quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reeducação Alimentar: Questão de Saúde Pública


Antoni BigCuore*

Sempre quando posso, ouço o Programa da Dra. Maria Salette, psicóloga e nutricionista, pelas ondas da Rádio 9 de Julho Católica de São Paulo.De segunda a sexta-feira, das 5,30 às 7,00 horas. (acesse pela internet: http://www.bastidoresdoradio.com/ – depois clik em rádios ao vivo).

E, toda quarta-feira, ela traz um convidado muito especial, o Dr. Sidiney Federmann, Oncologista  de São Paulo. Ele é funcionário da Secretaria da Saúde do Estado e, por isto, tem uma certa independência para falar o que o Povo precisa ouvir e praticar, em matéria de saúde pública.

Ele sempre diz que trocou o bisturi pelo microfone pois, assim, pode salvar muito mais vidas. E o que ele sempre diz incansavelmente é que, muitas doenças, podem ser evitadas, simplesmente trocando os cereais brancos pelos CEREAIS INTEGRAIS.
Por que isto? Porque os cereais integrais são RICOS EM FIBRAS e, elas, evitam o câncer, sobretudo, dos intestinos, uma vez que as fibras absorvem as gorduras saturadas, evitando, assim, o entupimento das artérias.

Diz ele em seu texto baseado na M.N.T. (Medical Nutrition Therapy): “os cereais integrais como o arroz integral, o pão, o macarrão, as bolachas etc. feitos com a farinha de trigo integral e as farinhas de cereais integrais são totalmente benéficos devido ao seu conteúdo em inibidores da carcinogênese, como o selênio, ácido fólico, pentosan e ácido fítico. O ácido fítico (inositol hexafosfato), por exemplo, impede o crescimento de câncer de cólon”. ( 1 )

O arroz integral, por exemplo, (eu como todos os dias) é rico em Cálcio e fibras e vitaminas do complexo B. Excelente para o emagrecimento porque ele acelera o metabolismo, devido as fibras. Eu, particularmente, dou o meu testemunho: até a qualidade do meu sono melhorou, em função, do ácido fólico que ele contém. (vida matéria neste Recanto e no meu BLOG BME VIVER, sob o titulo de Arroz Integral.).

Outro dia, eu e minha esposa, fizemos pizza com farinha integral. Ficou uma delícia!!!. Comi quase a assadeira inteira!. Ela fica um pouco mais escura, mas super saudável. Todos os nutrientes permanecem na farinha integral.
Coloca-se bastante tomate (de preferência o tomate tipo italiano pêra)bem maduros, os quais são ricos em “licopeno uma substancia altamente antioxidante que previne o câncer de próstata, inclusive.

Outra coisa que o Dr.Sidney sempre fala, é a substituição do leite e seus derivados! Eles são cancerígenos provados já em varias pesquisas nos Estados Unidos. Substituí-los pelo “Tofu”, o queijo de soja. Calma! Já sei! Você já pensou... mas o “tofu” é horrível! Sem gosto! Depende de como  você o prepara. Faça um patê com grão de bico que é rico em triptofano(o aminoácido que evita a depressão), ou com sardinha, com ovo, com atum, com bastante cheiro verde e azeite extra virgem. Bate tudo no liquidificador e se tem um patê hiper saudável.

Para substituir o Cálcio do leite e derivados, usam-se: o arroz integral todos os dias, o gergelim que é rico em cálcio, a salsinha, até aquela parte branca da melancia e melão são ricos em cálcio. Você sabia?

Gente eu fico pasmo em ver que as nossas crianças e jovens, estão cada vez mais obesos!!! Por que isto? Porque so comem “tranqueiras”, tais como, os malditos salgadinhos e refrigerantes!!! As mães modernas, infelizmente, pela necessidade de sobrevivência trabalham fora e “socam” quaisquer coisas nos filhos ou mesmo os deixam nas mãos de empregadas semi-analfabetas que quase nada entendem de alimentação natural.

Eu, desde a minha adolescência,  fui tendo inclinação por uma alimentação basicamente vegetariana.(é de minha índole). Sempre gostei de frutas, verduras e legumes. Como carne vermelha bem magra de apenas duas vezes por semana. Como mais peixe: atum, sadinha escabeche, salmon quando está com o preço em conta, peito de frango etc. Faço em casa, de vez em quando, pão integral e nos demais dias compro no supermercado.
Os peixes, no geral, são ricos em triptofano, o aminoácido que vira serotonina no sangue, evitando, assim, que a depressão surja.

Já que se está discutindo, no Congresso Nacional, um novo imposto para a saúde, fica aqui a minha sugestão ao Sr.Ministro da Saúde, para que incentive, através do SUS., Prefeituras e Estado, a fazerem uso dos cereais integrais. Assim, as empresas serão quase que obrigadas a mudar a sua linha de produção.

Eu já noto, nas gôndolas dos supermercados, cada dia mais produtos naturais, saudáveis. É uma tendência internacional, em virtude do incremento de cânceres em todo planeta.

Outra coisa que noto, é que os produtos, sobretudo sucos e outros produtos, com excesso ou de açúcar ou de sal.! Incrível!!! O Sal retém liquido do corpo e faz a pressão subir. O mesmo ocorre com o excesso de açúcar que provoca, inclusive, o aumento do mau colesterol, o L.D.L.

Na medida do possível, tenho feito a minha parte, sempre mandando emails para as empresas, alertando-as para o excesso de sal e açúcar.

Faça você o mesmo! Vamos juntos nesta “luta”? Vamos melhorar a saúde do povo, divulgando os produtos naturais?
Aqui, em São Paulo, na zona cerealista, compram-se a preços bem razoáveis toda linha de produtos naturais. É onde, todo mês, eu faço as minhas compras.

Minha esposa emagreceu bem, só comendo, todos os dias, o arroz integral. Faça a experiência! Claro, tudo isto que falei, aliado a um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, ou seja, fazendo-se diariamente exercícios físicos. Podem ser feitos ate mesmo em casa alguns alongamentos!
É isto. Estou à disposição de meus leitores e leitoras para maiores esclarecimentos. Meu mail: antonibigcuore@uol.com.br

Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!
SAÚDE COM DEUS NO CORAÇÃO!!!

                                                       *****
Fonte(source): 1 – Apostila Culinária p.Prev. do Câncer e Outras Doenças, pg. 2, ano 2.003. Dr.Sidiney Federmann.
(*)autor é Escritor em São Paulo,Brasil. Autor is writer in Brazil, São Paulo,sp. Acess your BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário