quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ESTUDO BÍBLICO N. 09 (Lev.11 e Marcos 7,14-23)

                                                       


ESTUDO BÍBLICO  - 09
Antoni BigCuore*
Data: SP.sp. 23/01/2014, às 15,45 hrs.

Fundamento: Levítico 11, Evangelho Marcos 7, 14-23
Como cristão aprendi a fazer a “Lectio Divina”, ou seja, a leitura orante da palavra de Deus. Dessa forma, aprendi que NUNCA se pode interpretar a Bíblia ao pé da letra. É imperativo levar em consideração o contexto sócio-economico e cultural da época.
Meditemos sobre o Livro Levítico 11 em confronto com o Novo Testamento, no Evangelho de Marcos 7, 14-23:

“Jave falou para Moisés e Araão: “Digam aos filhos de Israel: São estes os quadrúpedes que vocês poderão comer dentre todos os animais terrestres. Voces poderão comer todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina. Dentre os que ruminam ou tem o casco fendido, vocês não poderão comer os seguintes espécies: o camelo, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido. Considerem impura a lebre, pois embora seja ruminante, não tem o casdo fendido. Considerem impuro o porco, pois, a pesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. Não comam a carne desses animais, nem toquem o cadáver deles, por que são impuros.”

“13Das aves considerem inumndas e não comam os seguintes, porque são imundas o abutre, o gipaeto, o xofrango, o milhafre negro, as diferentes espécies de milhafre vermelho, todas as espécies de corvo, o avestruz, a coruja, a gaivota e as diferentes espécies de gavião, o mocho, o alcatraz, o íbis, o grão-duque, o pelicano, o abutre branco, a cegonha e as diferentes espécies de garça, a poupa e o morcego”. ( 1 – b.paulinas, pg. 126)

Confrontemos agora com o texto do Evangelho de São Marcos, capitulo 7, versículos 14ª 23: “Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: “Escutem todos e compreendam: o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que A TORNAM IMPURA. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

Depois o mestre Jesus, explica aos discípulos que queriam saber mais detelhas sobre sua homilia, diz que no versículo 20: “Jesus continuou a dizer: “É o que sai da pessoa que a torna impura. Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as mas intenções, como a imoralidade, roubos, crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que  a torna impura”. ( pg. 1291 – Biblia Paulinas, edição pastoral, SP.sp.)
                                       ------------------------------------
Reflexão de A. BigCuore: o texto do Levítico atribuído a Moisés, foi escrito, segundo se supõe, logo após o Exílio do povo Hebreu, no Egito. Portanto, muitos e muitos anos antes de Cristo.

Pelo bom senso, podemos notar que não tem sentido, por exemplo, não comer carne de porco. Certa vez perguntei a um sacerdote de minha paróquia, indagado sobre animais puros e impuros e citei o porco, ao que ele argumentou com coerência e lucidez. Naquele tempo as condições sanitárias para se criar um porco eram bem diferentes das de hoje, século 20! Hoje o porco é fiscalizado pelo S.I.F.(Sistema de Inspeção Federal). Existem firmas sérias atuando no ramo de carnes, inclusive a de porco.

Por outro lado, pelo texto de Marcos, 7, 14-23, Jesus deixa bem claro e derruba o argumento do Antigo Testamento. Não são as coisas que entram pela boca do ser humano que a torna impura; mas sim, as que saem.
Jesus está corretíssimo!!! Do coração nascem os pecados capitais: a luxúria, a inveja, a gula, o adultério, as fornicações, a corrupção política e assemelhados. Quem não tem Deus no coração, quem não vive, no dizer da Paulo, em sintonia com o Reino de Deus, pratica todas essas abominações que só agradam ao Malígno, ao Inimigo de Deus. Ao contrário, quem pratica atos de justiça, anda nos caminhos do Senhor Deus e os frutos que nascem no seu coração são: paz, alegria, justiça, amor, bondade, equilíbrio, solidariedade, ética, honestidade etc.

Portanto, ao ler e estudar a Palavra de Deus, temos de ter muito cuidado para não cairmos na tentação da análise fundamentalista. É imperativo, antes de mais nada, invocar o Espírito Santo de Deus, para nos inspirar a ler e entender o que Deus quer dizer a nós, seus filhos queridos.
Sem fanatismo, sem proselitismo, mas com EQUILÍBRIO, se pode caminhar para o porto seguro da salvação e uma das principais ferramentas, é a Palavra de Deus, vivida diariamente, sobretudo, para nós cristãos, A NOVA E ETERNA ALIANÇA FIRMADA POR JESUS, no Novo Testamento!.

(*) Fonte: 1 e 2, Bíblia Paulinas, edição pastoral, SP.sp. pgs. 126 e 1.291 respectivamente.
(**) Antoni BigCuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e conheça seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



Um comentário: