quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Egoísmo: Doença "Eterna", Mas tem Cura!


EGOÍSMO: DOENÇA “ETERNA”, MAS TEM CURA!

                       O ANTÍDOTO DO EGOÍSMO, É O AMOR

Antoni BigCuore*


O egoísmo sempre foi o maior mal da humanidade!. Desde os homens das cavernas, até hoje, ele se constitui num obstáculo à verdadeira felicidade, preconizada por Jesus Cristo, em seus Evangelhos.

“AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI”. Jesus nos deu o verdadeiro exemplo de amor autentico. Amor GRATUITO, pois a maior característica do amor de Deus, é justamente a gratuidade!. Amor total e incondicional!

Mas, o que vemos geralmente nas pessoas? . Elas ajudam outras com interesses inconfessáveis, mesmo, às vezes, dentro da própria igreja.

Jesus disse: estive com fome e não de deste de comer; estive nu e não me vestiste; estava com sede e não de deste de beber; estava encarcerado e não me visitaste; estava doente e também não me visitaste.”

Então,  na “outra dimensão espiritual”, o que Deus deve nos perguntar é: qual foi a sua capacidade de AMAR, enquanto você esteve na terra?

Você era egoísta, vaidoso, prepotente, arrogante com os seus semelhantes?
Você era caridoso? Fazia atos de filantropia? Ajudava verdadeiramente os mais desvalidos?

Cada um deve examinar a sua própria consciência, e tomar a atitude que julgar correta.

Mas, o egoísmo tem cura!. Chama-se conversão do coração!

 Converter significa mudar o estilo de vida, passar de uma vida de vícios para uma vida dedicada ao Reino de Deus. Significa, sobretudo, ter a humildade de PERDOAR a quem nos ofendeu. Dar e receber o perdão, eis o grande caminho da libertação interior!

Assim reza o Salmo 50(49), versículo 23: “Quem me oferece um sacrifício de confissão me glorifica; e quem segue o bom caminho, eu mostrarei a salvação de Deus”.

Deus aprecia o coração contrito, este Ele não rejeita. Coração de criança mesmo. Coração de criança não argumenta; ele ama incondicionalmente.
A graça de Deus cai nos corações disponíveis. Coração de pedra, fechado, Deus passa longe, pois, acima de tudo, Ele respeita o livre arbítrio de cada pessoa; a liberdade é o dom maior que Ele dotou o ser humano.

Deus aprecia o sacrifício de louvor, aquele que o Sacerdote, (Igreja Católica, no caso) diariamente, na Celebração Eucarística, oferece em sacrifício de nossos pecados.

Deus ABOMINA sacrifícios de animais!!! Ele jamais iria destruir as suas criaturas.

No momento a humanidade passa por inéditas tribulações, sobretudo, na área econômica e financeira. Nota-se a situação da Europa, no momento.

No fundo, a crise que vive o capitalismo, tem um fundo espiritual. Deus permite que aconteçam certas coisas (conflitos) entre as Nações, para chamar a atenção do ser humano, no sentido de que a SOLIDARIEDADE é o grande valor, a grande moeda!

O capitalismo, é em sua essência, um sistema egoísta e injusto! E imperativo humanizá-lo!
Em síntese, o egoísmo tem cura e ele passa necessariamente pela conversão do coração humano. Nisto, JESUS, tem a solução. Basta meditar no legado que ele deixou através dos Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João.

DEUS AMA VOCÊ! E  VOCÊ O AMA DO MESMO JEITO?

(*)autor é comunicador do Evangelho de Jesus Cristo, em todo mundo.
Conheça seus textos, acessando: BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore









Nenhum comentário:

Postar um comentário