sábado, 17 de setembro de 2016

Reflexão do Evangelho do Domingo dia 18.09.2016

                                                                    


Antoni BigCuore*

Data: 16.09.15, sextafeira, às 11.42 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil


                 EVANGELHO SEGUNDO LUCAS, ( 16.1-3)


REFLEXÃO A. BIGCUORE. À primeira vista, pode parecer que Jesus está enaltecendo a corrupção e a “esperteza” do administrador dos bens do Reino.
Um homem RICO contratou um administrador de seus bens e estava sendo acusado de esbanjá-los e por isso, seria demitido pelo Patrão.

Em assim sendo, ele ficou com medo de como encarar a sua sobrevivência. O administrador infiel pensou: “como vou fazer agora? Para cavar não tenho forças; mendigar tenho vergonha; já sei o que vou fazer quando sair.”

Convoca os devedores do Patrão e, “espertamente” começa a ROUBAR do patrão, favorecendo seus credores, na esperança de ganhar prestígio junto aos mesmos, e conseguir VANTAGENS com alguns deles.

Jesus “elogia” a “astúcia” e “esperteza” do mau administrador. JAMAIS, JESUS faz a apologia da desonestidade e falta de ética. Ele diz que os “FILHOS DA LUZ”, também devem ser espertos no sentido de contribuir para a construção do Reino de Deus!.

Diz o versículo 10: “Quem é fiel nas pequenas coisas, também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas pequenas, também é injusto nas grandes. Por isso, se vocês não são fiéis no uso do dinheiro injusto, quem lhes confiará o verdadeiro bem?” ( 1 ). Cf. Bíblia Paulinas, edição pastoral, página  1.337).

Saber usar o dinheiro. Jesus CONDENA as pessoas que só pensam em acumular riquezas para si, em detrimento da partilha com os mais fragilizados da sociedade.

“As coisas da terra são passageiras, por isso não se deve apegar o coração a elas. Para o Evangelista Lucas, acumular riquezas é já um pecado, especialmente quando se convive com os pobres. Aquele que se agarra ao dinheiro acaba excluindo Deus, porque não se pode servir a esses dois senhores”. (cf. nota de rodapé, Bíblia Ave Maria, edição de estudos, página 1.655, São Paulo,Brasil).

Que venha sobre Você, sua família, seus amigos e parentes, a BENÇAO do Deus, rico em Misericórdia, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!.

(*)autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).



            




Nenhum comentário:

Postar um comentário