domingo, 26 de maio de 2013

Evangelho do Domingo - 26.05.2013


                                                                       



Autor: Antoni BigCuore Casagrande*

Dia: 26/05/2013 – às 9,27 hrs.
Local: São Paulo, Brasil
Ref. Evangelho segundo Joao, capítulo 16, versículos de 12 a 15.

“12Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará a vocês as coisas que vão acontecer. 14º Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. 15Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.” (Palavra do Senhor, graças a Deus!) ( 1 )
                     ------------------------------------------------------------------------------
Reflexão de A.BigCuore: meus Irmãos e minhas Irmãs em Cristo, bom dia! Antes de mais nada, devemos lembrar que hoje, a Igreja Cristã Católica, comemora o Mistério da Santíssima Trindade. Deus Pai Criador, Deus Filho, Jesus Cristo, o Verbo Encarnado e o Espírito Santo Paráclito, Santificador.

A nossa razão humana é incapaz de entender tal mistério. Mas Jesus no Evangelho de João, deixa claro a existência da Comunidade Trinitária de Amor, que é o próprio Deus.
            Jesus vai se revelando ao longo da história a seus Discípulos. Pelo texto de hoje, ele prepara o “espírito” dos Discípulos para a vinda do Divino Espírito Santo Paráclito. A palavra grega paráclito, significa Advogado, Defensor etc. Ele que inspirou e continua a inspirar e guiar a Santa Igreja de Cristo. Sem a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes,  (comemorado domingo passado), os Discípulos seriam INCAPAZES de continuar a missão evangelizadora da Igreja deixada por Jesus Cristo. 

Por isto, que o Mestre os alerta que eles ainda não estavam preparados para receber o Paráclito. Note-se que o Mestre fala em Espírito DA Verdade. Ele não diz de verdade, mas da Verdade. A preposição DA deixa claro que existe um ÚNICO ESPÍRITO, que é a Verdade, qual seja, o próprio Espírito de Jesus Cristo!. Não existe outro que liberta, que cura e que nos traz a verdadeira felicidade!. Trazemo-Lo sempre em nossos corações, pois Ele é o único que liberta verdadeiramente!.

            Belo batismo, recebemos os DONS DO ESPÍRITO SANTO,( sabedoria, inteligência, ciência, fortaleza, conselho, piedade e temor de Deus) que nos santifica, que nos dá força, coragem, iluminação, e entusiasmo para pregar a Palavra de Deus a toda a criatura. “Ide e evangelizai todo o mundo. O que ligares na terra será ligado no céu, o que desligares na terra, será desligado no céu”. 

            Jesus disse essas palavras, ANTES de sua ascensão ao Céu, imputando a seus discípulos a RESPONSABILIDADE de continuar a sua missão. E ela é dirigida também para todos nós cristãos de hoje (2-13). O Espírito Santo é o próprio Espírito de Jesus. Oremos a Ele todos os dias, para que possamos ter forças necessárias para enfrentar as tribulações cotidianas. Amém! Santo e feliz domingo a todos(as)!

ORAÇÃO: Vem Santo Espírito, iluminar, santificar e nos esclarecer de tudo o que temos a fazer em nossas vidas. Vem Santo Espírito, vivifica-nos; faça-nos criaturas RENOVADAS pelo fogo do Teu amor. Renova-nos; restaura-nos; cura-nos e nos faça criaturas novas! Amém!.

(*)Autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário