sábado, 23 de junho de 2012

Comer Chocolate Não É Mais Pecado




Antoni BigCuore*

(sp.sp. 15.06.2012, 6ª feira, às 12,33 hrs.)

Em abril de 2.002, o Jornal Vida Integral, trouxe uma maravilhosa reportagem sobre o chocolate que, ora, publico para meus leitores e leitoras e demais interessados.
Ei-la a seguir:

Chocolate. Pecado Perdoados?(Jornal Vida Integral, pg.04, abril de 2002)

         “Há pecado mais saboroso do que o chocolate? Alguns pesquisadores e nutricionistas dizem que as pessoas não precisam sentir-se culpadas ao comê-lo. Os norte-americanos são os mais afoitos pela guloseima, basta ver as variedades de chocolates consumidos e quanto. Só em 1998, eles consumiram aproximadamente 1500 toneladas de chocolate, de acordo com o Departamento de Comércio do Estados Unidos e Associação Nacional dos Fabricantes de Chocolate.

         A poderosa combinação de gordura, açúcar e químicas do chocolate dá estimulação física e mental, diz a nutricionista Elizabeth Somer em seu livro Food and Mood. (Henry Holt and Company, 1999).

         “O açúcar faz com que o corpo libere endorfina, substância feita de aminoácidos que atuam como morfina. O sistema nervoso também libera teobromina, cafeína e feniletilamina, componente que pode ajudar seu corpo a produzir sensações parecidas com a paixão, diz Somer.

         Polemica – Pesquisadores sugerem que os antioxidantes encontrados no chocolate – os mesmos encontrado no chá verde, vinho tinto, suco de laranja, espinafre, cebola, milho, morango, banana e maçã – reduzem o risco de câncer e doenças cardíacas.

Os anti-oxidantes evitam que as células sejam danificadas por toxinas ou radicais livres que o organismo produz e que são responsáveis por aceleram o processo de envelhecimento. (grifo meu)

         Além disso, o corpo converte o ácido esteárico do chocolate em gordura monoinsaturada, impedindo o aumento do mau colesterol. Há evidencias também de que possa haver aumento do chamado bom colesterol, prevenindo doenças coronarianas.

         “O chocolate contém componentes que muitos cientistas acreditam ser benéficos”, diz o pesquisador Carl Keen, PhD. Presidente do Departamento de Nutrição e professor do Departamento de Medicina de Doenças Internas da Universidade da Califórnia.
         “Está se tornando evidente que chocolate em moderação pode fazer parte de uma dieta saudável”, comenta.

Por outro lado, estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition liga o ácido esteárico ao alto risco de doenças cardíacas e diz que é erro acreditar que chocolate seja alimento saudável. “O chocolate tem alto teor de gordura o que implica em elevado índice calórico, disse Bonnie Liebman, Diretor de Nutrição do Centro de Ciências em Interesses Públicos, uma ONG. Que defende a boa alimentação.

         “A abstinência não é o único caminho a seguir, especialmente para os chocólatras”, diz Robin Vitetta-Miller, autor de livros culinários, nutricionista e editor da revista Cooking Light. Ele acredita que comer uma quantidade moderada do alimento, encaixa-se perfeitamente na dieta saudável.
         Para os grandes consumidores de chocolate, aqui estão alguns avisos de Vittetta-Miller de como satisfazer o desejo por doces sem adicionar excessos de calorias e gordura a dieta:

         . Recuse produtos achocolatados que contenham óleos hidrogenados (examine o rótulo). O processo de hidrogenação (transformação de óleo em solido) gera ácido graxo que causa, doenças cardíacas;
         . Prefira chocolate escuro que é mais rico em antioxidantes e ácido esteárico, ao chocolate branco;

         .  Use produtos achocolatados baixos em calorias e gordura, pois estes contém a maior parte da manteiga de cacau removida;
         .  Coma pequenas quantidades de doces. O mínimo já é necessário para satisfazer a vontade.
         A M & M/Mars, segundo maior fabricante de doces dos Estados Unidos, traz em seu site estudos e gráficos sobre estas novas informações e pretende reivindicar ao Food and Drug Aministration, órgão que regulamenta os alimentos no país, a apresentação dos benefícios do chocolate assim que mais pesquisas forem realizadas.

                                      *****
 Reflexão A.BigCuore: eu dou o meu testemunho, pois como um pequeno tabletinho de cocolate, todos os dias, com 55% de cacau. O ideal seria o de 65% de cacau, mas devido ao preço, a maioria das pessoas, não o consomem regularmente.

A sua grande vantagem é o conteúdo de mais substancias antioxidantes, chamados flavonóides, que fazem bem ao coração, pois aumenta os níveis do bom colesterol, o chamado H.D.L.
Sintetizando, devemos usar sempre o bom senso! Ter uma alimentaçao balanceada composta de 1/3 de carboidratos, 1/3 de proteínas e 1/3 de minerais.

Carboidratos bons: cereais integrais, milho cozido, farinha de milho, quinoa, batata, batata doce, frutas como manga, mamão, etc. Todos consumidos com moderação fazem, muito bem, à saúde.
Deixe-se guiar pelo discernimento e bom senso em tudo, mormente em se tratando de alimentação.
Está provado atualmente por pesquisas, sobretudo da Dra. Sommer que, existem alimentos que “turbinam” o nosso cérebro positivamente e nos dão força e bom humor, aliados, claro, a exercícios físicos regulares.
Moderação em tudo, já nos diz a Bíblia, nos traz felicidade! Saúde!

(*)autor é Escritor cristão católico, evangélico, crente, nutrólogo, cantor e compositor em São Paulo,sp. Conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link evangelizador – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário