segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mensagem: Pitágoras e o Coração


                                                  

Antoni BigCuore*

(sp.sp. 03.12.2012, 2ª feira, às 12,03 hrs.)


Lendo o perfil de uma poetisa no Recanto das Letras, tinha o seguinte pensamento de Pitágoras:

“PURIFICA O TEU CORAÇÃO ANTES DE PERMITIRES QUE O AMOR ENTRE NELE, POIS ATÉ O MEL MAIS DOCE AZEDA NUM RECIPIENTE SUJO”.

 Pitágoras nasceu no ano 582 A.C., portanto,  viveu bem antes de Cristo, mas disse uma frase emblemática e rica em sabedoria e quem vem ao encontro dos Evangelhos de Jesus.

O Mestre diz que não é o que entra pela boa que faz mal ao coração, mas o que sai dela. A corrupção, a luxúria, a inveja, o ciúme, as más ações, todas elas são geradas no coração!.

Felizes os puros de coração, porque verão a Deus! Diz Ele no Sermão da Montanha, a síntese de todos os evangelhos do Mestre.

Em nossas orações devemos pedir a Deus que aumente a nossa fé para que esta, nos prepare e nos dê um coração compassivo, amoroso, que perdoa facilmente, pois sem perdão ninguém entrará no Paraíso.
QUEM AMA PERDOA. QUEM PERDOA AMA!

O perdão é a forma mais sublime de amar! Um gesto de fé e, sobretudo, muita humildade.
À guisa de ilustração, segue informações sobre o grande filósofo e matemático grego.

“O filósofo grego Pitágoras, que deu seu nome a uma ordem de pensadores, religiosos e cientistas, nasceu na ilha de Samos no ano de 582 a.C. A lenda nos informa que ele viajou bastante e que, com certeza, teve contato com as idéias nativas do Egito, da Ásia Menor, da Índia e da China. A parte mais importante de sua vida começou com a sua chegada a Crotona, uma colônia Dórica do sul da Itália, então chamada Magna Grécia, por volta de 529 a.C.

De acordo com a tradição, Pitágoras foi expulso da ilha de Samos, no mar Egeu, pela tirania de Polycrates. Em Crotona ele se tornou o centro de uma organização, largamente difundida, que era, em sua origem, uma irmandade ou uma associação voltada muito mais para a reforma moral da sociedade do que uma escola de filosofia.” (site www.maconaria.net).

Nesse Natal que se aproxima, é bom refletirmos sobre as palavras do Pitágoras e sobretudo do Mestre Jesus Cristo!
Perdoar e dar perdão, eis o caminho da real relicidade!
Paz e alegria em seus corações! Deus os abençoe fartamente! Santa semana!

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

2 comentários:

  1. Como sempre a sub-lenda da bíblia se apoderando da sabedoria dos outros.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia é muito mais antiga do que Pitágoras. Com a devida vênia, meu caro leitor Paul, o Antigo Testamento, em outras palavras fala, do mesmo assunto de Pitágoras. Consulto o Livro dos Provérbios que é bem anterior ao nascimento do Filósofo. Abraço.

    ResponderExcluir