sábado, 5 de novembro de 2011

Vitaminas e Minerais Contra a Depressão e Ansiedade


 Antoni BigCuore*


         Seguem-se abaixo algumas dicas de como prevenir, sob a ótica da alimentação, a depressão e ansiedade. Comprovou-se em pesquisas nos Estados Unidos que algumas vitaminas e sais minerais, foram eficazes no tratamento da depressão e ansiedade.(big).

         Ei-las: Vitamina B-1 (tiamina) parece que grandes quantidades animam as pessoas deprimidas e tranqüilizam as ansiosas. Tome uma limonada todos os dias.(big)

         Vitamina B-6 – (piridoxina): importante para o funcionamento das glândulas supra-renais (aquelas que segregam a adrenalina no sangue,o hormônio do estresse).  Picanha: rica em vitamina B-6, mas não exagere, pois se trata de carne vermelha!.

         Ácido Pantotênico: serve para aliviar a tensão.

         Vitamina C (ácido ascórbico): indispensável para combater o esgotamento. É a vitamina do estresse.(big) É a mais consumida pelo organismo. Melhores fontes naturais: frutas cítricas: limão, laranja, acerola, goiaba, pêssego, pimentão etc.

         Vitamina E ( alfa-tacoferol): auxilia as células do cérebro a obterem o oxigênio necessário.(big) É antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e não deixa formar as chamadas placas nas coronárias, as quais originam problemas cárdio-vasculares.      Melhores fontes naturais: amendoim, castanhas, germe de trigo etc.

         Zinco: controla os processos do organismo e auxilia nas funções cerebrais;

         Magnésio: necessário para o funcionamento dos nervos; é conhecido como  mineral contra o esgotamento;

         Cálcio: deixa a pessoa menos excitada e mais relaxada. Fontes naturais: leite e seus derivados.

         Receita da Revista Saúde n.244, janeiro de 2004, pagina 15:

         O ácido fólico melhora o “astral”: “Um trabalho da Universidade de Kuopio, na Finlândia, mostra que bons teores dessa vitamina do complexo B podem aliviar sintomas da depressão. Foi o que se observou em uma pesquisa com um grupo de 2.682 homens, sempre que os níveis de folato ficavam normais. Veja o que diz a nutricionista Andréia Galante, da Associação Brasileira de Nutrição: “ O estudo finlandês confirma dados que já apareceram na literatura. É um beneficio que se soma a outro, comprovado – apresentação das malformações fetais.”

         Receita:
         1 colher de sopa de grão de bico – 2 colheres de sopa de agrião – 2 colheres de espinafre cozido – 3 colheres de sopa de espinafre cozido – 3 colheres de sopa de brócolis picados.

         Observações: As vitaminas mais importantes para o homem moderno, são as “C” e “E”, pois elas constituem-se as chamadas vitaminas anti-oxidantes, ou sejam, combatem os chamados radicais livres, que são moléculas responsáveis pelo envelhecimento humano.

         Os milagres da BANANA: coma, no máximo, 2 bananas nanicas por dia. Ela é excelente contra a depressão (pois contém um aminoácido chamado triptofano que é a matéria prima da serotonina, principal neurotransmissor do cérebro, portanto, melhora o bom humor e estado de espírito) e para fortalecer o coração, devido a grande quantidade de potássio que contém. Vitaminas B-1 e outras.

         Laranja e Maçã: coma 2 laranjas por dia, no mínimo; e também 1 maçã, pois ela também é anti-oxidante.
         Abacaxi: também excelente contra a depressão. É  altamente digestivo. Coma-o sempre quando for comer carne.

(*) Autor é Escritor, cantor e compositor em S.P.  Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário