quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christ: O Banquete da Vida Eterna



                                                                        


Antoni BigCuore*

(sp.sp. 23.06.2011, 5ª feira, às 8,25 hrs.)(alt.30/05/2013)


Você se lembra quando foi o seu primeiro encontro marcado com sua namorada? Provavelmente sim.
Certamente foi um dia de muita ansiedade,  de muita expectativa e, sobretudo, de muita emoção!
E de sua primeira eucaristia, você se lembra? A maioria, acho que nem se lembra. Mas muita gente se lembra e até tem um certificado amoldurado na parede!
Como seria bom para todo cristão católico, ter este certificado da primeira comunhão, do primeiro encontro com Cristo Eucarístico!

Pois bem, a Santa Eucaristia é a renovação deste encontro emocionante de Deus com o ser humano!
É nela que se dá uma verdadeira fusão da alma humana com a de Deus! O corpo e sangue de Cristo, penetrando em nossa corrente sanguínea, levando vida a todo organismo humano.

Eucaristia é vida!, é o amor de Deus que se doa a nós, em forma de trigo que se transforma(após a consagração) em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Corpus Christ, é o Cristo eternamente PRESENTE no meio do Povo, fazendo com que os cristãos seja um só copo e uma só alma!.

Diz o Mestre Jesus, “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede.”(Jô,6, 35).

Mais adiante diz, “Eu sou o pão da vida. Vossos pais no deserto comeram o maná e morreram. Este pão é o que desce do céu para que não pereça quem dele comer. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”.(48-51) ( Jo, 6, 48-51) ( 1 )


Hoje, dia 23.06.2011, nós cristãos católicos, comemoramos a festa de Corpus Christ, ou Corpo de Cristo ou Eucaristia.
Um momento singular, na vida de todos nos cristãos católicos.  Jesus eucarístico se dá diariamente no banquete da Santa Missa, celebrada em todo mundo em Sua memória.

A palavra eucaristia vem do grego e significa, Ação de Graças. É um momento sempre especial na vida dos cristãos. Ela representa o corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela representa a mente e o coração da Igreja de Cristo. Sem ela, não existiria a igreja!. Ela representa a síntese e o ápice de toda vida apostólica e missionária da Igreja de Cristo!.

Na liturgia católica, ela representa em outras palavras, a Última Ceia de Jesus, realizada na quinta feira santa. Fazei isto em memória de Mim!
Dentro da cultura judaica, o cordeiro ou cabrito era imolado como sinal da graça de Deus Javé, que era comido ao ensejo da Páscoa.(Ex. 12).

É a seiva vivificante que, uma vez ingerida, na celebração da santa eucaristia, nos torna fortes, alegres, esperançosos e pronto para enfrentar as vicissitudes da vida. Ela tem o “status” de Sacramento, qual seja, um sinal sensível da graça de Deus em nós!.

A santa eucaristia representa o coração da igreja! A pedra angular do nosso edifício espiritual. Representa, luz, paz, saúde, e muita alegria em nossos corações, pois ela é o próprio Cristo vivo!.

Viva o Corpo de Deus! Viva a nossa fé na Santa Eucaristia! Viva a paz, o amor e a alegria que vem de Deus!!!
Obrigado Senhor, por saciar, diariamente, a nossa fome espiritual!.

Fonte: Bíblia de Jerusalém, pgs. 2000 e 2001, Paulus Editora.

(*)antoni bigcuore. Autor é Escritor,Cantor e Comunicador doEvangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(SP.sp. 11.06.2009, 5ª.feira, corpus christ, às 12,56 hrs.)(alterado em sp.sp.,22.06.2011, e 30/05/2013)
*******************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário