terça-feira, 27 de maio de 2014

Perdoe a Ti Mesmo e Ganharás o Mundo

                                                                       
Espiritualidade e Vida Saudável

Antoni BigCuore*

Data: 26/05/2014, 2ª feira, às 16,48 hrs.

Uma das coisas mais difícieis para o ser humano, é o ato de perdoar. A palavra perdão no grego se diz “aphesis”, que deriva do verbo “aphiemi, que significa jogar fora, desvencilhar, soltar, mandar embora, liberar, libertar.
No latim tem a palavra “dimittere” que tem sentido semelhante: mandar embora, soltar, libertar.

No italiano o verbo perdoar é PERDONARE formado pelo prefixo per + doar. Por isso, quem perdoa, na verdade, está doando, amor, paz, serenidade, alegria ao “outro”. Contrariamente ao que muita gente pensa, perdoar é um grande gesto de HUMILDADE, de GRANDEZA. A propósito, a palavra humilde vem do latim “humilis” e “húmus”, que significa terra.

Durante toda a nossa vida, iremos magoar alguém bem como seremos magoados por alguém. Consciente ou inconscientemente sempre estamos magoando alguém. Uma palavra proferida na hora imprópria, sobretudo quando estamos com algum tipo de problema em casa com esposa e filhos etc. É até certo ponto natural projetarmos esses problemas em nosso trabalho e na comunidade.(em São Paulo e grandes metrópoles brasileiras, vemos, não raro, brigas de transito, uns chingando os outros, enfim atitudes meramente emocionais que nada constroem).

PERDOAR É UM GRANDE ATO DE AMOR! Jesus, na cruz diz de seus algozes, “Pai perdoai-lhes pois não sabem o que fazem”. E não sabiam mesmo. Os soldados romanos cumpriam ordens; os fariseus, enfim a elite judaica, teve medo de Jesus e não quis perder os seus privilégios sobre o templo para continuar manipulando consciências do povo a seus interesses egoístas.
Na oração do Pai Nosso, Jesus diz: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino e seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje e PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO, e não nos deixeis cair em tentação, mais livrai-nos do mal.”

Ainda na Bíblia tem outra passagem em que Jesus diz que se não perdoamos os nossos semelhantes, tampouco o Pai Celestial nos perdoará!!!.
Humanamente falando é muito difícil para muitas pessoas o ato de perdoar.
O orgulho geralmente toma conta da pessoa e muitas delas têm muitas dificuldades em perdoar, em função direta da intensidade que a ofensa ou ofensas, que lhe foram feitas. A ferida aberta, para a maioria das pessoas, demora muito tempo para cicatrizar. Em algumas, até anos!!!.

É o caso de um pai que abusou da filha quando criança, por exemplo ou mesmo era espancado quase que diariamente por um pai alcoólatra. São exemplos típicos de traumas que demandam muita TERAPIA por parte de psicólogo e muita fé e oração para quem é cristão como eu.

Um dos métodos que uso é dizer para a pessoa, fazer o exercício de MENTALIZAÇÃO DO PERDÃO. Traga de novo à sua mente, a cena, por mais traumática que tenha sido,  e peça para o Espírito Santo de Deus, lhe inspirar para deletar essa impressão que ficou gravada em seu hipotálamo (no sistema límbico que rege as nossas emoções). Pense o melhor para a pessoa que o ofendeu. Imagine Jesus junto com você estendeu a mão sobre essa pessoa que o ofendeu e apagando de uma vez por todas, essa chancela emocional gravada em seu mente subconsciente.

Inspirada numa oração de  minha vizinha e amiga, Dna.Gabriela Alves,(da R.C.C.) compus com minhas palavras, a seguinte oração para fazer antes de dormir: Vem Espírito Santo...(fale 7 vezes). Depois diga em voz baixa, VEM ESPIRITO SANTO COM SUA LUZ REFULGENTE, E APAGA DO MEU HIPOTÁLAMO, TODOS OS TRAUMAS, TODOS OS MEDOS, TODAS AS MÁS LEMBRANÇAS, TODOS OS SUSTOS, TODAS AS FOBIAS, INCRUSTADOS NELE, DESDE MINHA GESTAÇÃO, ATÉ OS DIAS DE HOJE.

