segunda-feira, 30 de julho de 2012

Com Amor, Tudo Se Torna Mais Leve


                                                   

Antoni BigCuore*

(sp. 30.07.2012, 2ª feira, às 11,26 hrs.)

Outro dia, num domingo, eu participava da celebração eucarística e o Padre, em sua Homilia, dizia do individualismo que está tomando conta da sociedade moderna. Infelizmente, essa parafernália eletrônica está criando um bando de egoístas e sem educação, que nem na hora da Missa, desligam o celular; ou seja, uma tecnologia boa mas,  que infelizmente, a maioria das pessoas  não foram educadas para usá-la adequadamente.

Para se ter uma idéia, existem já psicólogos especializados em pessoas DEPENDENTES, de computador e celular. Nem gente que leva o “notebook”, até na cama! Pasmem!

Eu noto nos ônibus e metro, jovens com fone de ouvido e quase te atropela de seu lado, e nem olha para o seu rosto; sem contar aqueles que dão “migué” e sentam nos bancos reservados aos idosos.

Graças a Deus que eu pertenço a uma geração bem diferente, onde o RESPEITO era uma regra de ouro da sociedade.

As pessoas se comunicavam mais. Lembro-me bem em minha cidade, Ourinhos, Estado de São Paulo, onde nasci, o relacionamento social era bem diferente. Não existia televisão, graças a Deus! O rádio era a grande diversão das pessoas.

Elas tinham o hábito de visitar as outras pessoas (vizinhos no caso) para conversar e, às vezes, ouvir a Radio Nacional do Rio de Janeiro, mormente as 6as feiras, onde, à noite, tinha um programa BALANÇA MAIS NÃO CAI, com o Paulo Gracindo e Brandão Filho. Eles faziam o primo pobre e primo rico.

Tinha, também, o programa do IVON CURI, na mesma Rádio Nacional. Era um musical de boa qualidade.
Não sou saudosista não, estou apenas matando saudades daqueles momentos inesquecíveis que estão indelevelmente gravados em minha mente subconsciente.

Eu, particularmente, não abdico de um bom papo. Seja no ônibus ou mesmo metrô, estou sempre procurando uma boa conversa. É evidente, que eu respeito aqueles que não querem iniciar um diálogo. Mas, quando percebo que a pessoa alimenta a conversa, ai eu vou longe. Começo falando, sobretudo, de boa alimentação(natural) para prevenção de câncer; falo claro, mormente de espiritualidade e religiosidade; falo de futebol e outros esportes; falo também algumas “abobrinhas”.(rsss).
As pessoas andam muito deprimidas, ácidas, mal humoradas, “xô gavião”...longe de mim, coisas negativas!.
Chequei à definitiva conclusão de que a vida é muito curta para se perder tempo com bobagens.

Às sextas-feiras, visito doentes no Hospital São Paolo(antigo Voluntários), pela Pastoral da Saúde, do Santuário Nossa Senhora da Salette, onde pertenço. É uma bênção!. Saio de alma lavada do Hospital, pois levo para eles sempre uma palavra de conforto, de paz, alegria e bom humor.
Muitas vezes, são até os doentes que nos animam também. É uma troca muito legal, sempre respeitando a crença religiosa ou filosófica de cada um.

Outra coisa boa que os psicólogos recomendam: ligar de vez em quando para os amigos, para os parentes. Comemoram os aniversários dos amigos, dos parentes, jogando conversa fora e relaxando ou mesmo boda de prata, ouro ou diamante, conforme o caso dos pais, etc. Enfim, comemorar é uma coisa boa, relaxante e o cérebro libera os hormônios positivos: as endorfinas, serotonina e a ocitocina.

A propósito, a Revista Mente e Cérebro, numero 32/2012, traz uma matéria assinada pela neurocientista e professora da Universidade do Rio de Janeiro(UERJ), Suzana Herculano Houzel, cujo título é “Poderosa Química do Carinho”. (página 54/55).

“O toque amoroso e delicado sobre a pele tem enorme impacto sobre o cérebro. Este tipo particular de contato, com pressão moderada e movimento lento, é detectado por fibras nervosas específicas, que levam a informação à insula (que funciona como uma espécie de intérprete do cérebro, traduzindo estímulos como sons, cheiros, sabores  e toque de emoções).

“A partir dessas informações, outras áreas cerebrais entram em ação: o hipotálamo diminui os níveis de hormônios do estresse no organismo, o “lócus ceruleus” reduz sua atividade e a quantidade de noradrenalina (neurotransmissor que ativa os sistemas de alerta e vigília) é liberada. Os músculos e o cérebro “relaxam” e, com a diminuição do estresse, aumenta a sensação de bem estar.”

Diz ainda que: “UM SIMPLES ABRAÇO pode ser suficiente, por exemplo, para fazer o cérebro aumentar a liberação de OCITOCINA, hormônio que facilita a aproximação entre pessoas.” ( grifos meus).


RELEXAR É PRECISO. AMAR É PRECISO. CONSTRUIR EMOÇÕES POSITIVAS TAMBÉM. COM GESTOS SIMPLES, TUDO ISSO É POSSIVEL.
É o que eu sempre digo, a vida é simples!. Amar é simples! Viver com inteligência também é simples, bastar disciplina e informação. Melhora, inclusive, e muito a própria saúde de quem assim age.

Tudo é uma questão de ATITUDE MENTAL e muita determinação! Pois, agindo assim, a colheita é certa!.
COM AMOR TUDO SE TORNA MAIS LEVE. TORNEMOS ESSE MUNDO MAIS “LIGHT”. SÓ DEPENDE DE CADA UM FAZER A SUA PARTE!

(*)Antoni BigCuore. Autor é Escritor cristão católico em São Paulo,SP. Conheça seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário