sábado, 4 de maio de 2013

Evangelho do Domingo 05/05/2013



                                                       



Autor: Antoni BigCuore*
Data: 04/05/13
Hora: 10:54 hrs.
Evangelho de João, 14, 23-29

“23Jesus lhes respondeu: “Se alguém me ama, GUARDA a minha palavra e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa MORADA. 24Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas É a palavra do PAI que me enviou. 25Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ENSINARÁ a vocês todas as coisas e fará vocês LEMBRAREM TUDO o que eu lhes disse”. ( 1 ) 

A.BigCuore`s Reflection: Outro dia eu tive a paciência de contar quantas vezes Jesus menciona a palavra Pai, no capitulo 14, e sabe qual foi o resultado? 14 vezes ela aparece só nesse capitulo. Notem vocês que Ele atribui muitíssima importância à missão que o Pai lhe confiou. E aqui neste capitulo fica bem claro a existência do mistério da Santíssima Trindade: Deus Pai, Criador, Deus Filho Jesus Cristo o Verbo Encarnado e o Espírito Santo Paráclito, o Santificador.

Ele diz que se alguém O ama verdadeiramente GUARDA a sua palavra. Mas em que consiste a palavra guardar? . No meu modesto entender, é o cristão se ASSUMIR COMO DISCÍPULO DE JESUS! E como tal, deve conhecer , amar e praticar TUDO o que o seu Mestre ensinou!. Jesus ainda diz que também o Pai amará aquele que O ama verdadeiramente, fazendo MORADA nessa pessoa. Alguém indagaria: morar onde?. Morar no coração que é a sede dos bons sentimentos e emoções cristãs.
Paulo nos diz que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo e como tal devemos honrá-lo e preservá-lo de todas as coisas que o possam prejudicar tanto física, emocional quanto espiritualmente.

Ainda no texto, Jesus menciona já antevendo tudo o que iria acontecer que, depois que acendesse aos céus, mandaria a seus Discípulos o Advogado ou Paráclito (que quer dizer a mesma coisa), ou seja, o Espírito Santo de Deus que, em Pentecostes fez (e continua fazendo) maravilhas, derramando em profusão o fogo, a força, a coragem, o ânimo o entusiasmo, nos Discípulos para que eles continuassem a Igreja de Cristo.

Como diz o Pe. Zézinho em sua canção, AMAR COMO JESUS AMOU; sentir como Jesus sentiu; viver como Jesus viveu. Todo discípulo IMITA o Mestre, sobretudo, claro, em suas virtudes.(Jesus é exceção, pois não conheceu o pecado).
O amor, entendemos nós, é aquele do Jesus Ressuscitado! Que venceu a morte e o pecado. Amar é doar-se; é partilhar um pouco de nós, de nossa alma mesmo e até mesmo as nossas forças físicas, em benefício do “outro”. Isto, entendemos, como sendo o AMOR POSSÍVEL, em termos humanos, nos dias de hoje. É vivenciar os sacramentos toda semana, sobretudo, os da Reconciliação e Eucaristia. Sem a Eucaristia, os discípulos se sentem fracos para levar a cabo a missão que o Mestre lhes confiou.  

Amar é praticar a virtude da CARIDADE, que tão bem Paulo, Apóstolo, nos diz no capitulo 13, da primeira Carta aos Coríntios. “3Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que eu entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. 4Oamor é paciente, o amor é prestativo;  não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho”. “8º amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá.” “13Agora, portanto, permanecessem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade. A maior delas, porém, é o amor”. (2 )
É isto por hoje. Tenha todos, um santo e feliz domingo e que as bênçãos de Deus Pai Celestial, recaiam sobre vocês e todas as suas respectivas famílias. Amém! Shalom!
----------------------------------------------------------------------------------------------
Sugestões para reflexão em grupo: O que entendemos como guardar os mandamentos de Jesus? Como traduzir isto vida do dia a dia?
Neste mundo tão conturbado e egoísta, como podemos vivenciar a palavra de Deus?
-------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: 1 e 2 Biblia Paulinas, edição pastoral. Pgs. 1.376/77 e 1.474, respectivamente. Autor é Escritor cristão católico, cantor e compositor em São Paulo,SP. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Nenhum comentário:

Postar um comentário