sábado, 3 de março de 2018

Reflexão Bíblica. Evangelho de João, 2, 13-25



Antoni BigCuore*

Data: 03/03/2018
Hora: 14,48 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil

Evangelho - João 2,13-25

Glória e louvor a vós, ó Cristo.
Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna (Jo 3,16).
 _________________________________________________________________
Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.

Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.
Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.

Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: “O zelo da tua casa me consome”.
 Perguntaram-lhe os judeus: "Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?" 19 Respondeu-lhes Jesus: "Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias".

Os judeus replicaram: "Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?!"
Mas ele falava do templo do seu corpo.

Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia.
Mas Jesus mesmo não se fiava neles, porque os conhecia a todos.
Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois ele bem sabia o que havia no homem.
Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE. O Templo, no tempo de Jesus, significava um lugar sagrado para os judeus, onde eles guardavam todo o ouro que arrecadavam e os dízimos. Representava a lei antiga, o antigo testamento.

O amor de Deus é totalmente GRATUÍTO. Os manipuladores do templo usavam-no para ocultar os seus interesses mesquinhos e pessoais. Jesus vem lhes mostrar que o verdadeiro templo é Ele, o próprio Jesus, que iria morrer por muitos para a remissão dos pecados. E que, Ele ressuscitaria no terceiro dia. Mas os fariseus e mestres da lei, não entenderam nada!. Pois, Ele falava do templo de seu próprio corpo.

Tanto assim que questionaram Jesus, dizendo: “a construção do Templo durou 46 anos, e tu o levantarás em três dias?”( pg.1.356, bibl. Edição pastoral paulinas)
Jesus se encoleriza ao ver que o templo havia se transformando em verdadeiro mercado de animais e outros objetos. Houve um desvio de finalidade.

Templo é lugar de Orar; e orar significa silencio para ouvir Deus e também falar com ele.

“O velho templo está preso às estruturas e leis que atendem somente a interesses do poder e da manipulação. Ele deve ser destruído e dar lugar a outro novo, o próprio Jesus, o Filho de Deus”. (cf. Deus Conosco, dia a Dia, mês Março/18, pg.50, Pe.Rogério Gomes, C.Ss.R.)

Que nesse Quaresma façamos uma revisão de vida para aquilatarmos como anda o nosso processo de conversão a Deus!. Deus abençoe Você! Paz e Bem!

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




Nenhum comentário:

Postar um comentário