mãe morreu, dei um basta em tudo!. Em tudo aquilo que estava me sufocando!.

E decidi: daquele dia em diante, eu seria o meu próprio “eu”. Eu seguiria o meu próprio caminho. O caminho que minha razão determinou.
Como eu já lia muito, desde adolescente, por isto, tinha uma boa cultura e cheguei à conclusão de que “reinventaria a minha própria vida”, dentro de novos padrões de comportamento!

Cheguei à minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE, ou seja, tenho plena convicção de que, como o ser humano é um ser INTEGRAL, espírito, mente e corpo, e nenhuma dessas partes, podem prosperar sozinhas, conclui que o AUTO CONHECIMENTO, é a chave para ser feliz!.

Você em busca de você mesmo num grande mergulho interior, escavando as próprias muralhas do “eu interior”.

 Conclui, assim, que a harmonização dos fatores espiritual, físico e emocional, redunda no equilíbrio da personalidade, ou seja, na própria felicidade!. (escrevi inclusive 7 textos, chamados, os 7 caminhos para a felicidade, publicados no Recanto das Letras, onde escrevo: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/antonibigcuore)

A partir desta tese, fui reinventando a minha própria vida!. E encontrei o meu próprio caminho para ser feliz!. E consegui!!! Graças a Deus!
Diariamente, eu pratico a minha tese e posso lhes assegurar que funciona mesmo!!!.

Posso lhes assegurar que renasci a partir do ano 2.000. Muita coisa mudou para melhor em minha vida!. Hoje tenho uma certa autonomia. Sou mais confiante em tudo que realizo. Sou mais seguro, graças a força que recebo do Alto Céu. Sinto que estou no caminho certo da felicidade. É evidente que a felicidade plena, somente no “outro lado da vida”.
A nossa felicidade terrena é extremamente limitada. Mas já é um belo começo!.

REINVENTANDO A PRÓPRIA ALIMENTAÇÃO. Comecei pela reinvenção de minha alimentação. Hoje posso dizer que como muito bem. Como qualidade. Alimentação balanceada: 1/3 de carbohidrato, 1/3 de proteína animal e 1/3 de minerais.

Lendo, e por necessidade, cheguei a uma mistura que tomo diariamente no leite ou em sucos, que chamo de suco da felicidade. Composto de: aveia integral, extrato de soja em pó, germe de trigo, farelo de trigo, quinoa real boliviana em pó, linhaça em pó, semente de gergelim, cacau em pó, canela, castanha do Pará e meia nozes.

Hoje posso dizer, com segurança,  que conheço (mais do que meu  médico) o funcionamento do meu próprio corpo!. Isto é vital para se ter saúde!. Hoje sei o que devo ou não devo comer!.

Tudo isto para provar a mim mesmo que a minha tese é correta!. E não me decepcionei. Está dando tudo certo!
Por outro lado, tudo isto exige muita determinação!!!. Sem ter a perfeita consciência de onde quer chegar, não se chegará lá.

É IMPERATIVO VOCÊ TER O SEU PRÓPRIO PROGRAMA DE VIDA!.

(Descubra-o!. Você é inteligente e deve conhecer-se a si mesmo(a)!.)

Pratico hidro-ginástica duas vezes por semana. É muito salutar. Por que? Porque no exercício físico,  o cérebro humano libera as chamadas “endorfinas”, ou hormônio do relaxamento, dando bem estar físico e emocional.
Libera também os chamados neurotransmissores, tipo, serotonina que é o hormônio do bem estar, do bom humor, da felicidade enfim. Quando ela é insuficiente no cérebro, a pessoa entra em depressão. O que é a depressão?

Nada mais é do que um problema de química cerebral.

O estresse é o grande desencadeador de problemas físico,psico e emocionais, pois ele quebra a homeostase do organismo, ou seja,  a harmonia  dos neurotransmissores.



PARTE ESPIRITUAL - Esta é a parte física. A parte espiritual é a mais importante de todas, no meu entender.
Sem ter um Deus para crer,(Fé) fica difícil a nossa caminhada por esta terra. Seu corpo é Templo do Espírito Santo, disse Jesus!. Portanto devemos cuidar muito bem dele.

Espiritual que eu digo, não é necessariamente ter uma religião. É ter fé inabalável em Deus e seguir aquilo que Ele nos deixou pelos profetas, através das Sagradas Escrituras.

A principal característica do ser humano é que ele foi dotado do chamado livre-arbítrio ou livre escolha. Nós somos frutos de nossas escolhas!!!
Quando escolhemos bem, as conseqüências são boas. Quando escolhemos mal, as conseqüências são más. É a lei da vida.

Eu creio que cada ser humano tem uma missão especial aqui na terra. Ele nasce para cumprir uma função especifica.
Deus nos dotou de talentos e devemos multiplicar estes talentos em benefício das outras pessoas da comunidade.

Por isto meu caro(a)  leitor(a), é possível sim, reinventar a própria vida!. Você é o gerente de si mesmo!. E como tal, deve administrar BEM os seus talentos.
Faça-os trabalhar não só em seu beneficio, mas também de seus semelhantes, afinal, ser feliz é PARTILHAR!

Comece e você verá que um novo oxigênio irá reinar em seu organismo físico e também emocional!
Sucesso!!!

(*)autor é Escritor, técnico em nutrição e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Reside em São Paulo,SP. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


















Nenhum comentário:

Postar um comentário