sábado, 29 de dezembro de 2012

Salmo 92 - Agradecer e Louvar as Maravilhas de Deus



                                                                                              

“É bom agradecer a Javé,
E tocar para o Teu nome, ó Altíssimo; anunciar pela manhã
O teu amor e a tua fidelidade pela noite,
Com a lira de dez cordas, com a cítara, e as vibrações da harpa;
Porque teus atos, Javé, são a minha alegria,
E as obras de tuas mãos o meu júbilo.

Como são grandes tuas obras, Javé,
E teus projetos, como são profundos!
O imbecil não os compreende, o idiota não entende nada disso.
Ainda que os injustos brotem como erva,
E todos os malfeitores floresçam,
Ele serão destruídos para sempre.

Porém Tu, Javé,
Tu és elevado para sempre!
Eis que os teus inimigos perecem,
E os malfeitores todos se dispersam.
Tu me dás o vigor de um touro
E me unges com óleo novo.
Meu olho vê aqueles que me espreitam,
Meus ouvidos escutam os malfeitores.

O JUSTO brota como palmeira,
Cresce como cedro do Líbano:
Plantado na casa de Javé,
Brota nos átrios do nosso Deus.
Mesmo na velhice dará fruto,
Estará viçoso e frondoso,
Para anunciar que Javé é reto,
E que na minha Rocha não há injustiça.”( 1 )

                                                 *****

Reflexão: O salmista enaltece as qualidades do Senhor Deus pela sua maravilhosa obra de criação. Enaltece as suas qualidades e sente grande exultação pelas ações do Senhor Deus.
Diz que os insensatos não percebem isto. Não tem sensibilidade para entender e sentir a ação maravilhosa de Deus na história.
Ainda que os injustos floresçam como erva daninha, eles serão destruídos para sempre.
O Salmista enaltece a figura do JUSTO, aliás, toda Bíblia sempre enaltece a pessoa do justo. São José, Pai adotivo de Jesus, por exemplo, é um deles, quando o Evangelho diz, José era justo e não quis abandonar Maria.
Diz também que o justo, mesmo na velhice, dará muitos frutos, pois ele é movido pelo grande amor que tem pelo Senhor Deus.

(1) Fonte: Bíblia Paulinas, edição Pastoral, pg.773. (texto inspirado em sp.sp, 29.12.2012, sábado, às 9,57 hrs.)

       
         






Nenhum comentário:

Postar um comentário