segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VIRTUDE E VIRTUDES TEOLOGAIS

                                                                          
Antoni BigCuore*

Data: 24/02/2014, 2ª feira, às 17,00 hrs.

O Catecismo da Igreja Católica conceitua virtude como “uma disposição habitual e firme de fazer o bem. As virtudes humanas são disposições estáveis da inteligência e da vontade que regulam nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé. Podem ser agrupadas em torno de quatro virtudes cardeais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.”(1833/34)

“A prudência dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem a escolher os meios adequados para realizá-lo.
“A justiça consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido.”
“A fortaleza garante, nas dificuldades, a firmeza e a constância na busca do bem.”
“A Temperança modera a atração dos prazeres sensíveis e procura o equilíbrio no uso dos bens criados.

As 3 virtudes teologais são: A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE. Pela fé cremos em Deus e em tudo o que ele revelou pelos profetas e principalmente por Jesus Cristo, o Verbo encarnado. Através dos ensinamentos também do Magistério da Igreja.

“1843-Pela ESPERANÇA, desejamos e aguardamos de Deus, com firme confiança, a vida eterna e as graças para merecê-la.”
“1844-Pela CARIDADE, amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos por amor a Deus. Ela é o “vínculo da perfeição”.(cl 3,14) e a forma de todas as virtudes”.
-----------------------------------------------------------------------
Quando o cristão é batizado ele recebe os 7 dons do Espírito Santo: a Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.
            O leitor poderia indagar, num mundo tão cheio de VÍCIOS (bebida, cigarro, drogas pesadas, sexo desregrado, etc.), como praticar a virtude?
            Estamos convictos de que SOMENTE PELA GRAÇA DE DEUS, podemos suportar as tribulações que o mundo moderno tem apresentado. Somente no Espírito Santo de Deus, que recebemos em nosso batismo, encontraremos forças, inspirações, para nos guiar no caminho da verdade Divina!

            E para tal, devemos EDUCAR A NOSSA VONTADE!. Sem uma vontade férrea, não conseguimos levar a bom termo a nossa missão de cristão. Pela vontade vamos criando e SOLIDIFICANDO as virtudes dentro de nossos corações.
            Há pessoas soberbas que não precisam de Deus!. Elas se julgam acima do bem e do mal. Bastam-se a si mesmas e querer “vencer” a qualquer custo, qual seja, pisando em todas as pessoas que lhes atrapalham a sua trajetória.

            O homem e mulher de Deus, seguem outro caminho. O caminho do respeito, principalmente o da SOLIDARIEDADE, da partilha. Todos nós temos dons maravilhosos que nos foram dados por Deus em nosso batismo. O que acontece é que as pessoas os deixam hibernando e não os desenvolve a serviço da comunidade.
            Você já pensou caro leitor, se os “políticos brasileiros” fossem homens e mulheres ricos em VIRTUDES??? Poderíamos, sem dúvida, ter um País justo e fraterno!!!

            Vale a pena praticar o que JESUS CRISTO nos deixou: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”.
            Uma ótima semana para vocês meus queridos e queridas leitores, com bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Shalom!

Fonte: Catecismo da Igreja Católica. Editora Loiola, pgs. 493/494.
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça e divulgue seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Nenhum comentário:

Postar um comentário