domingo, 11 de outubro de 2015

Reflexão Sobre o Evangelho do Domingo, 11.10.2015

                                                                  

Antoni BigCuore*
Data: 11.10.2015, domingo, às 11,22 horas.
Local: Brazil, São Paulo, S.P.

                        Anúncio do Evangelho (Mc 10,17-30) 

Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.

Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”

Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna”. ( 1 )
-----------------------------------------------------------------------------------------------
LECTIO DIVINA – LEITURA ORANTE DA PALAVRA. Elementos do cenário: jovem rico, burcalho de uma agulha, acumulação de riquezas, para Deus tudo é possível.
Diz o texto que um homem ajoelhou-se diante de Jesus, e lhe pergunta o ele devia fazer para ganhar a vida eterna. O Mestre faz a catequese: observe os mandamentos da Lei de Deus. Não mate; não roube; não cometas adultério etc.

Ao que o homem argumentou: tudo isso eu já tenho feito. Ao que o Mestre lhe diz: Uma coisa lhe falta. Vai vende todos os seus bens e os distribua aos pobres e depois me segue. O homem ficou triste porque tinha muitos bens!
Essa pessoa estava acostumada a ACUMULAR riquezas e o que Jesus sugere é COMPARTILHAR os bens, tanto materiais como espirituais.

Se alguém quiser ser verdadeiramente DISCÍPULO de Jesus, é imperativo despojar-se de si mesmo numa atitude humilde de sempre procurar compartilhar a vida e tudo de bom e também de ruim que ela(vida) se nos oferece.

“Jesus lhe propõe passar para o verbo “compartilhar”: sua vida com Jesus (discipulado) e sua riqueza com os pobres. A salvação é um DOM DE DEUS e condividir a vida com Jesus e com os pobres (boa notícia) tem sua recompensa neste mundo e depois na vida eterna. A opção pelos pobres não exclui os ricos; são os ricos os que se autoexcluem por não optar pelos pobres. A não equitativa redistribuição da riqueza no mundo é um pecado “multinacional” que dia após dia se acumula até o céu. (Ap 18,5). ( 2 )

Para finalizar, notem o que Jesus promete: quem deixar sua casa e sua família, por CAUSA DE MIM e do EVANGELHO, receberá cem (100) vezes mais, porém com tribulações, e o prêmio da Vida Eterna!!!
PARA REFLETIR: Compartilhar ou Acumular egoisticamente os bens?. Qual a nossa escolha? Seguir Jesus, pressupõe renúncia de muitas coisas desse mundo. Para ganharmos a vida eterna, é imperativo ter um coração compassivo que nos impulsione ao irmão(a) codivir tanto os bens materiais como os espirituais.

Que desça sobre você, sobre sua família, sobre seu trabalha ou estudo, a BENÇÃO, do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo!. Amém!

Fontes: (1 ) texto transcrito do portal CN. ( 2 ) Bíblia Ave Maria, guia de estudos, página 1.601.
(*) autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).



Nenhum comentário:

Postar um comentário