terça-feira, 26 de abril de 2016

Victor E Frankl e o Espírito Humano(pensamento)

                                                




1.40. VIKTOR E. FRANKL E O ESPÍRITO HUMANO

Antoni BigCuore*

“A psicologia profunda segue o ser humano até as profundezas de seus instintos, mas muito pouco às profundezas de seu espírito”.(Viktor E. Frankl – psiquiatra austríaco, criador da Logoterapia)(1)

Reflexão A. BigCuore: não obstante eu não tenha estudado formalmente a psicologia, mas como leigo e pesquisador, notei isto há um bom tempo atrás.

Tanto que criei a minha tese que chamo do Equilíbrio Homeostático da Personalidade, cujo fundamento é a busca do equilíbrio humano, da felicidade, pela harmonização dos fatores, espiritual, físico e emocional.

A psicologia tradicional, como diz a frase, estudou profundamente o ser humano em seus aspectos instintivos, como diz a teoria de Freud, do “ego, superego e id”, mas pouco,muito pouco, o espírito humano.Mormente o “id” (instintive drive) como reservatório dos instintos humanos.

A parte ESPIRITUAL que sempre reputei a mais importante, sempre foi deixado de lado pelos pesquisadores. Agora, que estão surgindo novas teorias de inteligências múltiplas, que consideram o espiritual como fator muito importante na compreensão da personalidade humana.


Fonte(1) Cf. Livro, A presença ignorada de Deus, pg.5. Editora Vozes Ltda., Frankl, Viktor. (sp.sp. 14.10.2010, 5ª feira, 9,04 hrs.).(*) autor é Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver - http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Com leitores em mais de 90 países! Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário