sábado, 9 de maio de 2015

Evangelho do Domingo 10.05.2015 (Jo,15,9-17)


                                                                           


 Antoni BigCuore*
Data: 09.05.15, sábado às 15,05 horas.

                                  Anúncio do Evangelho (Jo 15,9-17)


“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 

15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.
17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
------------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DE A. BIGCUORE: Belíssimas as leituras desse domingo, dia das Mães. À guisa de ilustração, no capítulo 14 de João, Jesus pronuncia 23 vezes a palavra PAI.!!!
No versículo 6(seis) Eles diz: “ EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. Ninguém vai ao PAI a não ser por mim”.

O Evangelista João usa a metáfora da vinha narrar os últimos ensinamentos de Jesus, antes de sua paixão, dizendo que seu Pai era agricultor e Ele a vinha verdadeira. Quem permanecer ligado ao tronco da videira, PRODUZ muitos frutos, porque sem MIM, nada podeis fazer.

E no evangelho desse próximo domingo, Ele exorta os discípulos a PERMANECER em seu amor, assim como Ele permanece no amor do Pai. Exorta ainda que SE AMEM UNS AOS OUTROS, como Ele os amou e assim como o Pai O ama. Tudo isso para que? Para que a ALEGRIA de seus discípulos seja PLENA!.

Só amor que vem de Deus é pleno, pois ele é, acima de tudo, o AMOR GRATUITO, não exigindo nada em troca. O amor que o mundo se nos oferece, é um amor efêmero, falso, baseado essencialmente no HEDONISMO, e não num sentimento puro e verdadeiro!.

O Mestre fala do verdadeiro amor, que é o AMOR DE AMIGO. 16.”Não fostes vos que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que TUDO o que pedirdes ao Pai em meu nome ele vos dê”. ( pg.2.027, Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora).

Quais os frutos do amor que o Mestre preconiza?. São a paz, a alegria, a bondade, a partilha, a solidariedade, a justiça social, em síntese, o AMOR ensinado por ele a seus discípulos.  São os chamados 12 frutos do Espírito Santo, os quais recebemos ao ensejo de nosso Batismo. 

E lhes prometeu: o Espírito Santo, Paráclito, vos fará lembrar todas essas coisas. (o que aconteceu 50 dias após a Páscoa, em Pentecostes, quando efetivamente “a ficha” cai na mente dos discípulos e eles se lembram de TUDO o que o Mestre lhes ensinou em missão por essa terra. (Festa que celebraremos no domingo dia 24 de maio próximo).
Como diz João, “DEUS É AMOR”, QUEM PERMANECE NO AMOR PERMENCE EM DEUS, E DEUS NELE”.

Que desça sobre você e seus familiares e amigos, a BENÇÃO da saúde, física, mental e espiritual, do Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!. Feliz e santo domingo a todos(as)!. Shalom!

(*)A.BigCuore é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o pleneta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário