domingo, 21 de agosto de 2011

AutoConhecimento E Espiritualidade


"Nada podes ensinar a um homem. Podes apenas ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo".(Galileu Galilei)
            
Antoni BigCuore*


Segundo o Dicionário de Português, do Houais, a palavra autoconhecimento é “conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc.”
Conforme a Enciclopédia Wikpédia, “Em filosofia, o autoconhecimento ou conhecimento de si é ou um objeto de investigação epistemológica ou é a finalidade de uma busca de natureza ética. Quando visto como objeto da investigação epistemológica, o que se busca é a explicação de como e o que é conhecido”.
“Quando visto como projeto ético, o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. O autoconhecimento algumas vezes é obtido através da meditação, que é uma prática oriunda da ioga, e da psicoterapia (como a psicanálise, entre outras)”.
************************************************************
Reflexão de Antoni BigCuore: Dentro da minha visão como escritor, enquadro o autoconhecimento dentro da minha tese que chamo de “EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE”(vide materia neste Blog).
A minha visão do ser humano é uma visão holística, ou seja, uma visão INTEGRAL, do mesmo, qual seja, Espírito, Mente e Corpo. Segundo a minha tese, o ser humano que conseguir HARMONIZAR os fatores, espiritual, físico e emocional, consegue o equilíbrio da personalidade, a felecidade, em outras palavras.
Ninguém consegue ser cento por cento “equilibrado” durante a vida, mas o que proponho é que é possivel atingir este nível de equilíbrio. Para que isto se concretize, mister se faz que a pessoa conheça-se a si mesma: suas tendências, suas aptidões, suas virtudes e seus defeitos. Sócrates, o grande filósofo ateniense, já dizia: “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás o mundo”.
Confesso a voces que pratiquei as técnicas de ioga, meditação e dinâmica de grupo e, realmente, são instrumentos valiosíssimos para o autoaperfeiçoamento.
O pior inimigo de nós, somos nós mesmos!. Sempre ouvi isto de meus mestres e nunca mais esqueci esta frase. Quando nos deixamos levar pelo pessimismo, derrotismo, desânimo, estamos sintonizando a onda do fracasso; contrariamente, quando sintonizamos a ONDA DO AMOR, em seu sentido amplo, estamos na sintonia com a própria felicidade.
O autoconhecimento que defendo, é o projeto ético de si mesmo, qual seja, o autoaperfeiçoamento do ser humano, visando a ser uma pessoa sempre melhor a cada dia de sua existência!. E uma das ferramentas que uso diariamente é o estudo e meditação da Palavra de Deus, contida nas Sagradas Escrituras. Há mais de 50 anos estou nesta luta e vale a pena viver por ela. É a grande motivação, depois de minha fé em Deus. Pensei, nisto, pois!
(*)autor é Escritor. Escreve também no Recanto das Letras. Acesse: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. Contato:  antonibigcuore@uol.com.br








Um comentário:

  1. B rilha mais um lindo trabalho
    E sendo assim venho e espalho
    M ostra-nos como BEM VIVER

    V encer os desafios, seja com amor.
    I rrigando nossos afetos como a uma flor
    V iver sempre espalhando o bom humor
    É certeza da presença do Senhor
    R einando sempre em nosso favor.


    COM CARINHO
    ANGELICA GOUVEA



    B asta apenas um clic
    E sua vida não terá chilic
    M ostra como ser chique

    V isite o Blog BEM VIVER,
    I nteragindo voce vai aprender
    V iver bem melhor,
    E ncontra conteúdo de qualidade
    R egitrados por quem ama de verdade.

    COM CARINHO
    ANGELICA GOUVEA

    ResponderExcluir