quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Justo Conceito de Si Mesmo (Rom.12, 3)

                                                                        
Antoni BigCuore Casagrande*

(SP.sp. 20/11/2013, 4ª feira, às 17,09 hrs.,Brazil)

Assim nos diz o Grande Paulo Apóstolo, em sua carta ao Romanos, capítulo 12, versículo 3: “...não tenham de si mesmos conceito maior do que convém, mas um conceito justo de acordo com a fé, na medida que Deus concedeu a cada um.” ( 1 )

Sempre observo, sobretudo nesses tempos de redes sociais, a necessidade que algumas pessoas tem em se mostrar, incorrendo numa verdadeira EGOLATRIA, qual seja, o culto ao próprio “eu”. (vide Facebook e Twitter). Eu noto isso, inclusive, na minha Igreja Cristã Católica, muitos sacerdotes que estão mais focados na música, no “estrelismo”, do que verdadeiramente interessados em EVANGELIZAR!.(nas igrejas evangélicas, a mesma coisa!!!).

Precisamos resgatar a igreja pobre, voltada para as ovelhas perdidas; machucadas; famintas; doentes, etc. Este deve ser sempre o FOCO das igrejas ditas cristãs!
É profundamente lamentável nos depararmos com situações dessas. Ou a pessoa é um sacerdote ou é um cantor: escolha!.  Não é possível conciliar as duas carreiras, mesmo sob o pretexto de evangelizar. O sacerdote, pode cantar, lógico, dentro da própria celebração eucarística, mas daí, trocar o FOCO ESSENCIAL pelo acessório, não dá para aceitar.

Podem me chamar de “quadrado, ultrapassado”, do que quiserem, mas eu não aceito uma situação esdrúxula dessas!. Inversão de valores!
Observo nas missas. Elas, na verdade hoje, viraram verdadeiros “shows missa”. O foco central que seriam a Palavra de Deus e, sobretudo, a santa EUCARISTIA, se tornaram apenas “detalhes”. O Papa Francisco já disse que a Igreja Católica não é uma ONG. (Organização Não Governamental). A propósito, quando nós cristãos católicos vamos exigir que se criem o hábito de levar a BÍBLIA nas santas celebrações? Já passou da hora!.
Acho que está na hora de nós, cristãos conscientes, tomarmos uma posição contra toda essa situação. Levarmos, via email mesmo, ao conhecimento do Papa Francisco. Aliás, Ele, como bom sociólogo e psicólogo que é, já percebeu isto.
Tanto que chamou muitos de “hipócritas”, que não vivem aquilo que verdadeiramente o Cristo nos legou. O Reino de Deus, virou objeto de consumo e nada mais, infelizmente!.

Nós como batizados, somos profetas também. E o Profeta é aquele que AUNCIA E DENUNCIA as injustiças sociais, e sobretudo, aquilo que está errado dentro de nossa própria religião. Digo isto sem ranço e nem frustração! Apenas, acho como uma simples ovelha do reino de Deus, que a Nau Igreja, está meio à deriva. A esperança é que agora estamos com um Papa, inteligente, sensível, compassivo, e já percebeu tudo esse contexto sócio-cultural e religioso.
Que o Espírito Santo de Deus ilumine os nossos dirigentes a seguir as verdadeiras pegadas do Mestre Jesus! Amém!

Fonte: ( 1 ) Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg.1.454.
(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário