quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Não Tenhas Medo! O Senhor Está Contigo!

                                                          (foto Google)                                                                    


ESPIRITUALIDADE E VIDA SAUDÁVEL

Antoni BigCuore*

(sp. 14.08.2012, 3ª feira, às 21,44 hrs.)

Um dos maiores problemas do ser humano é o medo. Medo é uma emoção e esta palavra deriva do latim, do verbo “emovere”, particípio passado, “emotus”, significa por em movimento.

Podem reparar que realmente quando estamos emocionados, seja positiva ou negativamente, sentimos uma verdadeira ebulição interior. As glândulas suprarenais segregam quantidade maior de adrenalina em todo o sistema hormonal.

A Bíblia nos relata um exemplo maravilhoso sobre a performance de Josué, filho de Naum. Depois que Moisés morreu sem se apossar da Terra Prometida de Canaã, coube a missão especial a Josué fazê-lo com fé e muita coragem.
O Senhor Deus diz a Josué:

“Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observar toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca as palavras desse livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem sucedido. Isto é uma ordem, sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Josué, 1, 7-9) ( 1 )

Que palavras maravilhosas do Santo Senhor Deus ao Profeta Josué!
É preciso coragem, muita coragem, quando as “nuvens negras” pairam sobre as nossas cabeças, sobre nossas existências. Diariamente somos bombardeados por estímulos negativos, sejam por pessoas, sejam por instrumentos tecnológicos, tipo televisão, internet, celular etc.

A Televisão, em sua essência,  veicula coisas negativas, causando graves problemas na mente das pessoas sem que elas tenham consciência disto!. Subliminarmente são incutidas em nossas mentes subconscientes idéias consumistas, propaganda enganosa etc, e, isto têm, por conseqüência, uma gama de doenças psicossomáticas, tipo depressão, síndrome de pânico, medo, angústia, tribulação e ansiedades.

É PRECISO CONFIAR EM DEUS E EM SUAS PROMESSAS PARA NÓS SERES HUMANOS       , SERMOS FELIZES DURADOURAMENTE!

Diz Paulo, Apóstolo, em Romanos 8,  13-16-26-29): “ Pois se viverdes segundo a carne morrereis; mas se, pelo Espírito(Santo**), matardes o procedimento carnal, então vivereis. ...O próprio Espírito se une ao nosso espírito, atestando que somos filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo.

...”O Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.

“ E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, pois é de acordo com Deus que ele intercede em favor dos Santos. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio. Pois aos que ele conheceu desde sempre, também os predestinou a se configurarem com a imagem de seu Filho”. ( 1 )

As pessoas, hoje em dia, se esqueceram de Deus. Querem viver egoisticamente sem deixar o Espírito Santo agir em suas vidas.  Em função disto, vem o sofrimento, as angústias, as gastrites, as depressões, as ansiedades, pois nós, independentemente de religião, necessitamos da força que vem do Alto, da força do Espírito Santo de Deus.

Todos nós precisamos de cura interior. Qualquer pessoa, por mais normal que tenha sido, tem algum trauma de infância, frustrações, etc. e isto, inconscientemente afeta a sua vida. E nada mais indicado do que fazer a experiência do Espírito Santo em nossas vidas, através de estudos bíblicos, cursos, exercícios de meditação etc.

Todo cristão recebe, quando batizado,  os 7 dons do Espírito Santo. O que acontece, na prática, é que a pessoa os deixa como que hibernando em sua alma e coração.

Como diz Paulo, acima, “...O Espírito vem em socorro de nossa fraqueza”. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”.

Então por que TEMER? Ore todos os dias. Faça a leitura orante da Bíblia (lectio divina), vá se preenchendo dos ensinamentos de nosso Deus. Ele nos deixou esta grande herança para sermos felizes, ainda nesta vida.

TUDO É UMA QUESTÃO DE NOS REEDUCARMOS ESPIRITUAL E PSICOLOGICAMENTE.

Tudo é questão de ATITUDE MENTAL. Se você, meu irmão e minha Irma, pensam negativamente, pela lei da atração, vocês só podem atrair coisas ruins, negativas. Contrariamente, o positivo atrai o positivo!.

O pensamento gera emoções e sentimentos. Não nos esqueçamos disto! O segredo sempre está nos bons pensamentos. E os bons pensamentos advém de boas leituras, sobretudo, da palavra de Deus. A Bíblia é um livro fantástico de uma riqueza espiritual inefável. Criamos em nós o saudável hábito de lê-la todos os dias e vá aumentando gradativamente.
Também uma alimentação balanceada baseada sobretudo em alimentos funcionais (aqueles que alimentam e curam), ajudam a melhorar o nível dos neurotransmissores e dos pensamentos.

Não tenhas medo, diz o Senhor! Ela é a nossa garantia de que o melhor irá acontecer em nossa vida para o nosso crescimento tanto espiritual quanto materialmente.
Deus conhece o nosso coração, desde antes de nosso nascimento. Ele está no comando de tudo. Então por que ter medo? Por que sentir tanta ansiedade?

PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL!. Confie Nele, Ele é Pai e vai lhe ajudar em suas empreitadas. Mas seja fiel. Deus é fiel, portanto, cumpre tudo o que promete a seus filhos.

Estude mais a palavra de Deus. Confie nos Sacramentos deixados por Jesus: batismo, crisma, confissão, eucaristia, ordem, matrimônio e unção dos enfermos. Eles são sinais sensíveis da graça de Deus e que nos dão muita força para enfrentarmos as tribulações cotidianas. Sobretudo, os sacramentos da reconciliação e eucaristia!
LOUVADO SEJA DEUS PARA SEMPRE! SALVE MARIA SANTÍSSIMA!

                                                       *****

Fonte( 1 ) Roteiro de Cura Interior. Leo, Pe, SCJ. Editora Loiola, pgs. 11-12
Bíblia Paulinas, edição pastoral, ano 1.989.

(*)Autor é Escritor, cantor, compositor em São Paulo,sp. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore ( autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).         

Nenhum comentário:

Postar um comentário