quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Evangelho do Domingo Dia 19.10.2014


Autor: Antoni BigCuore*

Data: 15/10/2014
Hora: 16,18 horas, 4ª feira.
Seguem-se abaixo as leituras deste domingo, dia 19 de outubro para a nossa reflexão.
Primeira Leitura (Is 45,1.4-6)
 
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.
4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.
Responsório (Sl 95)
 
— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
— Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!
Pois Deus é grande e muito digno de louvor,/ é mais terrível e maior que os outros deuses,/ porque um nada são os deuses dos pagãos./ Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
— Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,/ pois os povos ele julga com justiça.

Segunda Leitura (1Ts 1,1-5b)
 
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!
2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

EVANGELHO SEGUNDO MATEUS – 22, 15,21           
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 
“Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”
18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
                   __________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Neste evangelho notamos duas situaçoes bem distintas: o poder temporal e o poder espiritual. Os fariseus estavam sempre tramando formas de pegar Jesus em contradição, para condená-lo perante o Sinédrio.
Nessa passagem ele deixa bem claro. De quem é a figura inscrita na moeda? Eles respondem: de Cesar!. Então, dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. E o que é de Deus? Tudo, inclusive o próprio Cesar!.

Os fariseus estavam preocupados em se manter no poder e escravizam os pobres, impondo-lhes mais de 600 leis e rituais, que eles mesmos não cumpriam. Usavam o povo como massa de manobra e a pessoa de Jesus se constituia numa verdadeira ameaça a seus poderes.(tanto que posteriormente O mataram, crucificando-O numa cruz!).

Mas, Jesus, deixa bem claro que A SUA MISSÃO É ESPIRITUAL. Meu Reino não é desse mundo!, diz em outra passagem evangélica. Mas, não se omite em pagar tributo a Cesar (poder temporal) tanto que, manda Pedro pegar duas moedas que estavam num peixe, e pagar o tributo cobrado Dele pelos fariseus.
Semelhantemente, é a vida de todos nós cristãos deste mundo.

Estamos no mundo, mas NÃO somos do mundo!. Para sermos felizes AINDA nessa vida terrena (pois o céu e o inferno começam aqui), devemos PRATICAR aquilo que o Mestre JESUS nos pediu: AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. ISTO RESUME TODA LEI E OS PROFETAS!!!
                                     ____________________________

VER, JULGAR E AGIR – REFLEXÃO EM GRUPO
      
0.1.Será que em nossos empregos e em nossas comunidades, estamos vivendo como Jesus viveu? (como diz a música do Pe.Zezinho?)

02.Como estamos exercendo a nossa cidadania? Em nossas cidades, em nossos bairros? Somos atuantes em defesa da justiça social?

0.3.Pagamos (muito embora injustos) os impostos que o Estado se nos impõe?
0.4.Como cristãos, sabemos DISCERNIR bem o poder temporal do espiritual?

0.5.Qual passagem nos tocou mais intimamente? Cada membro do grupo emite a sua opinião para depois ponderá-la em conjunto.


(*)autor é escritor cristão católico e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Fonte: Textos bíblicos transcritos do portal C.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário