sábado, 13 de maio de 2017

Na Casa de meu Pai, Há Muitas Moradas.(Jo,14, 1-12)

                                                               
                                                       
Antoni BigCuore* 
     
Data: 13.05.2017, sábado, às 11,51 horas
Local: São Paulo,SP., Brasil

Antífona: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por mim”(v.6)

Como todo o Evangelho de João, o capítulo 14 tem um sabor todo especial. Diz o Mestre, pelas letras do Evangelista São João: “Jesus continuou dizendo: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em Mim. EXISTEM MUITAS  MORADAS NA CASA DE MEU PAI. 

Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês.
E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E, para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho”.

“Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUEM VAI AO PAI SENÃO POR MIM (grifos meus). Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram”.

“Filipe disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta pra nós”. Jesus respondeu: “Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: “Mostra-nos o Pai?.Você não acredita que eu estou no Pai e que o Pai esta em mim? 

As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. Acreditem em Mim: eu estou no Pai e o Pai esta em mim.” 

“Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. Eu garanto a vocês: QUEM ACREDITA EM MIM, FARÁ AS OBRAS QUE EU FAÇO, E FARÁ MAIORES DO QUE ESTAS, PORQUE EU VOU PARA O PAI. 

O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14.Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei”. ( 1- Biblia Paulinas edição pastoral, pagina 1.376)
____________________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. A ideia central do texto, nos remete ao mistério da Santíssima Trindade. Qual seja o Deus Trinitário: O Pai Criador,o Filho, o verbo encarnado Jesus Cristo e o Espírito Santo Santificador, o chamado também de paráclito que, na língua grega, significa Advogado, Defensor.

O Mestre exorta os discípulos a CONFIAR nele e em seu Pai e diz que quem o vê; vê o Pai. E que na casa de seu Pai há muitas moradas e que, todos os seus discípulos, terão um lugar para “morar”. E que somente se chega ao Pai, passando por Ele Jesus.

Sabemos que o céu é um estado de espírito. O céu não é um lugar, como conhecemos tantos aqui no planeta Terra. Acredito, pessoalmente, que quando morremos, o corpo fica aqui na terra, mas o espírito é imortal e ressuscitará numa nova DIMENSÃO ESPIRITUAL, que, humanamente, ainda não sabemos.

Por outro lado, exorta o Mestre Jesus, que acreditar não é só crer que Deus existe é, sobretudo, CONFIAR em sua misericórdia, e assumir o DISCIPULADO do Mestre Jesus Cristo!

Todo discípulo imita as virtudes do Mestre!. Como cristãos que somos, devemos confiar nas promessas feitas pelos antigos profetas, bem como e, principalmente, ratificadas pelo nosso querido Irmão Jesus Cristo que se encarnou, por obra do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria Santíssima e nos deixou um grande legado de Fé.

Outra frase genial do Mestre: “se vocês ACREDITAREM farão obras MAIORES do que as minhas”. Nossa quanta responsabilidade para nós cristãos! Vocês já pensaram que podemos ter A FÉ de Jesus?! E fazer obras maiores do que ele fez?

A fé implica em eu sair de mim mesmo e ir ao encontro do “outro”. A nossa fé deve ser calcada na realidade social em que vivemos. Uma fé individualista não garante o passaporte para o Paraíso. A fé sem obras é morta, diz São Tiago. Por isso, devemos traduzir em ATITUDES CONCRETAS as verdades do Evangelho.

Imitemos, pois, o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas! Amém!
Que desça sobre você, a sua família, seus parentes e amigos, a bênção do Deus infinitamente Misericordioso; Ele que é Pai + Filho e Espírito Santo, amém!.

(*)autor é escritor, amigo do bem e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário