sábado, 17 de novembro de 2018

INSÔNIA: SEUS MALES E CURA



Antoni BigCuore Casagrande*

Data: SP.sp. 16.11.2018
Hora: 11:49 hrs.
Local: São Paulo,SP.Brasil

Existem dois tipos de insônia: a primária e a secundária. A primária é quando a pessoa tem dificuldade para inicializar o sono. A secunda quando a pessoa tem dificuldade de entrar no sono profundo, a chamada fase REM. do sono. (rapid eyes movement) movimento rápido dos olhos.

No Brasil 40% tem problemas de distúrbio de sono. Mas o problema é mundial. Uma grande parte da humanidade sofre de distúrbios do sono, segundo a OMS. (Organização Mundial da Saúde).

À guisa de ilustração, vamos mencionar o mecanismo do sono. O sono é regido pelo o hormônio que se chama MELATONINA. Ela é segregada pela glândula pineal. Por causa dos raios solares, ela não é segregada durante o dia.
Ela, segundo especialistas, começa a ser “fabricada” pela pineal, a partir das 21 horas, e em ambiente bem escuro. (portanto, ao ir ao banheiro, uso uma lanterna com luz vermelha para não atrapalhar o fluxo da melatonina).

DICAS: Não tome refrigerantes à noite, sobretudo, o de cola pois contém fenelanina que é um aminoácido que deixa a pessoa “ligada”, ou seja, aciona o mecanismo de estado de alerta.(refrigerantes em geral, contem esta substância).

O quarto deve ser arejado e escuridão absoluta. Não deixar televisão no quarto, computador, nada que emita luz. O colchão deve ser macio, bem como o travesseiro. Eu uso travesseiro de espuma de silicone que é muito bom. O único que eu me adaptei.

Para ver televisão à noite, o ideal é ter um óculos bloqueador do RAIO AZUL (blue blocker). O raio azul sinaliza para o cérebro que é dia. Ele entra pela retina dos olhos e aumenta o estado de alerta. Eu uso meu óculos de sol com proteção e funciona também a contento. Ele bloqueia os efeitos do raio azul.

ALIMENTOS: à noite ingira somente coisas leves. Saladas, queijo branco, frutas (sobretudo a banana que contem além da Vitamina B-6, ela contém também Magnésio, e sobretudo o TRIPTOFANO, um aminoácido essencial (os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo NÃO PRODUZ, e têm que ser ingeridos de fontes externas) que é considerado a matéria prima da Seretonina, o hormônio que regula o sono, sexo e bem estar. Eu como 1 hora antes de dormir uma banana prata. (prefira a prata que é mais leve. A nanica é indigesta).

Todos os derivados de leite, contém triptofano. A banana, grão de bico, castanhas em geral, germe de trigo, arroz integral, peixes, músculo de primeira etc. ajudam na qualidade do sono devido ao triptofano. Existe, também, o 5HTP.(hidroxi.triptofano que pode ser feito em farmácia de manipulação. Ele é ótimo contra a ansiedade, é relaxante natural e ajuda no sono).

ESPIRITUALIDADE: orar antes de dormir é ótimo contra insônia. Está provado em pesquisas nos Estados Unidos, que a oração ajuda inclusive na recuperação mais rápida do paciente. Agradeça a Deus por mais um dia, e peça-lhe que conceda a você uma noite tranquila e um sono reparador. Leia o Salmo 4,9).
============================================================
“APENAS ME DEITO, LOGO ADORMEÇO EM PAZ, PORQUE A SEGURANÇA DO MEU REPOUSO SÓ VEM DE VÓS, OH  SENHOR”.(Salmo 4,9).
============================================================
ORAÇÃO: Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo, venho neste momento Te pedir que restaure todo o meu ser: o meu corpo, a minha mente e o meu coração. Restaure toda a minha vida emocional, sobretudo, deletando de minha mente subconsciente todos os traumas de infância, medos, sustos e ansiedades.

Tu sabes Senhor Deus, quando a minha insônia começou. Peço-te pelo teu Espírito Santo, que delete tudo o que for negativo no meu inconsciente para que eu possa ter um sono reparador e tranquilo.

Eu confio em tua misericórdia, oh, Senhor meu Deus!. Cura-me, liberta-me de todos os meus pecados e males físicos, espirituais e emocionais. Que eu seja, doravante, uma NOVA CRIATURA, oh Deus de bondade e Misericórdia!.

Porisso, já agradeço porque confio e sei, que Tu me darás definitivamente a cura!
Louvado seja o Teu Santo nome! Agora e para todo o sempre, amém!!!

(*) autor é Escritor e Comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (mensagens de autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário