sábado, 25 de fevereiro de 2017

Evangelho do Domingo, 26/02/2.017(Mt.6,24-34)

                                                                


Antoni BigCuore*

Data: 25.02.17, sábado, às 16,20 horas

Local: São Paulo, SP., Brasil


"Todo homem, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor fundamental, um absoluto que determina toda a sua forma de ser e viver. Qual é o absoluto? Deus ou as riquezas?. Deus leva o homem à liberdade e à vida, através de justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o homem à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois queremos servir" ( 1 )


                               EVANGELHO SEGUNDO MATEUS, 6, 24 - 34


Servir a Deus ou às riquezas? Onde está o seu coração?. Em Deus ou neste mundo?


São perguntas que vem de encontro ao texto de hoje. Mateus, 6, versículos de 24 a 34: 

"Ninguém pode servir a dois senhores. Porque ou odiará a um e mará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas"


"Olhem os pássaros do céu: eles nao semeiam, nao colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês nao valem mais do que os pássaros?."(vs. 26).

--------------------------------------------------------------------------------

A vida cristã pressupõe um certo DESAPEGO aos bens deste mundo. Os bens são necessários para a nossa sobrevivência, mas não pode sufocar a nossa vida espiritual. Muitas pessoas vivem a vida inteira se preocupando em ACUMULAR riquezas, muitas vezes, eles nem chegam a usufruir das riquezas que formaram. Outras pessoas que, nem ajudaram a construí-las chegam até a brigar (herdeiros por exemplo) pelos bens deixados pelo falecido.

O cristão deve viver pensando na eternidade. Esta vida é muito curta para ficarmos brigando com outras pessoas, por coisas efêmeras.

A Providência Divina nunca falta para aquele que CONFIA EM DEUS PAI! Ele não deixa faltar alimentos para os filhos que batalham pela vida.

Alguém perguntaria: então por que existem tantos pobres na sociedade? Na maioria das vezes, é devido a um sistema socioeconomico INJUSTO, que escraviza os mais fracos e valoriza, sobremaneira, o poder opressor dominante. Capital sempre predomina sobre o trabalho. É assim no mundo capitalista.

Jesus, propõe uma NOVA ORDEM MUNDIAL: A JUSTIÇA SOCIAL! Dividir melhor as riquezas e oportunidades. O mundo é dominado por uma minoria cheia de dinheiro que explora a mão de obra.(trabalho).

A ganância é tanta que o capitalismo está partindo rapidamente para a AUTOMAÇÃO QUASE QUE TOTAL dos meios de produção.

Pergunto: qual será o futuro da mão de obra? como o ser humano irá sobreviver?

São perguntas que não querem calar!.

"BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TUDO O MAIS VOS SERÁ ACRESCENTANDO"(idem vs. 33)

Que tal buscarmos a conversão de nossos corações? Mudando o coração do ser humano, ele, certamente, praticará a JUSTIÇA sobre a terra.

O maior problema do ser humano são o EGO e o PODER! A vaidade, as riquezas, a luxúria, são anti-valores que levam ao inferno almas que assim procedem. 

Todo poder vem de Deus!. O poder na terra, deveriam nossos governantes, entender, é MEIO para se praticar a JUSTIÇA SOCIAL e não para massacrar as pessoas, sobretudo, as mais fragilizadas.

AMAR É PARTILHAR! APRENDAMOS A PARTILHAR A VIDA COM OS OUTROS. EM SENDO ASSIM, TODOS SEREMOS FELIZES!

Que desça sobre Você e toda a sua família, a Bênção do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! Shalom!. Feliz e santo domingo a todos!.

(*)autor é Escritor, Amigo do Bem e Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse sempre: antonibigcuore.blogspot.com - BLOG BEM VIVER BRAZIL. 
(1) Bíblia Paulinas, edição pastoral pg. 1.245, nota de rodapé.








Nenhum comentário:

Postar um comentário