sábado, 25 de agosto de 2018

O Espírito Vivifica, mas a Carne é Fraca.(Jo,6,60-69)


Antoni BigCuore*
Data: 24.08.2018
Local: São Paulo,SP.,Brasil


Evangelho do Domingo, 26.08.2018


Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida (Jo 6,63.68).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”

Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza?
Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?
O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.

Mas há alguns entre vós que não crêem”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
Ele prosseguiu: “Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”.

Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.
Então Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”
Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”
Palavra da Salvação.( 1 )
_______________________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Na primeira leitura, o profeta Josué diz ao povo...”escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a que serviam os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos ao Senhor
(Josué,24, 15).

A grande pergunta para nós hoje é: a quem devemos servir: a Deus ou ao mundo?
Escolhemos a salvação que vem de Deus ou vamos continuar nos iludindo com as coisas que o Malígno se nos apresenta?

O Mestre Jesus, encosta os discípulos na parede, dizendo: vocês também não querem se retirar? Ao que Pedro diz: “Senhor, a quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”.
Os judeus eram tão apegados as leis e normas humanas, que achavam as Palavras do Mestre, DURAS demais para serem seguidas.

“As palavras que vos tenho dito, são espírito e vida”!.
Muitos cristãos ainda hoje, dizem que é difícil seguir Jesus. Eles querem um Jesus “light”, uma religião como mera convenção social e não querem MERGULHAR DE CABEÇA nas Palavras de Jesus.

A fé em Jesus, implica não só em eu acreditar Nele e em seus palavras. Muito mais que isso, implica eu assumir não só o seu DISCIPULADO, bem como me comprometer, a partir desta convicção pessoal, a ser um Evangelizador.

Tenho que ser COERENTE com a minha fé em Jesus. Oração leva à ação. Ou eu assumo integralmente a minha vocação de cristão ou vou continuar cambaleando dentro de um “barco” de papel....
“Tudo é possível para aquele que crê! Vamos nos decidir enquanto há tempo, pois amanhã será tarde demais!.

Que desça sobre você e toda a sua família, a benção do Deus, rico em Misericórdia, Ele que é + Pai, + Filho e + Espírito Santo!, amém! Um feliz e santo domingo a todos!

(*)autor é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(1) texto capturado do portal: catolicoorante.com.br

sábado, 18 de agosto de 2018

A Assunção de Maria.(Lucas, 1, 39-56)


A Assunção de Maria.(Lucas 1,39-56)
EVANGELHO DO DOMINGO 21/08/16(Assunção de Maria)- 2
Antoni BigCuore Casagrande*
Data: 18.08.2018
Local: Brasil, São Paulo,SP.
__________________________________________________________

            Assunção de Nossa Senhora ao Céu
__________________________________________________________
O evangelho desse domingo, a Igreja celebra a Assunção de Maria. Está previsto em Lucas, capítulo 1, versículos de 39 a 56.
Maria parte no lombo de um burrinho, nas regiões montanhosas, e se dirige às pressas, a uma cidade da Judéia. Ela entra na casa de Zacarias, esposo de Isabel, que estava grávida, visando a lhe trazer a sua solidariedade.

 Quando Isabel ouve a saudação de Maria, a criança no seu ventre exulta de alegria e Isabel fica cheia do Espírito Santo.
 E num grande grito exclama:
“VOCÊ É BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES,
e é bendito o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre!. Bem aventurada aquela que ACREDITOU, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu”. ( 1 )

Depois Maria, proclama o Magnificat, o verdadeiro Canto dos Pobres. Deus, através de Maria, demonstra todo o seu apreço e carinho para com os pobres e oprimidos.
Porque em sua época e, mesmo nos dias atuais, os pobres, que são maioria no mundo, são sempre os mais sofridos e oprimidos pelos poderosos.

O “Fiat” (sim) de Maria ao Projeto de Deus, nos deu a liberdade de sermos chamados Filhos de Deus. Ela não é deusa, mas é considerada pelo teólogos, como Co-Redentora da Humanidade. A maior Intercessora que temos no Céu.

