sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

"Tu és o Cristo, O Filho de Deus Vivo". 4


                                                                      


Antoni BigCuore*
Data: Alteração 22.02.2019, 6ª feira, às 09:50 horas
Local: São Paulo,SP.,Brasil.

                           (Mt. 16,13-20) (Mc 8,27-35)

O Evangelho de hoje, 22.02.2019, está previsto em Mateus 16, 13 a 20. Hoje, pela liturgia cristã católica, se comemora a Cátedra de Pedro. Cátedra quer dizer cadeira. O símbolo do comando da Igreja Católica, exercida pelo Papa. Atualmente, pelo Papa Francisco.
Vamos ao texto de hoje.

“Chegando Jesus ao território de Cesaréia de Filipe, perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Disseram: “uns afirmam que é Joo Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”.Então lhes perguntou: “ E Vós, quem dizeis que eu sou?”. Simao Pedro, respondendo, disse: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”.(grifo meu).

Jesus respondeu-lhe: “Bem aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei A minha igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” ( 1 )

TESTEMUNHO DA PALAVRA: “A pregação de Pedro começa quando afirma “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Esta profissão de fé foi-lhe revelada pelo Pai(Mt.16,17). Paulo insiste: “Combati o bom combate completei a carreira e guardei a fé.(2Tm 4,7). Essa fé sustentou a pregação. A força de sua proclamação da fé em Jesus era suficiente para conduzir à conversão. Diante da difícil conjunção entre os cristão vindos do paganismo e os cristãos vindos do judaísmo, souberam assumir as diferenças e conduzir a igreja na unidade da fé. Paulo lutou fortemente para defender os direitos da fé dos gentios, pois era um mandato de Cristo”. (cf. Deus Conosco, editora Santuário, mês Julho/18, pg.37, por Pe.Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.)

REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: pelo texto do evangelista, fica bem claro qual é a igreja fundada por Jesus   Cristo: aquele cuja cabeça começou com Pedro!!!
Sobre esta rocha ( do grego PETROS e em aramaico KEPHA) edificarei A MINHA IGREJA, diz o Mestre Jesus, ou seja, a ÚNICA igreja. O artigo definido “A”, deixa bem claro isso!.
Não estamos aqui interessados em criar polêmica e nem discutir religião, apenas esclarecer que a ÚNICA igreja biblicamente continuadora dos apóstolos é a CRISTÃ CATÓLICA. Isto, porém, não invalidada as demais denominações cristãs. O mais importante de tudo, é sermos DISCíPULOS DE JESUS!
Qual seja, PRATICAR tudo o que Ele ensinou através de suas palavras exaradas nos santos Evangelhos.

A nossa CAPACIDADE DE AMAR é que nos salvará! Que nada mais é do que ser batizado e ter fé em Jesus e, claro, no dia a dia, ter atitudes, gestos concretos de amor ao próximo. (ex. uma palavra amiga dita na hora certa; um abraço, um beijo, demonstração de solidariedade, sobretudo, na hora da dor, a caridade etc. etc.)
Pelo texto, fica claro que como se fosse Jesus passando uma PROCURAÇÃO a Pedro para cuidar do seu rebanho, quando Ele ascendesse aos céus, com a vinda posterior do Divino Espírito Santo, que guia a igreja até hoje.

A Igreja Católica, enquanto corpo místico de Cristo, é perfeita, santa e impecável!. Já a igreja hierárquica é composta de homens; e homens são falhos. Vejam o que  aconteceu com o  Papa Bento XVI, renunciou ao cargo, porque sentiu que alguns grupos de cardeais estavam criando grandes “resistências” à sua administração pastoral e temporal também. E, em vista de sua idade já avançada, optou corajosa e humildemente pela renúncia, conforme previsto no Artigo 332, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico, redigido por ele mesmo então Cardeal Joseph Ratzinger, no tempo do Papa João Paulo II.

                     TUDO PASSA. SÓ DEUS PERMANECE!.

A igreja católica, ao longo da história passou por várias crises, já teve até três Papas, um em Roma, outro na França, e outro em Pisa, Itália, entre 1.309 e 1.377. A residência do Papado mudou de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado, pelo rei Francês para residir em Avignon. Em 1.378, O Papa Gregório XI, voltaria para Roma onde faleceria. E teve também um anti-papa em Pisa, Itália.

O Cisma acabou com o CONCÍLIO DE CONSTANÇA, em 1.417, quando o papado foi reestabelecido em Roma.( 2 ) 

Quer crise maior que essa? E, a Igreja Católica, nunca foi e nunca será destruída, pois Ela é guiada pelo próprio Espírito Santo;  é Ele  que procede do Pai Celestial e do Filho Jesus Cristo, o Verbo (palavra) encarnada. Ela foi avalizada pelo próprio Jesus, quando, no texto supra, diz que “...as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela”.
DEUS abençõe a todos nós cristãos e não cristãos para que o melhor aconteça nesse mundo tão atribulado e cheio de violências!. A paz começa no coração humano, não nos esqueçamos disso!.
DEUS SEJA ETERNAMENTE LOUVADO E GLORIFICADO, EM NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO, AMÉM!

Fonte: ( 1 ) – Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora, pg. 1.869/870. (2) Wikipédia
(02) Bíblia Paulinas, edição pastoral, pg. 688/689.

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seus blogs evangelizadores: BLOG BEM VIVER BRAZIL – http://antonibigcuore.blogspot.com (auto conhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - São Paulo, Brasil.
(texto original 23/08.2014, alterado 02.07.2017/ 01.07.2018 e 22;02.2019).









Nenhum comentário:

Postar um comentário