quinta-feira, 13 de julho de 2017

EVANGELHO DO DOMINGO 16/07/2017(Mt. 13, 1-23)

EVANGELHO DO DOMINGO 16/07/2017-  (Mt 13,1-23)

Antoni BigCuore*
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.

E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.

Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.

Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”

Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.
                                                                               
É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível.

Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

Ouvi, portanto, a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

REFLEXÃO A. BIGCUORE: A presente parábola é auto explicativa. Jesus, o maior pedagogo do mundo, nos mostra claramente como floresce o Reino de Deus. Imagino que naquele tempo, claro, a agricultura era super primitiva. Não existiam estudos para saber o ph do solo e qual solo seria adequado para determinada semente. Tudo era feito empiricamente pelos agricultores.
O Semeador é Deus. A semente é a sua palavra e seus ensinamentos. O solo é o coração das pessoas.

Quando a pessoa tem um coração receptivo aos ensinamentos divinos, a semente germina formando uma planta robusta e, consequentemente, dará muitos frutos.
Hoje em dia, o ser humano é bombardeado pelo Malígno, e ele dá a maior parte de sua atenção para o mundo horizontal.(ou seja o mundo material, apenas).

As pessoas se preocupam apenas com a sobrevivência e não têm tempo para ouvir (pelo menos aos domingos) a Palavra de Deus, e a colocá-la em prática.
O trabalho de evangelização é grande. Diz o Mestre que, a messe é grande, mas faltam operários.

De fato, muitos cristãos poderiam dedicar parte de seu tempo para evangelizar. Mas, preferem, muitas vezes, se ocupar de futilidades que nada constroem.
Quem perder a sua vida pelo Reino de Deus, vai ganhá-la. E quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la, diz o Mestre Jesus.
Por que não usar, por exemplo, a tecnologia (internet, smartphone etc) para evangelizar? O Papa tem dito isso várias vezes, no sentido de que os cristãos devem usar a internet (tecnologia) para difundir a Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus.
Meu Irmão e minha Irmã, você tem dedicado algum tempo para Deus? Como você administra o seu tempo? Com futilidades ou com coisas produtivas?
Pense nisso! Que desça sobre Você e toda a sua família a BENÇÃO do Deus, que é todo misericordioso, Ele que é Pai +, Filho+ e Espírito Santo,amém!
(*)autor é escritor e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com(autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Um comentário:

  1. Muito bom.essa leitura infelizmente as pessoas não param para adocicar suas vidas com alimento puro e verdadeiro o tempo e curto... Vivem correndo atrás de guloseimas... Se contaminantes com adoçantes artificiais que o mundo oferece e ai... Morrem como o peixe pela boca.

    ResponderExcluir