Ele é a primeira Discípula e primeira Cristã. Ela é a Medianeira de todas as graças!. Imaculada, Rainha dos Anjos e de todos os Santos! Mulher especialíssima, escolhida por Deus, antes da criação do mundo!. É uma pena que os nossos irmãos “evangélicos”, não entendem isso.

Até mesmo, MARTINHO LUTERO, que era monge beneditino, criador do Protestantismo, NUNCA falou mal de Maria, pelo contrário, ela tinha grande devoção à Mãe de Deus e nossa Mãe.

O que aconteceu é que, ao longo da história, os pastores evangélicos foram incutindo na mente de seus discípulos quase que um “ódio” ao culto de Maria Santíssima. Afinal, será que eles não têm Mãe? Ou nasceram de “chocadeira?".
___________________________________________________________
                                      UM POUCO DE HISTÓRIA
___________________________________________________________
Nossa Senhora foi elevada ao céu de corpo e alma após sua morte, fenômeno  que a Igreja,  desde os primeiros séculos,  chama de "dormição"; isto é, a morte de Maria, se ocorreu como um suave sono.
A Assunção de Nossa Senhora difere da Ascensão de Nosso Senhor; Jesus Cristo subiu ao céu por seu próprio poder, enquanto sua Mãe foi assunta ao céu pelos Anjos, ou seja,  pelo poder de Deus.

Ora, há vários argumentos racionais em favor da Assunção de Nossa Senhora, primeiramente, havendo entrado de modo sobrenatural nesta vida, seria normal que saísse da mesma maneira, esse é um princípio de harmonia nos atos de Deus.

Se Deus a quis privilegiar Imaculada Conceição, tanto mais normal seria completar o ato na morte gloriosa. Nosso Senhor tomou a humanidade do corpo de sua Mãe; sua carne era a carne de sua Mãe, seu sangue era o sangue de sua Mãe; como permitir que sua carne, presente na carne de sua Santíssima Mãe, fosse corrompida pelos vermes e tragada pela terra ?

Ele que nasceu das entranhas amorosíssimas de Maria Santíssima permitiria que essas sofressem a podridão do túmulo e o esquecimento da morte ?

A Assunção de Maria, foi transmitida pela tradição escrita e oral da Igreja; ela não se encontra explicitamente na Sagrada Escritura, mas está implícita. Vejamos as citações abaixo:

“Eu porei inimizade entre você e a mulher, entre a descendência de você e os descendentes dela. Estes vão lhe esmagar a cabeça, e você ferirá o calcanhar deles" (Gn 3,15).

Este trecho do Gênesis, chamado de protoevangelho, é o primeiro anúncio do triunfo de Cristo sobre Satanás e, juntamente com Ele, a vitória de Maria, a mulher que esmaga a cabeça da serpente. Como nova Eva, a Virgem Maria está estreitamente unida ao novo Adão, Jesus, na sua luta contra o pecado e no seu esplendor sobre a morte.

"Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você" (Ex 20,12). Sabemos que Cristo foi o mais perfeito cumpridor dos mandamentos, portanto, além de honrar o Pai, deveria também honrar a Mãe. Qual o filho que, tendo o poder de livrar sua mãe da morte e da corrupção, não o faria ?  Um filho que abandonasse a própria mãe desta forma não a estaria desonrando ?

"Filhas de reis saem ao seu encontro. De pé, à sua direita, está a rainha, ornada com ouro de Ofir. Ouça, filha, veja e incline o seu ouvido: esqueça o seu povo e a casa de seu pai, pois o rei se apaixonou por sua beleza.

Prostre-se na frente dele, pois é o seu senhor! Entra agora a princesa, belíssima, vestida com pérolas e brocados. Eles a levam perante o rei, com séquito de virgens, e suas companheiras a seguem. Com júbilo e alegria a conduzem, e elas entram no palácio real” (Sl 45(44), 10-12.14-16).

 Neste texto os Santos Padres viram a Virgem Maria em sua entrada triunfal na glória, aproximando-se do trono do Rei imortal, Cristo Senhor.

Qual filho, podendo, não preservaria sua Mãe da morte ?
A dignidade de Filho de Deus feito homem exigia que não deixasse no túmulo Aquela de quem recebera o seu Corpo Sagrado. Nosso Senhor Jesus Cristo, por assim dizer, preservando o corpo de Maria Santíssima, preservava a sua própria carne.

Como seria possível que o Filho, tendo sido unido à sua Mãe em toda a sua vida, na sua infância e na sua dor, não se unisse à Ela na sua glória ?
Que recompensa o Pai não teria dado aquela que por Ele mesmo tinha sido eleita para ser a Mãe de seu Filho unigênito ?  Se é impossível descrever a magnificência do céu, é impossível também, fazer idéia adequada da glória que Maria Santíssima possui desde o dia da Assunção.

Sempre foi crença pacífica dos fiéis na igreja que o corpo da Virgem concebido imaculado, sem a nódoa do pecado original, corpo que não conheceu sombra do pecado, corpo que foi o berço, onde tomou carne o próprio Verbo de Deus ao fazer-se homem, não podia estar sujeito à corrupção mas devia ser glorificado junto com a alma na glória celeste.

Esta festa, celebrada no dia 15 de agosto, objeto de culto há muitos séculos, foi solenemente definida pela autoridade suprema da Igreja, o Papa Pio XII. Foi uma verdadeira apoteose tanto na Praça de São Pedro em Roma como nas outras cidades do mundo católico, quando o Papa decretou o dogma; não foi uma decisão tomada de um dia para o outro, mas o fruto maduro de um longo processo de aprofundamento da Escritura e da Tradição. Eis suas palavras:

" ... e pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma de fé revelado por Deus que: a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada à glória celeste em corpo e alma" (O dogma da Assunção foi proclamado em 01/11/1950, por meio da Constituição Apostólica "Munificientissimus Deus").

Tenham todos um feliz e santo domingo! Que a bênção do Deus, rico em Misericórdia, desça sobre Você e seus familiares, em nome do Deus Pai, do Deus Filho, Jesus Cristo e o Deus Espírito Santo.Amém!
___________________________________________________________
(*) Antoni BigCuore Casagrande é escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu Blog Bem Viver Brazil – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(1) Bíblia Paulinas, edição pastoral, páginas: 1.310/311.(grifos meus)

__________________________________________________________________



domingo, 12 de agosto de 2018

God´s Word. Gospel of Sunday, 2018,08,12

Antoni BigCuore*

                                                      Gospel - John 6: 41-51

Hallelujah, hallelujah, hallelujah.
I am the living bread that came down from heaven; whoever eats this bread will always live. I am the living bread, descended from heaven, amen, hallelujah, hallelujah! (Jn 6,51)


"Proclamation of the Gospel of Jesus Christ according to John
At that time the Jews began to murmur about Jesus because he had said, "I am the bread that came down from heaven." They commented: "Is not this Jesus the son of Joseph? Do not we know your father and mother? How then can you say it came down from heaven? "

Jesus answered, "Do not murmur among yourselves. No one can come to me if the Father who sent me draws him not. And I will raise him up on the last day. It is written in the prophets, 'All shall be the disciples of God.' And every one that heareth the Father, and is instructed by him, cometh unto me. Not that anyone has ever seen the Father. Only the one who comes from God has seen the Father. Verily, verily, I say unto you, He that believeth hath everlasting life.

I am the bread of life. Your fathers ate the manna in the wilderness, and yet they died. Behold the bread that cometh down from heaven: he that eateth of it shall never die. I am the living bread that came down from heaven. Whoever eats this bread will live forever. And the bread that I will give is my flesh given to the life of the world. " - Word of salvation. "(1)
__________________________________________________________________________
A. BIGCUORE´S REFLECTION.The present gospel is a continuation of the Eucharistic catechesis of John the Evangelist.

The Jews did not accept the novelty introduced by Jesus. They ate the manna in the desert and died. To the Jews this statement was shocking to the religion of Moses.

The new one is always "menacing" because it took them out of the comfort zone. Jesus, the new wine, as he himself says, He came to perfect the Old Law of the Jews and not revoke it !.
But they felt threatened. And when the Master says that he is the "BREAD LIVING UNCUT OF THE CEU": whoever eats this bread will live forever. And the bread which is my flesh given to the life of the world "(v. 51), the Pharisees were furious. But is not he the carpenter's son? Son of Joseph? And how could it have come down from heaven? (note the prejudice of the Jews).

They clung to a religion purely RITUALIST and forgot the essential that is Love, compassion, mercy. Says the prophet, Hosea, "I want mercy and not sacrifice."
That is why it is essential for every Christian to participate weekly in the Holy Eucharistic Celebration, which is an update of the Last Supper. Sacrifice and Resurrection of Our Lord Jesus Christ.

"Take and eat this is my body. Drink and drink this is my blood (Luke 22).
For every Christian, the Holy Sacrament of the Eucharist is the bread of the angels, the eucharistic bread that gives us strength, increases our faith, to continue our journey towards our Heavenly Father.

But, most importantly, it is NOT to selfishly hold this bread in our hearts, but to distribute it to our fellow men. Receive it for free, give it for free. The Eucharistic bread is for everyone! We should always share it with our brothers and sisters.

Let it come down upon you and your family, the blessing of God, rich in mercy, He who + Father, Son + and Holy Spirit +, amen!

(*) author is writer and communicator of the gospel of Jesus Christ to the whole planet. Know his BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (self-knowledge, spirituality and healthy life). Also his poetic and philosophical link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
Tool: Google Tradutor.

sábado, 11 de agosto de 2018

Palavra de Deus. Evangelho do Domingo, 12.8.2018.

PALAVRA DE DEUS. EVANGELHO DO DOMINGO 12.08.2018

EvangelhO - João 6,41-51

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão vivo, descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver. Eu sou o pão vivo, descido do céu, amém, aleluia, aleluia! (Jo 6,51)


“Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João
Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” 

Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 

Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. – Palavra da salvação.”( 1 )
____________________________________________________________________________
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. O presente evangelho é continuação da catequese eucarística do Evangelista João.
Os judeus não aceitavam a novidade introduzida por Jesus. Eles comeram o maná no deserto e morreram. Para os judeus esta afirmação era chocante com a religião de Moisés.

O novo sempre é “ameaçador”, pois os tirava da zona de conforto. Jesus, o vinho novo, como ele mesmo diz, Ele veio para aperfeiçoar a Lei Antiga dos Judeus e não revogá-la!.

Mas, eles se sentiam ameaçados. E quando o Mestre diz que ele é o “PÃO VIVO DESCIDO DOS CÉU”: quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que é a minha carne dada para a vida do mundo”(v. 51), os fariseus ficaram furiosos. Mas ele não é o filho do carpinteiro? Filho de José? E como pode ter descido do céu? (note o preconceito dos judeus).

Eles se apegavam a uma religião meramente RITUALISTA e se esqueciam do essencial que é o Amor, a compaixão, a misericórdia. Diz o profeta, Oseias, “eu quero a misericórdia e não o sacrifício”.

Por isso, que é essencial a todo cristão participar semanalmente a Santa Celebração Eucarística, que é uma atualização da última ceia. Sacrifício e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Tomai e comei este é meu corpo. Tomai e bebei este é o meu sangue!(Lucas 22).
Para todo cristão, o santo Sacramento da Eucaristia, é o pão dos anjos, o pão eucarístico que nos dá força, aumenta a nossa fé, para continuarmos a nossa caminhada rumo ao Pai Celestial.

Mas, o mais importante, é NÃO guardarmos egoisticamente este pão em nosso coração, mas sim, distribuí-lo aos nossos semelhantes. Recebei de graça, dai de graça. O pão eucarístico é para todos! Devemos sempre partilhá-lo com os nossos irmãos e irmãs.

Que desça sobre você e sobre a sua família, a bênção do Deus, rico em misericórdia, Ele que Pai +, Filho+ e Espírito Santo+, amém!

(*)autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Também seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore




domingo, 5 de agosto de 2018

I AM THE BREAD OF LIFE. COME TO ME AND ET. - 2

Author: Antoni BigCuore*

Date: 08/04/2018
Time: 3:36 p.m., Saturday.
Location: São Paulo, SP.,Brazil.

Scenario: JESUS, stands on the other side of Lake Tiberias, and his disciples go to meet him. As a good pedagogue he is, he teaches them the true and only way to reach full happiness. They go to the tasting of the bread material. They understood nothing of the true meaning of the Bread that came down from heaven.

The Master gives a hard time to his disciples, saying, "Truly, truly, I say to you, you are seeking me not because you have seen signs, but because you have eaten and have been satisfied. Strive not for the food that is lost, but for the food that endureth unto eternal life, which the Son of Man shall give you. For this is whom the Father has marked with his seal "(Jn 6: 26-27).

In John 6, verses 35, we read: "Jesus said," I AM THE BREAD OF LIFE. Whoever comes to me will no longer hunger, and whoever believes in me will never thirst. I already said: you saw me and you did not believe me. All those whom the Father gives me will come to me. And I will never reject him who comes to me, for I have come down from heaven, not to do my own will, but to do the will of him who sent me. "

"This is the will of my Father: that every man who sees the Son and believes in him, has ETERNAL LIFE, and I will RUSSIVE him at the last day." (1)

A. BIGCUORE´S COMMENTARY: In this same chapter, verses before, Jesus had done the miracle of the multiplication of the loaves, in a prefiguration of the Holy Eucharist, which later, in the Lava Feet, He would establish it as a permanent sacrament of his unique and primitive Church.
The disciples had a closed mind. They were not able to understand the depth of the words of the Master Jesus, when He said that He was the true Bread that satisfies hunger for ever! Whoever believes in Him will never thirst again!

This is deep! My brothers and sisters in Christ! That is why, more than 2,000 years ago, the celebration of the Holy Eucharist, the greatest of all the sacraments, is repeated daily.
 In John 15: 5, He says, "I am the vine, and you are the branches. Whoever is united to Me, and I in him, will bear much fruit, because WITHOUT ME you can do nothing. " ( 2 ). (my emphasis).

We need every day, under penalty of temptation, to be in perfect harmony with Jesus and his word. We must stop murmuring and take ATTITUDE from the encounter with the most frail brothers. Practice charity; give alms; fasting, etc.

And to abide in Him, we can not be in sin. He left us the remedy of the Sacrament of Confession or Reconciliation. We are weak creatures and without the mercy of God, we would all be doomed. We need the sap of Jesus (the new wine) as well as the plant to germinate and bear fruit, it needs the sun, the oxygen and the water.

The FULL happiness to which every human soul aspires, only in eternity, if we die in the grace of God, we can enjoy it. While we are here, as the late Padre LJ, of the New Song, says, we need the INNER HEALING, of the RESTORATION of the human being in its dimensions: spiritual, physical and psychic (emotional).

He says in his book, "Heal Your Heart," page 31: "It is not possible to experience inner healing if we continue to cultivate sin in our hearts. I would say we can not even understand what inner healing is if our heart is filled with sin. " (3) (Loiola Publishing, 15th edition).

We need to feed DAILY from the word of God (Divine Teaching), the prayerful reading of the word and above all from the sacraments of Reconciliation and the Holy Eucharist, so that we can walk in the right direction, in the way God has indicated us, when His Son Jesus , here was in human form, to DIVINIZE our humanity.

By doing so, we are GROWING IN FAITH and good works! This is what God the Father, in the person of his Son Jesus Christ and for the ever glorious intercession of his Blessed Mother, wants from all of us Christians!

May God the Heavenly Father, in the name of his Son Jesus Christ, pour upon each one of us his much-needed blessings! Amen!
GOD LOVES YOU!. TRUST, AND EAT AND DRINK THAT UNSUITABLE SOURCE!

Source. (1) Pauline Bible, pastoral edition, page 1.363. 2) idem, page 1.377.
(*) author is Writer and Communicator of the Gospel Message for the whole planet. Know your BLOG BEM VIVER BRAZIL- HTTP://antonibigcuore.blogspot.com and its philosophical and poetic link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (self-knowledge, spirituality and healthy life).

sábado, 4 de agosto de 2018

EU SOU O PÃO DA VIDA. VENHA A MIM E COMA - 2


                                                                      


Autor: Antoni BigCuore*

Data: 04/08/2018
Hora: 15:36 horas, sábado.
Local: São Paulo,SP.Brasil.

Cenário: JESUS, se encontra do outro lado do Lago Tiberíades, e seus discípulos vão ao seu encontro. Como bom pedagogo que é, ensina-lhes o verdadeiro e único caminho para se chegar à felicidade PLENA. Eles vão à cata do pão material. Não entenderam nada do verdadeiro sentido do Pão descido do céu.

O Mestre dá uma dura nos discípulos dizendo: “Em verdade, em verdade vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com o seu selo.” (Jo, 6, 26-27).

Em João 6, versículos 35,lemos: “Jesus disse: “ EU SOU O PÃO DA VIDA. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede. Eu já disse:  vocês me viram e não acreditaram. Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade daquele que me enviou”.
“Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a VIDA ETERNA, e eu o RESSUSCITAREI no último dia”.(1)

COMENTÁRIO A. BIGCUORE:   neste mesmo capitulo, versículos antes, Jesus havia feito o milagre da multiplicação dos pães, numa prefiguração da santa Eucaristia que, mais tarde, no Lava Pés, Ele a instituiria como um sacramento permanente de sua Igreja única e primitiva.
Os discípulos tinham mente fechada. Não foram capazes de entender a profundidade das palavras do Mestre Jesus, quando dizia que Ele era o verdadeiro Pão que satisfaz a fome definitivamente! Quem Nele crer, jamais voltará a ter sede!

Isto é profundo! Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo! Por isso que, há mais de 2.000 anos, se repete diariamente a Celebração da Santa Eucaristia, o maior de todos os sacramentos!.
 Em João 15, 5, Ele diz: “Eu sou a videira, e vocês os ramos. Quem fica unido a Mim, e eu nele, dará muito fruto, porque SEM MIM vocês não podem fazer nada”. ( 2 ). (grifos meus).

Precisamos todos os dias, sob pena de cair em tentação, de estarmos em sintonia fina com Jesus e com sua palavra. Devemos parar de murmurar e tomar ATITUDE do encontro com os irmãos mais fragilizados. Praticar a caridade; dar esmolas; fazer jejum, etc.
E para permanecermos Nele, não podemos estar em pecado. Ele nos deixou o remédio do Sacramento da Confissão ou Reconciliação. Somos criaturas fracas e sem a misericórdia de Deus, estaríamos todos condenados. Precisamos da seiva de Jesus,(o vinho novo) assim como a planta para germinar e dar frutos, precisa do sol, do oxigênio e da água.

A felicidade PLENA a que toda alma humana aspira, somente na eternidade, se morrermos na graça de Deus, poderemos usufrui-la.  Enquanto estivermos aqui, como diz o saudoso Pe.Leo, SCJ, da Canção Nova, precisamos da CURA INTERIOR, da RESTAURAÇÃO do ser humano em suas dimensões: espiritual, física e psíquica(emocional).

Diz ele em seu livro, “Cure seu Coração”, página 31: “Não é possível experimentar a cura interior se continuamos cultivando o pecado em nosso coração. Diria não conseguimos nem ao menos entender o que é cura interior se nosso coração estiver cheio de pecado”. ( 3 )( Editora Loiola, 15 edição).

Precisamos nos alimentar DIARIAMENTE da palavra de Deus (Lectivo Divina), a leitura orante da palavra e, sobretudo, dos sacramentos da Reconciliação e a Santa EUCARISTIA, para podermos ir caminhando na direção correta, no caminho que Deus nos indicou, quando seu Filho Jesus, aqui esteve em forma humana, para DIVINIZAR a nossa humanidade.

Agindo assim, vamos CRESCENDO NA FÉ e nas boas obras! É isto que Deus Pai, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo e pela intercessão sempre gloriosa de sua Mãe Santíssima, quer de todos nós cristãos!.
Que Deus Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo, derrame sobre cada um de nós as suas tão necessárias bênçãos!. Amém!
DEUS AMA VOCÊ!. CONFIE, E COMA E BEBA DESSA FONTE INESGOTÁVEL!

Fonte. (1) Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.363. 2) idem, página 1.377.
(*)autor é Escritor e Comunicador da Mensagem do Evangelho para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL– HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).