domingo, 9 de abril de 2017

Domingo de Ramos.(Mt.21,1-11 e Mat. 26,14-27-66)



                                                  


 Antoni BigCuore*


Data:  09.04.2017.(domingo)



Neste domingo de Ramos, a liturgia se nos apresenta os seguintes textos para a reflexão dos cristãos. Apresentamos a sinopse dos mesmos.


PRIMEIRA LEITURA – Profeta Isaías, 50, 4-7. “O Senhor deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Aos que me feriram, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros. Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio (...)


SEGUNDA LEITURA – FILIPENSES, 2, 6-11. “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens”. (...)


SALMO 22(21) – “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Apresar de meus gritos, minha prece não te alcança!. De dia eu grito, meu Deus, e não me respondes. Grito de noite, e não fazes caso de mim!. E tu habitas no santuário, onde Israel te louva! 11.Fui entregue a Ti desde o nascimento, desde o ventre materno Tu és o meu Deus”. 12.Não fiques longe de mim, que a angústia está perto, e não há ninguém para me socorrer.

_________________________________________________

EVANGELHO – MATEUS 26, 14-27-66. Judas se encontram com os sacerdotes e contratam a entrega de Jesus, ao preço de trinta moedas de prata. O Mestre Jesus diz a seus discípulos que uma pessoa iria traí-lo. Todos atônitos perguntavam: acaso sou eu Mestre?. Judas se apresenta e Jesus o confirma como o traidor.

Era a última Ceia com seus discípulos quando fica INSTITUIDA A SANTA EUCARISTIA!. Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu a seus discípulos dizendo: 


“TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO”. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: “BEBAM dele todos, pois ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS.”(grifos meus).

_________________________________________________

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE.  Isaías o que mais profetiza sobre a vida de Jesus, dá as pistas do Servo Sofredor, falando de Jesus, isto 500 A.C. Todas as profecias sobre o Mestre Jesus, foram realizadas! E o que mais profetizou sobre a vida de Jesus, foi, sem dúvida, o Profeta Isaías. No texto supra,  resume todo o sofrimento que o aguardava.


Paulo nos fala, da humildade do Mestre que, mesmo tendo também e, principalmente, a natureza Divina, não se prevaleceu dela, mas aniquilou-se até à morte, e morte de cruz. Tudo isto para se cumprir as Sagradas Escrituras.

O Sinédrio reunido, encontra “argumentos” para condenar Jesus. E decidem pela sua morte.


Toda pessoa tem um pouco de Judas. Como humanos, somos fracos e nos momentos de tribulações, chegamos até a NEGAR Jesus e seus ensinamentos.

Porisso, que Ele institui a Santa Eucaristia, como o Sacramento mais importante da vida cristã, que serve de alimento tanto para o corpo e, sobretudo, para a alma.

Pois Jesus, conhecia muito bem a fragilidade humana e, porisso, institui a SANTA EUCARISTIA COMO SACRAMENTO PERPÉTUO. A NOVA E ETERNA ALIANÇA, conforme está nos cânones da Igreja Cristã Católica Apostólica Romana.

Todos os cristãos devem de preparar bem para a Semana que se inicia hoje. Desde já desejo a todos os cristãos de homens de boa vontade, uma Santa e Feliz Páscoa, com Jesus na mente, coração e alma!



(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Divulgue seu BLOG BEM VIVER – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).




Nenhum comentário:

Postar um comentário