quinta-feira, 30 de abril de 2015

Evangelho do Domingo 03.05.2.015(Jo, 15, 1-8)

                                                                       

Autor: Antoni BigCuore*
Data: 30.4.15, 5ª feira, às 16,22 horas.

                         Evangelho de João, capítulo 15, 1-8

“A verdadeira videira. Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não produz fruto ele o corta, e todo o que produz fruto ele o pode, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais puros, por causa da palavra que vos fiz ouvir.

“4.permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramos não pode dar fruto por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vos, se não permanecerdes em mim. 5.Eu SOU a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, NADA PODEIS FAZER.

“6.Se alguém não permanece em mim é lançado fora, como o ramo, e seca; tais ramos são recolhidos, lançados ao fogo e se queimam. 7.Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, PEDI O QUE QUISERDES E VÓS O TEREIS. 8.Meu Pai é glorificado quando produzis muito fruto e vos tornais meus discípulos.” ( 1 )

ANTONI BIGCUORE ´S REFLECTION: João evangelista lança mão de uma bela metáfora para explicar a necessidade de o cristão estar ligado, SINTONIZADO, com a videira de Deus, através de seus ramos.
No tempo de Jesus, existiam muitas videiras em sua região. O povo de Israel era considerado a “VINHA PREFERIDA DE DEUS”, no antigo testamento. Daí S. João lançar mão dessa idéia de videira para falar do amor de Deus pela humanidade.

Para experienciar Deus, é imperativo haver INTIMIDADE COM DEUS!. E como  se consegue isso?. O leitor atento indagaria. Para se entrar em contato com Deus, é necessário, antes de mais nada,  QUERER que tal aconteça; é antes de mais nada, um ato de VONTADE. Eu quero ser amigo de Deus. E ser amigo implica conhecê-Lo. E para conhecê-lo é preciso LER E REFLETIR as suas palavras contextualizadas nas Sagradas Escrituras. Outro excelente “instrumento” para experienciar Deus, é, sobretudo, através da Santa Eucaristia. O Cristo Vivo nela está e vai ser absorvido na corrente sanguinea de quem é seguidor do Mestre.

Os discípulos estavam tendo a experiência direta com Jesus, o Filho de Deus.
Mas, infelizmente “a ficha” so veio a cair, para os discípulos, em Pentecostes, quando Jesus ascende aos céus e lhes envia o Paráclito, Espírito Santo. A partir de Pentecostes, os discípulos sentem como vivo todo o ensinamento que o Mestre, em vida, lhes ensinou. Tanto que, a Igreja de Cristo, nasceu oficialmente em Pentecostes. Dali em diante a videira NUNCA mais parou de DAR FRUTOS!!!

Os discípulos foram em grupos se espelhando para todo o mundo e evangelizando os povos. Para AMAR A DEUS, é preciso ter um CORAÇÃO ABERTO, DISPONÍVEL, sem censuras, sem barreiras mentais e espirituais. Deus está sempre passando e batendo nas portas de nossos corações. Quem abrir Ele entra e faz morada!. 

Contrariamente, quem fecha a porta do coração, Ele passa e não faz morada nesse coração. Deus respeita o livre arbítrio do ser humano. DEUS É AMOR! E seu amor é tão maravilhoso que é GRATUITO, ou seja, Ele não exige nada em troca. AMAR POR AMOR à humanidade. Ele veio para servir; para a luz e quem é da luz a Ele acolhe. Quem ama as trevas, vai permanecer nas trevas.

Ele quem diz: “5.AQUELE QUE PERMANECE EM MIM E EU NELE PRODUZ MUITO FRUTO; PORQUE, SEM MIM, NADA PODEIS FAZER”.

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, temos um grande instrumento para permanecer no amor de Deus: a ORAÇÃO!. Ela é o combustível de nossa alma!
Um Feliz e Santo domingo a todos(as), com copiosas bênçãos de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém, pg. 2.026, Paulus editora, SP.sp.

(*) A. Bigcuore é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu Blog Bem Viver - http://antonibigcuore.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário