quinta-feira, 3 de julho de 2014

Nutrição: Cacau e Arroz Contra a Depressão

                                                                     
                                                                
Antoni BigCuore*

(SP.sp. 03 de julho de 2014, 5ª feira, às 09,45 hrs.)(alt. 04.07.14).

A depressão é uma doença multifatorial, ou seja, ela tem suas implicações no físico, no mental e no espiritual.  A parte mais afetada, geralmente,  é  no cérebro onde se desenrola a  Bioquímica Cerebral, qual seja, o nível do principal neurotransmissor chamado SERETONINA,( mesmo a noradrenalina e dopamina), quando cai seu fluxo no cérebro e  ela se torna incapaz da realização da Sinapse que é a comunicação entre as células nervosas. Porisso, a pessoa se sente fraca, sem apetite para nada resultando, em conseqüência, em baixa estima; algumas, inclusive, com tendências ao suicídio.

A depressão é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como doença, atingindo 16% da população mundial.
No plano físico também a sua terapêutica se dá pela ingestão de alimentos funcionais que contenham boa dose de Triptofano que é o Aminoácido precursor da seretonina.

Ainda no plano físico, urge o paciente fazer exercícios físicos regulares, fazendo que o cérebro LIBERE as endorfinas, seretonina etc. , os chamados hormônios antiestresse.

No plano espiritual, é imperativo ter a ÂNCORA DA FÉ!. Isto é, ter fé em Deus e em si mesmo, lendo diariamente, se possível, a palavra de Deus constante nas Escrituras Sagradas.

A receita que eu testei e que está surtido efeitos positivos é:

1 Copo de leite quente
1 colher de café(pequena) de Cacau Puro
1 colher de café de Farinha de Arroz Integral
Tomo pela manhã como o meu café. Depois como uma fatia de pão integral com uma fatia de queijo branco.

O arroz integral além de proteger do câncer de intestino (já que ele é rico em fibras), contém cálcio (mineral relaxante), ácido fólico (vitamina b-9), e o Aminoácido chamado TRIPTOFANO que é o precursor da Seretonina. Porisso, que estou me sentido muito bem. Percebi que o sentimento de alegria e bem estar, estão aumentando, após fazer esse mix diário com puro cacau e pó de arroz integral.(afora, as nozes e castanhas que como diariamente com os alimentos funcionais, supra mencionados).
O cacau é um excelente vasodilatador, porisso que ele ajuda a equilibrar a pressão alta e melhora também a circulação para quem é, inclusive, hipertenso.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Abaixo os minerais constantes do Cacau, conforme blog oHow.:
Magnésio

Uma porção de cacau em pó é tudo o que você precisa para cumprir a sua dose diária recomendada de magnésio, de acordo com especialistas. O magnésio é um importante mineral para os ossos, tecidos musculares e vários fluidos do corpo humano. Esse mineral ajuda na produção de energia, na formação de proteínas e na replicação das células, além de reduzir a pressão arterial e melhorar o funcionamento do coração.
Potássio

O potássio é um mineral essencial e é considerado um eletrólito. Manter um equilíbrio de potássio e sódio no organismo é importante. Também é vital que os níveis de potássio sejam repostos e equilibrados após o exercício ou suor excessivo. Frutas frescas e sucos de vegetais também podem ajudar a repor esses níveis. O potássio ajuda a regular o ritmo cardíaco, produzir energia, converter o açúcar no sangue e sintetizar proteínas.
Sódio

O corpo precisa de sódio, e o equilíbrio entre o sódio e o potássio é imperativo para manter o corpo funcionando de forma eficiente. Não é saudável consumir muito sódio, e ele é facilmente encontrado na maioria dos alimentos processados ​​e condimentos. O sódio ajuda na absorção de nutrientes, regulação da pressão arterial e manutenção do potencial de membrana celular.
Fósforo

Uma porção de pó de cacau oferece mais da metade da sua dose diária de fósforo. Cada célula do seu corpo necessita de fósforo para funcionar corretamente e esse mineral é encontrado principalmente nos ossos do seu corpo. O fósforo ajuda na produção e armazenamento de energia, bem como na manutenção de acidez dentro do corpo.
Ferro

O cacau em pó contém uma pequena quantidade de ferro por porção. O ferro ajuda o corpo com o metabolismo, crescimento, cura, funcionamento do sistema imunológico e na síntese do DNA.
Cobre

O cobre contribui com a produção de energia e metabolismo do ferro e ajuda a formar o tecido conjuntivo. Ele também afeta o sistema nervoso e o funcionamento do cérebro.
Manganês

Há uma grande quantidade de manganês em uma porção de pó de cacau, mais do que a dose diária recomendada. O manganês é um mineral que deve ser regulado e tomado em pequenas doses. Ela ajuda no metabolismo, no desenvolvimento dos ossos, na cicatrização de feridas e tem propriedades antioxidantes.
Selênio

O cacau em pó oferece uma pequena quantidade de selênio. O selênio é outro mineral que deve ser tomado em pequenas doses, pois pode ser tóxico se você ingerir uma grande quantidade dele. Ele auxilia as enzimas na formação de proteínas”.
                                          -------------------------------------------
Releva salientar, por outro lado, que os alimentos chamados FUNCIONAIS, melhoram em muito o estado geral de saúde de quem os ingere. Os principais alimentos funcionais são: CEREAIS INTEGRAIS, CASTANHAS,NOZES, soja, linhaça, Quinoa, Chia, Cebola, Alho, Maçã, Frutas Cítricas em geral, frutas vermelhas(antioxidantes).
Os alimentos funcionais são aqueles que, além de nutrir, possuem características terapêuticas.
DICAS: mormente os jovens que gostam de usar demasiadamente o celular e internet, tomem cuidado. Esses aparelhos (mesmo o micro ondas) provocam poluição eletromagnética e desgastam o cérebro e afetam a produção dos neurotransmissores.
(*)autor é Escritor, pesquisador de alimentos funcionais e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Confira! (sendo lido em mais de 70 países. Port/inglês).







Um comentário: