domingo, 20 de janeiro de 2013

Evangelho do Dia 20.01.13- Jesus o Vinho Novo

Antoni BigCuore*


1ª Leitura Is 62,1-5;
2ª Leitura Salmo 96(95)
3ª Evangelho de João, 2, 1-11

____Eu sou Jeus e hoje vou lhes contar uma parábola sobre o meu primeiro SINAL, realizado numa festa de casamento em Caná, da Galiléia.

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente.
2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.
3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “
Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

REFLEXÃO DE A.BIGCUORE:  João mostra nesse Evangelho, o primeiro grande SINAL realizado por Jesus. Nesse cenário, encontramos um noivo uma noiva, convidados e comidas e bebidas. Esse é o símbolo de um casamento normal de antigamente e mesmo nos dias de hoje.

A grande convidada é MARIA, MÃE DE JESUS, a grande intercessora! (“Eles não tem mais vinho”; fazei o que Ele vos disser”.)

Os judeus tinham por hábito guardar talhas com água para seu ritual da purificação, o que represente neste caso, a Antiga Aliança firmada com seus antepassados, mormente, Abraão e Moises.
Jesus ordena ao Mestre Sala que tragam as talhas e Ele, então, transforma toda a água em vinho e vinho da melhor qualidade, fazendo com que o mestre sala ficasse atônito diante da excelente qualidade do vinho e tudo o que Jesus houvera realizado.
Maria representa aqui a Comunidade nascente sob o comando de seu Filho Jesus.

O grande PROJETO DE DEUS, representa o seu casamento com toda a humanidade! Só que, casamento simboliza COMPROMISSO de ambas as partes envolvidas. Infelizmente, o ser humano não cumpriu, até hoje, a sua parte. Vivem como que “hipnotizados” pelos valores do mundo e não entenderam nada o que Deus quer de todos nós.

Deus quer a nossa felicidade plena, começando, já, nessa vida!.
Jesus, por outro lado, representa O VINHO NOVO! A Nova e Eterna aliança com a humanidade.
Sem Ele, o casamento não tem graça é como se os convidados fossem à festa e, em chegando, lá não encontrasse nada para comer e beber.
Jesus é Aquele que dá a VIDA NOVA para toda a humanidade! Ela é a seiva que mantém os cristãos vivos, rumo à eternidade. Esta seiva hoje em dia pode ser encontrada, sobretudo, na Santa Eucaristia e em sua palavra inserida nas Sagradas Escrituras. Amém!
Santo e feliz domingo a todos(as) vocês, irmãos e irmãs em Cristo, desse conceituado Portal Recantista! Shalom

(1)   Bíblia Paulinas, edição pastoral, pgs.1.355/56
(*)autor é Escritor e Comunidador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e espiritual: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore





2 comentários:

  1. AGREDECENDO QUERIDO ANTONI. QUE SEJA TBM O SEU,O VOSSO,UM ÓTIMO DIA

    ResponderExcluir
  2. Amém querida(o) amiga(o)! Desculpe-me, como não aparece o nome de quem enviou este comentário, de qualquer forma, sinto-me honrado com sua presença ecomentário deste texto de hoje: Jesus o Vinho Novo! santo domingo! abraço fraterno!

    ResponderExcluir