quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alimentar-se Com Sabedoria


Antoni BigCuore*


Diz o bom senso e os cardiologistas que, a dieta deve ser balanceada, ou seja, equilibrada: 1/3 de proteínas, 1/3 de minerais e 1/3 de carbohidratos.
Baseado nisto, atualmente, cheguei à minha receita diária para uma vida saudável e feliz que, tenho o prazer de compartilhar com vocês minhas leitoras e leitores, tanto de meu BLOG BEM VIVER, como do Recanto das Letras:

0.1.           Tomo em jejum um copo de água mineral, logo ao levantar-me.

0.2.           Café da manhã: 1 banana, 1 colher de sopa de aveia integral, uma colher de sopa de germe de trigo tostado, 1 colher de sopa de linhaça moída e meio copo de leite de soja. (eu uso o pura soja). Depois 1 fatia de pão INTEGRAL com patê de tofu (queijo de soja com grão de bico ou atum ou sardinha ou ovo, azeite,salsinha,cebola etc) ou uma fatia de queijo branco e, depois para arrematar, uma xícara pequena de café preto com canela em pó.


0.3.           Às 10,00 horas, mais ou menos, quando sentir fome como uma fruta: uma maçã ou uma laranja ou um pedaço de mamão.

0.4.           As 12,30 horas mais ou menos, tomo da minha principal refeição: ARROZ INTEGRAL todos os dias, umas 10 colheres de sopa mais ou menos; feijão ou grão de bico ou lentilha ou milho para acompanhá-lo; mistura: filé de peito de frango grelhado ou sardinha escabeche ou salmão(quando o preço está acessível) ou um bife de alcatra ou contrafilé ou ainda, músculo de primeira feito com batatas.

0.5.           Sobremesa: como 1 laranja com tudo!(comer a laranja e não chupá-la ou suco) e 1 tabletinho de chocolate com 55% de cacau ou ainda, salada de frutas.

0.6.           Tomo 2 litros de água aos poucos durante todo o dia.

0.7.           As 16,30 horas, tomo 1 copo de leite de soja (sou alérgico a lactose) acompanhado de uma fatia de pão integral com um pedaço de queijo branco ou patê de “tofu”.

0.8.           As 19,00 horas jantar. Tomo geralmente um caldo (sopa) à base de tomate, repolho roxo, batata, batata doce, inhame ou cará, ou ervilha ou abóbora ou grão de bico. Sopa de legumes sendo a base.

0.9.           Exercícios físicos: faço uma caminhada de 1 hora por dia, de preferência, num parque arborizado. Faço alongamentos sempre antes e depois das caminhadas.

0.10.       Faço minhas leituras e estudos bíblicos diariamente por cerca de 1 hora mais ou menos. Entre orações e estudos, gasto por dia umas 2 horas e  e meia mais ou menos. Sempre dentro de minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEÓSTATICO DA PERSONALIDADE(ler neste Recanto meus textos: personalidade homeostática, equilíbrio homeostático da personalidade e caminhos de saúde integral).

 Eu vivencio  esta minha tese, há mais de 10 anos! E posso lhes afiançar que funciona mesmo!!! É preciso muita perseverança, no começo. Mas, o sucesso é certo!!! Só depende de sua conscientização e determinação.
Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Deus os abençoe copiosamente! Shalom!

(*)autor é Escritor em São Paulo,Brasil,sp. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Author is Writer in Brazil, São Paulo,sp. Acess his BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e his link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário