domingo, 20 de novembro de 2016

JESUS, O CRISTO REI! ALELUIA! (Lc,23, 35,43)

 Antoni BigCuore*
Data: 20.11.16, domingo, às 11,26 horas
Local: Brasil , São Paulo, SP.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                           Anúncio do Evangelho (Lc 23,35-43)
Naquele tempo, os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”

Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE:  O evangelho em tela, mostra duas vertentes: uma a imagem do Cristo fracassado, crucificado entre dois criminosos. Releva salientar que, a morte na cruz, na época de Jesus, era um ato mais vil, abominável, que se poderia acometer um criminoso!

Jesus diante de duas pessoas bem diferentes: de um lado o chamado mal ladrão que zomba de Jesus, dizendo: "TU NÃO ÉS O CRISTO? SALVA-TE A TI MESMO E A NÓS!"

Por outro lado, o chamado bom ladrão, numa sensibilidade e percepção ímpares, entende que o Mestre era uma pessoa excepcional, fora de série, realmenrte o Filho de Deus e lhe pede:

 "JESUS, LEMBRA-TE DE MIM, QUANDO ENTRARES NO TEU REINADO".

Os judeus na época de Jesus, estavam esperando um Messias que nacesse num berço de ouro e que fosse o "Rei" de Israel; um rei poderoso; envolto em ouro; e que vivesse em palácio de grande pompa para livrá-los do jugo do Império Romano.

Mas, eles se decepcionaram com Jesus!. Quando este lhes mostra uma face bem diferente do que eles(judeus) imaginavam. O Mestre pregou e exercitou o verdadeiro AMOR. Amor compaixão; amor misericórdia ( vide parábola do filho pródigo), e quando se solidarizou com Maria Madalena e também pelas centenas de milagres e sinais que Ele fez.

Meu Reino NÃO É deste mundo!. Diz o Mestre em outra passagem. Seu Reino é um reino de misericórdia; de solidariedde; de partilha, enfim, feito totalmente de DOAÇÃO, sobretudo, aos que mais sofrem em quaisquer sociedades,mesmo nos tempos de hoje, 2.016.

E o mais maravilhoso  é quando o Mestre demonstra seu sentimento de PERDÃO a seus algozes quando, já na cruz, diz: "PAI PERDOAI-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM"!(L,23, 34).

Perdão e Reconciliação, eis o binômio que deve pautar a vida de todo cristão, sobretudo no mundo de hoje, tão carente de AMOR e PERDÃO!
Que desça sobre Você e toda a sua família, a Bênçao do Deus Todopoderoso: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Amém!
---------------------------------------------------------------------------------------
(*)autor é Amigo do Bem, Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER - antonibigcuore.blogspot.com 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário