terça-feira, 10 de abril de 2012


SACARINA E CICLAMATO DE SÓDIO CAUSAM CÂNCER

Antoni BigCuore*


Fui há pouco até à minha médica para pegar duas receitas de meus remédios contínuos. Na volta passo numa lanchonete para tomar um suco de laranja.

Vejo em cima do balcão um frasco de adoçante (aquele que o artista da televisão diz que deixa “magrinho”). Daí eu pergunto ao atendente, você sabia que este adoçante causa câncer e que está proibido nos Estados Unidos, Japão e França?

Ao que ele pronto me respondeu: ____sabia! Inclusive, conheço uma senhora, cujo médico a mandou tomar a própria urina para ver o efeito do ciclamato (ela tomava rotineiramente). A urina, aduziu ele, era super doce!

Mas, semanas atrás, o Jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, trouxe no caderno de saúde, “Viva Dez”, de 01 de Abril de 2.012, domingo, a notícia sobre os adoçantes artificiais. Todos eles, sem EXCEÇÃO, são cancerígenos!!!

Cito a notícia por inteiro, abrindo aspas: “Ciclamato de sódio – Provém do ácido ciclo hexano sulfânico, derivado do petróleo. Assim a sacarina, não tem calorias e pode ser usado em casos de restrição de açúcares, mas também não é recomendado para hipertensos. Encontrado em REFRIGERANTES ZERO e adoçantes. Pesquisas científicas apontam que o consumo de ciclamato pode causar câncer e tumores e, por conta disso, foi PROIBIDO em países como Estados Unidos, Japão e França”. (grifos meus)

“Sacarina – Criada em 1879, é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Está presente em REFRIGERANTES ZERO e produtos adoçantes. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias. Por conter sódio, não é indicada para hipertensos. Pesquisas associavam o uso de sacarina ao surgimento de câncer, mas sem evidências conclusivas.” (grifos meus).

Eu já sabia, pois tenho um livro de um médio americano, ortomolecular, Dr. Earl Mindell, dos anos 80, do século passado, onde ele afirma ser a sacarina e ciclamato de sódio, cancerígenos!.

Como eu já sabia, AGORA, mais do que nunca, aboli os adoçantes artificiais de minha dieta. Voltei com o açúcar mascavo ou demerara( escuros), tomo pouco e NÃO ENGORDA!
Faço exercícios físicos regulares,(como também muitas fibras) portanto, neutralizo tranquilamente a ação de açúcares no sangue. E outra, dica boa, eu tomo chá de CARQUEJA todos os dias pós almoço. É ótimo e EMAGRECE!!!

Outra coisa que aboli de minha dieta: os refrigerantes!!!. Só tomo suco natural e priorizo comer as frutas, digo, COMER, pois são ricas em fribras e elas representam um grande papel no metabolismo, pois as gorduras grudam nelas e, depois, são eliminadas pelas fezes.

Portanto, o bom senso nos recomenda usar somente ADOÇANTES NATURAIS, tipo estévia, frutose e sorbitol.
A escolha é só sua, minha querida leitora ou leitor! Escolha o melhor, pois com saúde não se brinca!!! E o peixe morre pela boca!!!

(sp.sp.09.04.2012, 2ª feira, às 12,29 hrs.). (*)autor é Amigo do Bem e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.  Fez cursos livres de nutrição para desenvolver a sua tese do EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE. Ver artigo com o titulo neste Recanto: Equilíbrio Homeostático da Personalidade e Personalidade Homeostática. Gerente do BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) – Seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore



3 comentários:

  1. E o peixe morre pela boca!!! Bela expressão!!!
    E, quando o peixe, morre pela rede ou arpão???

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge pelo carinho de seu comentário. Veja voce que até a Coca Cola,já lançou uma linha de seu maior produto, adoçado com ESTÉVIA!!! O consumidor é quem manda! Enquando houve gente consumindo este "junk foods", o status quo não muda. A partir do momento em que o consumidor ficar mais exigente a indústria tende da mudar para melhor! O tempo dirá...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir