sábado, 25 de junho de 2016

Quem Põe a Mão no Arado, Não Deve Olhar para Trás(Lc. 9,51-62)

                                                                 

Antoni BigCuore*


Data: 25/06/2016, sábado, às 15,14 horas
Local: São Paulo,sp.sp.

                   Anúncio do Evangelho (Lc 9,51-62)
              Liturgia desse domingo, dia 26 de Junho de 2.016.

“Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente.
Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?”

Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.
Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.
Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.

Jesus disse a outro: “Segue-me”.
Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.
Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.
Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”.


Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”. ( 1 )

“NÃO SE SEGUE JESUS PARA “OBTER” LIBERDADE, SEGUE-SE SIM EM LIBERDADE”( 2 )
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO A. BIGCUORE. Quem segue a Jesus, deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-Lo.  O projeto de Deus deve vir sempre em primeiro lugar. O discípulo que não entender isso, não serve para seguir Jesus. Os convites que o Mestre faz, traz em seu bojo o real sentido da liberdade, já que implica num completo DESPOJAMENTO DE SI MESMO, para abraçar a Cruz, que para nós cristãos, é o símbolo da verdadeira liberdade.
O Mestre foi incompreendido por muita gente de seu tempo. A mensagem do Evangelho é essencialmente a linguagem do AMOR autêntico e verdadeiro.

Até nos dias hoje, (2016), essa mentalidade não mudou quase nada. Muitas pessoas vão ao templo por uma convenção social, costume etc. A maioria não tem a consciência do que significa o Santo Sacrifício da Missa ou a Santa Eucaristia!.

Elas estão ainda muito presas ao próprio umbigo,;  aos arroubos do próprio ego, pensando que estão no caminho certo. Ledo engano!. Seguir o Mestre é estar disposto a sofrer perseguições e até a morte. Vejam o que os terroristas do Estado Islâmico estão fazendo com os cristãos. Eles estão sendo mortos barbaramente, simplesmente pelo fato de serem seguidores de Jesus Cristo!

Aliás, diga-se de passagem, o Mestre não enganou ninguém. Ele disse que no mundo os seus discípulos sofreriam muitas perseguições por causa de seu nome e de seu Evangelho. Mas, CORAGEM!. Eu venci o mundo, disse.

Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo de Deus, como diz Paulo. Alimentemo-nos com a Palavra diária do Senhor Deus; com os sacramentos, sobretudo, o da Reconciliação e da Santa Eucaristia, para que possamos ter forças de seguir as pegadas do Mestre Jesus. 

Para isso, é preciso muita humildade; muita renúncia de vaidades pessoais; “sefie” e ego inflamados pela seiva da soberba. Não nos deixemos enganar pelas insídias do Malígno. Armemo-nos com o escudo da fé; o capacete da salvação e a espada de Cristo, que é a sua palavra.

Que desça sobre você e toda a sua família, a bênção do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! Um feliz e santo domingo a todos!


(1)   Portal CN. Evangelho do domingo 26.06.2016.
(2)   Bíblia Ave Maria, guia de estudos. Nota rodapé, página 1.643.
(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse: HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).


Nenhum comentário:

Postar um comentário