sexta-feira, 6 de junho de 2014

Armas Espirituais Para Uma Vida Feliz


Antoni BigCuore*

Data: Sp. 06/06/2014, 6ª feira, às 10,17 hrs.

“Se você decidisse praticar cada ano uma única virtude, e procurasse cada dia aperfeiçoá-la, logo chegaria perto da perfeição”. ( Nguyen Van Thuan)(1)

Tudo na vida requer muita luta, muito esforço para se atingir a meta a que se propõe, tanto na vida material quanto na espiritual.                                             Na vida espiritual, do cristão católico especificamente, a tarefa requer um aprendizado contínuo e suas principais armas são:
0.1.           Relaxamento para uma boa meditação. Relaxar bem o corpo e aquietar a alma para melhor penetração na mente subconsciente;

0.2.           Leitura meditada da Palavra de Deus (Sagradas Escrituras), sobretudo do Novo Testamento. (lectio divina) ou leitura orante da palavra;


0.3.           Prática, pelo menos semanal, de participação na Celebração Eucaristica (santa missa acompanhada de comunhão);

0.4.           Exercício preponderante dos Sacramentos da Reconciliação (Confissão) e Eucaristia;
0.5.           Reza, todos os dias, do santo Rosário (terço);

0.6.           Adoração ao Santíssimo todas às quintas feiras etc.

Para esse exercício ser bem executado, requer muita determinação de quem o pratica. Mas, uma coisa é certa: a colheita, tanto no físico, no emocional, quanto no espiritual, é abundante!

Diz o Livro da Sabedoria, supostamente escrito pelo Rei Salomão, em seu
Capítulo 7, versículos de 07 a 14: “Por isso supliquei, e inteligência me foi dada; invoquei, e o espírito da Sabedoria veio a mim. Eu a preferi aos cetros e tronos, julguei, junto dela, a riqueza como um nada. Não a equiparei à pedra mais preciosa, pois todo o ouro, ao seu lado, é um pouco de areia; junto dela a prata vale quanto o barro. Amei-a mais que a saúde e a beleza e me propus tê-la como luz, pois seu brilho não conhece o ocaso. Com ela me vieram todos os bens, de suas mãos, riqueza incalculável.

“De todos eles gozei, pois a SABEDORIA quem os traz, mas ignorava que ela fosse a mãe de tudo. Sem maldade aprendi, sem inveja distribuo, sua riqueza NÃO escondo: É UM TESOURO INESGOTÁVEL PARA OS HOMENS; OS QUE A ADQUIRIREM ATRAEM A AMIZADE DE DEUS, recomendados pelos dons da instrução”. ( 2 ) (grifos meus).

Salomão, certamente, não sabia que o que ele pediu a Deus, nada mais foi senão os 7 dons do Espírito Santo e seus 12 frutos. Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

Convém ressaltar que, para nós cristãos católicos, recebemos esses DONS, ao ensejo de nosso Batismo, que é o sacramento gerador de todos os demais, tanto que os padres da igreja defendem a tese de que, quando o soldado perfurara o peito de Jesus, na Cruz, com a lança, de lá jorraram água e sangue. Dali nasceram, consequentemente, os Sacramentos do Batismo e Eucaristia!

Alguém poderia indagar: mas então os cristãos não podem ter bens materiais?
Claro que podem; mas não devem ser escravos deles, pois eles são apenas ferramentas que Deus dispôs ao ser humano, para o seu aperfeiçoamento espiritual. Os bens materiais usados, com sabedoria, ajudam sim em nossa felicidade.

Essas são as armas espirituais para se atingir a felicidade. O autoconhecimento leva a uma espiritualidade sólida e esta combinada com o estilo de vida saudável, dá-nos a CHAVE para a felicidade ainda nessa terra. É evidente que a FELICIDADE PLENA, só depois quando estivermos na outra dimensão espiritual. ( o paraíso prometido por Jesus. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim, ainda que morto viverá”.)

A CHAVE DE TUDO, SALOMÃO A DESCOBRIU 1.000 ANOS ANTES DE CRISTO: a Sabedoria!. Descubra-a você também!
Pense nisso e seja feliz!

(1)   O Caminho da Esperança. Editora Edusc (Editora da Universidade do Sagrado Coração de Jesus, de Bauru,SP., item 83, página 27.
(2)   Bíblia de Jerusalém. Paulus editora, página 1.214.









Nenhum comentário:

Postar um comentário