domingo, 9 de outubro de 2016

PAZ, GUERRA E JUSTIÇA SOCIAL

                                                                   


Antoni BigCuore*

Data: 09.10.2016, domingo, às 10,23 horas(alt. 11.10.16)
Local: São Paulo,SP.,Brasil

"Enquanto as Nações desenvolvidas do mundo não destinarem, pelo menos, um por cento de suas receitas para ajudar às nações pobres a se desenvolverem; e enquanto os povos ricos, que constituem vinte por cento da população mundial, continuarem a deter em suas mãos a posse de oitenta por cento dos recursos da humanidade, o perigo de uma guerra atômica mundial não poderá desaparecer". (Nguyen Van Thuan, Teólogo Vietnamita. cf. op. "O Caminho da Esperança. Edusc Ed.da Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. pg. 119)


REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Palavras sábias do Teólogo Cristão Católico, Van Thuan.
Note bem que ele fala na injustiça que brada aos céus, quando diz que 20% da população(uma elite portanto) detém 80%(oitenta por cento) de toda as riquezas mundiais!. Pasmem!

Tal situação, leva ao que estamos assistindo nos dias de hoje. Guerras e mais guerras pipocando em vários lugares; atos de terrorismo da mesma forma; Estado Islâmico matando cristãos pelo simples fato de os ser!.
É a volta da barbárie, da irracionalidade e da insanidade!.

Enquanto as grandes potências estiverem voltados os seus olhos para os seus próprios umbigos, a situação tende a piorar, infelizmente. A miséria é o caldo de cultura favorável ao surgimento de grupos terroristas.

A Coréia do Norte está nas mãos de um "desequilibrado mental" que manda matar ministro que dorme em seus discursos!. Na Venezuela o ditador, Maduro,  bolivariano, em sua esquizofrenia política e ideológica, tenta manter todo o povo na mais absoluta FALTA DE TUDO: falta comida, faltam remédios, faltam materiais de limpeza etc.etc.

A Rússia e Estados Unidos, por sua vez, se comportam de maneira hipócrita, ao defenderem distintamente a situação de guerra na Síria. Os Estados Unidos apoiam os rebeldes internos contra o Ditador "Baralachade", concomitantemente, a Rússia fornece armas para manter o ditador no poder.

Ao mesmo tempo em que os dois países são contra o Estado Islâmico. Onde está a COERÊNCIA nesse jogo geopolítico?

Nunca se viu tanta hipocrisia de nossos líderes mundiais!
Somente a Mão Forte do Deus Todo-Poderoso, poderá MUDAR o curso da história. Esperamos na Misericórdia de Deus!

"Eu deixo para vocês a PAZ, EU LHES DOU A MINHA PAZ. A paz que eu dou a vocês NÃO É A PAZ que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: “Eu vou, mas voltarei para vocês”. diz o Mestre Jesus, conforme Evangelho de João capítulo 14, versículos 27 a 28.

 O mundo está sedento de paz. Mas, a verdadeira PAZ nasce do amor reconciliado; do perdão, da disponibilidade do coração em busca do verdadeiro ENCONTRO com o outro. Nasce da partilha com o outro, não só materialmente, mas principalmente a partilha da solidariedade.

Senão renunciarmos a nós mesmos e a nossos objetivos egoístas, o mundo jamais conhecerá a Paz. A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA SOCIAL, já disse o Papa Paulo VI.
Que Deus, rico em misericórdia, inspire os detentores do poder mundial para que ajam com bom senso e justiça!

Se a O.N.U. (Organização Mundial das Nações Unidas) realmente fosse competente, poder-se-ia criar um FUNDO MUNDIAL CONTRA A POBREZA, cujo objetivo seria ajudar em políticas públicas aos países do terceiro mundo, sobretudo nas áreas de agricultura, educação e saúde. Mas infelizmente, a O.N.U. é um órgão decorativo e nada faz nesse sentido. Ela só toma medidas paliativas.
Que Deus tenha a misericórdia de toda a humanidade! Paz e Bem!

(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Crito para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário