quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE


                A palavra homeostático vem de homeostase, termo da biologia que significa equilíbrio de todo e quaisquer seres vivos. Eu escrevia meu livro A Saúde da Alma e do Corpo, quando falava do estresse, que me veio esta inspiração da minha tese do EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Que significa este “palavrão”?

                O estresse, por exemplo, é a quebra da homeóstase do organismo humano. Ele se desequilibra quando isto ocorre.
                Daí, resolvi aprofundar o tema. Na minha modesta concepção o equilíbrio homeostático da personalidade, significa a HARMONIZAÇÃO DOS FATORES ESPIRITUAL, FÍSICO E EMOCIONAL, redundando no equilíbrio da personalidade, na felicidade, enfim.

                Entendo que o ser humano deve ser visto e analisado de maneira global. Não se pode dissociar um fator do outro. Todos devem agir sinergicamente para pode se atingir o equilíbrio.

                Todo ser humano, consciente ou inconscientemente busca este equilíbrio, pois ele representa, no meu ponto de vista, a felicidade humana, o supremo bem estar!

                Dos três fatores, o mais importante, reputo, é o espiritual-religioso. Os demais vêm num segundo plano. A relação homem e Deus, esta relação vertical é muito importante para dar equilíbrio às ações humanas.
                O ser humano nasceu para ser feliz, para amar verdadeiramente tudo o que Deus criou. Mas o orgulho atrapalha tudo. O “lado maligno” do ser humano, é que sempre joga “farofa no ventilador” da existência humana.

                A soberba, a cobiça, a luxúria, a inveja, eis os grandes vilões da felicidade humana. O coração quando não é convertido para Deus, ele se ilude com uma “fantasia” criada, sobretudo pela mídia, que para ele “vende”, a idéia de felicidade plena, visando a consumir coisas, bens materiais e toda parafernália eletrônica, como sendo meios de  usufruir do elixir da longa vida e da auto estima.

                O fator físico engloba tanto a parte de exercícios físicos como, principalmente, a alimentação como um grande fator de prevenção e cura de doenças. E o lado emocional é o grande problema do ser humano. Como gerenciar as emoções e sentimentos, sobretudo, os negativos, tais como, raiva, ódio, ciúme excessivo, inveja, tristeza, angústia, depressão etc., para que elas(emoções ) não influenciem negativamente a nossa saúde.

                Em síntese, para se chegar ao topo do equilíbrio homeostático, existe um longo caminho a ser percorrido. Mas não é impossível, jamais!. É uma questão de educar a vontade de exercitar diariamente este equilíbrio. Requer principalmente uma coisa: DETERMINAÇÃO! Sem ela não se chega a nenhum porto seguro.

(*) Antoni BigCuore Casagrande. É Escritor, cantor e compositor  em SP.SP.Contatos: antonibigcuore@uol.com.br - fone(11)8382-9223 


6 comentários:

  1. Bom dia Antoni, vim através do seu convite para Fernanda Xerez, quero parabeniza-lo por esta iniciativa que só vem contribuir com a perspectiva de uma vida melhor tanto no espiritual quanto no plano puramente humano. Que Deus ilumine seus dias com a tua Palavra para que possamos estar colhendo os frutos deste teu lindo trabalho.A paz de Cristo esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja e aprenda o que é educação! Leia meu comentário abaixo, de 22 de Agosto de 2.016.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Antes de mais nada, você deve lavar a sua boa para falar de minha reputação! Pode-se discordar de uma pessoa, sem ofendê-la. Voce me parece uma pessoa FRUSTRADA, e está distilando o fel de suas frustaçoes em minha pessoa. O que escrevi é VIVENCIA PURA!!! Vivenciei isso em minha vida pessoal. É um método, uma teoria que funciona mesmo!!! Meu Blog tem leitores em mais de 90 países!!! Não engano ninguém. Primeiro Voce precisa aprender falar o Português Brasileiro corretamente!!! Seja feliz e trate do seu fígado por que ele está muito amargo! Abraço!

    ResponderExcluir