sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Culinária: Nhoque de Batata Doce e Linhaça

                                                                    


Antoni BigCuore*
Data: São Paulo,SP., 08.01.2016, às 16,19 horas
Edição: Blog bem Viver e Recanto das Letras

Aprendi hoje, na TV. Gazeta, na hora do almoço a seguinte Receita de Nhoque de Batata Doce com Farinha de Linhaça que compartilho com vocês.

RECEITA:
½ Kilo de batata doce cozida
100 gramas de Farinha de Linhaça Dourada
050 gramas de Azeite de Oliva
095 gramas de Fécula de Batata
Sal do Himalaia (a gosto).

MODO DE FAZER: coloque numa tigela todos os ingredientes, supra citados, e os misture e os amasse com as mãos. Isto posto, espalhe um pouco de farinha de trigo branca sobre a mesa e faça os rolinhos tipo lingüiça em cima de uma pedra de mármore (de preferência)   depois os corte em cubinhos em forma de 45 graus.

Enquanto se prepara tudo isso, a água já deve estar fervendo numa panela apropriada. Coloque todos os cubinhos na água fervente e depois de uns 10  minutos verifique a textura e os retire com uma escumadeira.(note que a batata doce já está cozida, portanto, não deixe muito no fogo).

Por quê batata doce?. Porque a batata doce tem menor índice glicêmico que a batata inglesa, portanto, é mais saudável e não engorda. (claro, evitem-se os abusos). De preferência para a batata doce de cor VERMELHA.

A linhaça contém uma substância que controle o índice glicêmico. Já a farinha de trigo branca, que a maioria dos bares e restaurantes fazem, ENGORDA e não tem fibras. A linhaça e batata doce são RICAS EM FIBRAS, portanto, são a melhor opção. 

O sal do Himalaia tem pouco sódio e mais minerais, portanto, bem mais saudável que o sal branco refinado.
(A batata também pode ser substituída por Cará ou Inhame. A farinha de linhaça pode também ser substituída pela Quinua em flocos.)

PREPARO DO MOLHO: para o molho sugerimos os seguintes ingredientes: tomate tipo italiano, cebolinha, salsinha, pimenta síria e um pouco de canela em pó. Coloque o molho depois de pronto sobre o prato do nhoque. A quantidade fica a critério de cada pessoa.

Sugerimos uma proteína animal, de preferência a carne de frango e uma bela salada com rúcula, almeirão, alface, tomate uva, cenoura etc., para acompanhar o saboroso nhoque.
É um prato SUPER SAUDÁVEL, nutritivo e NÃO engorda!!! (desde claro, que ingerido moderadamente!). Bom apetite!

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Sua tese se chama, A Homeostase da Personalidade, ou seja, o equilibro da personalidade, calcada em três fatores: Espírito, Mente e Corpo. Com estes três fatores harmonizados, a pessoa consegue o Equilíbrio de sua Personalidade.(vide meus Artigos no Recanto das Letras e Blog Bem Viver: (Equilíbrio Homeostático da Personalidade, Personalidade Homeostática e Saúde Integral).
Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário