quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 20.09.2015

                                                                     


Antoni BigCuore*
Data: 17.09.15, 5ª feira, às 10,04 horas
Local: Brazil, São Paulo, S.P.


                          Anúncio do Evangelho (Mc 9,30-37)

 Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA. Elementos do cenário: Jesus e seus discipulos atravessando a Galiléia. Jesus revela a sua paixão, morte e ressurreição. Jesus coloca uma criança no meio deles.
A vaidade humana está sempre presente em vida de interação social. E com os Discípulos não foi diferente. Eles discutiam quem era o maior entre eles. O Mestre, sabiamente, pega uma criança poe no meio deles e diz que “quem não se tornar como um desses pequeninos, não entra no Reino dos Céus!.

A ficha dos discípulos ainda não tinha caído. Eles ficaram com medo de perguntar, diz o Evangelista Marcos. E o Mestre Jesus, dispara: “Quem quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos”.

AMAR É SERVIR!. Como os discípulos ainda não estavam libertos de si mesmos, dentro da lógica humana, havia uma certa disputa entre eles para saber quem era o maior. Jesus acaba com tudo isso, e que diz que o Maior é o SERVIDOR de todos!

PARA DISCUTIR EM GRUPO:

0.1.           Em nossa comunidade quem é o “maior”?
0.2.           Há jogo de vaidades em nossa comunidade?
0.3.           Como superar e conciliar as pessoas conflitantes?
0.4.           Como incutir no grupo a idéia de que o mais importante é SERVIR?

Em santo e feliz domingo a todos!. Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Shalom!

(*)autor é escritor cristão e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário