sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 13.09.2015

                                                                 


Antoni BigCuore* 
     
Data: 11/09/2015, 6ª feira, às 15,01 horas.
Local: Brazil, São Paulo, S.P.

                          Anúncio do Evangelho (Mc 8,27-35) 

Naquele tempo, 27.Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”

28.Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29.Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.

30.Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito. 31.Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.

32.Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33.Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

34.Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35.Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA. Elementos do cenário: Povoado Cesareia de Filipe, Discípulos,Identidade de Jesus, Renúncia de si mesmo, Cruz etc.

Há duas vertentes nesse texto do Evangelho de Marcos. A primeira é Jesus questionando seus discípulos sobre a sua identidade. O que estão dizendo de mim ou sobre quem sou Eu?
A segunda o anúncio feito a seus discípulos sobre sua Paixão, Morte e Ressurreição ao terceiro dia. Os discípulos não entenderam nada, sobretudo Pedro que “pensava como os homens”, segundo a reprimenda de Jesus a ele.

E o Mestre Jesus, nos dá a senha para o seu discipulado. “Quem perder a sua vida por causa de Mim, vai salvá-la. E quem quiser salvar a sua vida, sem assumir as agruras da cruz, vai perdê-la.

Realmente seguir o Mestre não é tarefa fácil, sobretudo nos dias de hoje (2.015), onde o homem moderno se deixou fascinar pelos símbolos sociais de “status”, como carro, internet, celulares, computadores, luxo, dinheiro, sexo etc.e colocou Deus em segundo plano. Consequências?. Doenças e mais doenças: depressão, síndrome de pânico, medo, angústia, solidão etc.
Meus Irmãos e minhas Irmãs, seguir a Jesus realmente não é fácil, mas quem o segue FIELMENTE, terá tribulações nessa vida, porém, Ele nos dá as forças necessárias para superá-las e nos dá o mais importante: A VIDA ETERNA!!!

Para isso, tenhamos uma vida sacramental intensa (semanal no mínimo), leitura orante da palavra de Deus, bons livros, bons programas de tvs, etc, para podermos nos alimentar de coisas boas para continuarmos a carregar a nossa cruz diária.

Um santo e feliz domingo a todos, com bênçãos de saúde física, emocional e espiritual, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu Blog Bem Viver – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade cristã e vida saudável). Confira!

                                                      

Um comentário:

  1. Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo e siga-me.Jesus quando disse isto ;Ele já estava falando do mundo globalizado que vivemos.Internet, bens materiais , vida fácil etc...deixando os valores que Ele nos ensinou para trás e só lembrando deles quando fracassamos!!!Amém

    ResponderExcluir