Diga esta oração, sete vezes todos os dias durantes 21 dias e você começará a notar que, algo novo, está acontecendo em sua mente e em seu corpo.
Entendo que somente na dimensão da Fé, conseguiremos PERDOAR DE CORAÇÃO!. A maioria das pessoas diz que perdoa, mas perdoa da boca para fora. O mais difícil (porem não impossível) é perdoar de coração!
Dou meu testemunho pessoal, em minha família, que tinha algo mal resolvido com meu irmão mais velho. Confesso que demorou tempo e que foi somente na DIMENSÃO DA FÉ, é que consegui perdoá-lo de coração. Consegui a Reconciliação, porém cada um segue a sua vida, pois temos muitas diferenças de temperamento e personalidade. Mas o grande fardo que carregava no meu coração, foi jogado ao fundo do mar!!! Hoje me considero uma pessoa VERDADEIRAMENTE LIVRE, pois procuro IMITAR sempre o Coração compassivo e misericordioso de JESUS!!!
Perdão e Reconciliação são palavras ligadas. Depois do perdão vem a reconciliação que significar se aproximar de, restabelecer a paz após o conflito, apaziguar, aquietar etc.

Dica: nunca procure a Reconciliação logo após o conflito. Deixe “a poeira assentar sempre”. O maior tribunal que Deus criou é o tribunal de nossas consciências. Quando nós formos os errados, ele vai nos acusar. Então, sejamos humildes e procuremos a pessoa para a reconciliação. Peça desculpas a ela e retome o curso da vida feliz.
Na verdade que não perdoa, é como se carregasse um grande saco de pedras além, muito além de suas forças. Pergunto: para que carregar esse peso para o resto da vida?. Tem pessoa que guarda mágoas (e eu conheço algumas)  até de quem já morreu! Que absurdo!

Quem age assim, está eternamente SOMATIZANDO essa lembrança traumática em seu próprio corpo o que acarreta uma gama de doenças, inclusive o próprio câncer, contem, segundo pesquisas, uma grande dose de FALTA DE PERDÃO DE CORAÇAO!.
No Salmo 103(102),  versículos 3 a 5 lemos: “É Ele quem PERDOA a tua culpa toda e CURA todos os teus males. É Ele quem redime tua vida da cova e te coroa de amor e compaixão. É ele quem sacia teus anos de bens e, como a águia tua juventude se renova”. (Biblia Jerusalem pg. 1.062)
Nos versículos 8 a 10, lemos: “Iahweh é compaixão e piedade, lento para cólera e cheio de amor; Ele não vai disputar perpetuamente, e seu rancor não dura para sempre. Nunca nos trata conforme os nossos erros, nem nos devolve segundo as nossas culpas”. ( idem)

No Evangelho de Mateus, capitulo 9, versículos 12 a 13, lemos: “Não são os que tem saúde que precisam de medico, mas sim os doentes. Ide, pois, e aprendei o que significa: MISERICÓRDIA É QUE EU QUERO, E NÃO SACRIFÍCIO. Com efeito, eu não vim chamar os justos, mas pecadores”. ( 2) Bíblia de Jerusalém pg. 1.854-Paulus).

Quem crê em Deus, perdoa sempre! Perdoe primeiro a ti mesmo e depois ganharás o mundo e a eternidade!
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos tornará livres” . O primeiro passo então para ser feliz, é se perdoar a si mesmo, depois enfrentar e domar o “leão da falta de perdão” para com o próximo.  Este demanda mais tempo mas, quem perseverar,  colherá os frutos deliciosos que se chamam: LIBERDADE INTERIOR, PAZ DE ESPIRITO, ENFIM, A FELICIDADE!!! Tente, vale a pena palmilhar esse caminho, pois foi o próprio Deus quem nos ensinou essa verdade eterna!

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualiade homeostática e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
                                                                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário