quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Linhaça, Saúde e Beleza - 2

                                                                    



Antoni BigCuore*

(SP.sp. 21.06.2009, domingo, às 7,29 hrs.)(alt.13/08/2013)

Uma sementinha que, há 6.000 anos atrás, os Egípcios já a cultivavam, pois seu óleo era usado, inclusive, para embalsamar as múmias e seus deuses.
Ela parece semente de alpiste que se dá para alimentar pássaros.
Existem linhaças de dois tipos: a marron, a mais comum e a dourada.

Ela previne os seguintes cânceres:

De mama, de próstata, de colón, de pulmão etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a Lignina.
Os principais efeitos benéficos, no organismo, são:

Sistema Cardiovascular: é ideal para tratar a arterioesclerose, eliminando o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronariana, alta pressão arterial, arritimia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção de formação de coágulos sanguineos. Excelente para combater o mau colesterol, o chamado L.D.L. Seu uso regular, diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Uma das características, ÚNICA da linhaça, é que contém uma substância chamada tagladina, a qual regula a pressão sanguínea e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J.H. Vane, ganhou o premio Nobel de medicina, em 1962, por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6, na prevenção de problemas cardíacos.

Sistema Nervoso: o consumo regular da linhaça, diminui radicalmente a pressão nervosa, dando, por conseqüência, aquela sensação de relaxamento. Diminui inclusive a ansiedade. Melhora o comportamento até dos anciãos. Melhora o nível dos neurotransmissores, sobretudo, a serotonina, evitando a depressão. Melhorando, em conseqüência, até o bom humor, em vista de que melhora e muito o funcionamento do intestino.

A marron é cultivada, inclusive, no Brasil, pois ela se adapta bem ao clima tropical. A dourada é própria de regiões frias, mais especificamente do hemisfério norte. Do Canadá, vem a maior parte da semente de linhaça dourada, consumida no Brasil.

Dizem os especialistas basicamente a marron e a dourada contém os mesmos nutrientes, ou seja, o “ômega 3, 6 e 9”, que são óleos bons que elevam o HDL, que é o colesterol bom. Portanto, faz muito bem ao sistema cardiovascular.

Eu confesso a vocês que consumo linhaça já há algum tempo. Realmente, melhora o funcionamento do intestino, baixa a pressão( sou hipertenso) e melhora, inclusive, a qualidade do sono, pois ela melhora o nível dos neurotransmissores, sobretudo, a serotonina, o chamado hormônio do bem estar e que regula o sono.

Em termos de sabor, a dourada é mais palatável que a marron. Mas como geralmente eu a consumo no iogurte desnatado( quase todo dia antes de dormir, eu tomo um iogurte desnatado com uma colherzinha de linhaça em pó),nem dá para notar a diferença.

Cuidado: a linhaça não deve ser consumida exageradamente. Uma colher de sobremesa, no máximo, por dia. Pode ser adicionada a sucos, vitaminas ou mesmo no iogurte.

Existem cápsulas do óleo da linhaça. Mas, tomem cuidado, porque existe muita fraude por aí. O melhor mesmo que eu recomendo, é comprá-la “in natura”, bater bem no liquidificador até virar pó. Depois a coloque num vidro (embalagem plástica deixa gosto) e a coloque na geladeira.

Segundo consta, as “celebridades” mergulharam de corpo e alma nas maravilhas da linhaça!
Realmente melhora até a pele, em função de que, o intestino funciona integralmente e você fica mais bonita!

A minha tese que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE,(http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/392760) nada mais é do que desenvolver a personalidade integralmente, em suas dimensões: Espiritual, Físico e Emocional!.

Sendo que, o principal fator a ser desenvolvido é a Espiritualidade. Você estando em paz com Deus, com sua consciência e com os outros, você está feliz!!!

Os dois fatores restantes, vêm simultaneamente. Estilo de vida saudável, basicamente vegetariano, praticando exercícios físicos regulares (uma boa caminhada de 1 hora por dia o suficiente), natação, hidroginástica etc.
Agindo, assim, você neutraliza a ação dos cortisóis (adrenalina e noradrenalina) que são os hormônios do estresse, que tanto estragos provocam no corpo, quando exagerados na corrente sanguínea).

Posso lhes dar o meu testemunho. A minha tese funciona mesmo!
Eu estou conseguindo atingir este nível de equilíbrio com luta de muitos anos!!!
Mas não se esqueça de colocar Deus (portanto a espiritualidade) em primeiro lugar em sua vida!!!. Se você fizer isto, colherá frutos maravilhosos e saudáveis em toda a sua existência!!!

Seja feliz, usando o que a natureza nos concede com tanto carinho!

(*)antoni bigcuore. Autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo. Seu Livro  se chama, A Saúde da Alma e do Corpo. Acesse seu link na net – http://recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (Self-knowledge, Espirituality and Healthy Live). São Paulo, Brazil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário