sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A Fé Esparramada Em Seu Corpo

                                                                     
Autor: Antoni BigCuore*
Data: 05/12/2014
Hora: 14,41 horas, 6ª feira, SP.sp.

Veja o que a espiritualidade (fé) faz de bom para o seu corpo, segundo a reportagem da Revista de Saúde, de dezembro de 2.013, número 371, da Editora Abril Cultural:

“SISTEMA NERVOSO: “Pessoas que creem em algo maior e tendem a apresentar cargas extras de neurotransmissores que respondem pelo bem estar.
IMUNIDADE: A espiritualidade potencializa a ação de células de defesa, reduzindo o risco de infecções virais e bacterianas, além de ajudar a enfrentar o câncer”.

INFLAMAÇÃO: Estudos mostram que pessoas religiosas possuem menos moléculas inflamatórias trafegando nos vasos, o que afasta infartos, tumores etc.
CÓDIGO GENÉTICO: Ter e exercer a FÉ tornaria mais vagaroso o processo de encurtamento dos telômeros (as extremidades dos cromossomos), que leva ao envelhecimento.” ( 1 )

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: há anos venho defendo a minha tese do que chamo de A HOMEOSTASE DA PERSONALIDADE, qual seja, o verdadeiro e permanente EQUILIBRIO do ser humano como um todo: ESPIRITO, MENTE E CORPO.

A medicina chinesa há anos antes de Cristo, já apregoava a necessidade de se tratar o ser humano dentro de uma visão TRIDIMENSIONAL, qual seja, na dimensão espiritual, física e emocional.
Em minha tese, enfatizo que se a pessoa conseguir HARMONIZAR EM SI, os fatores, espiritual, físico e emocional, ela conseguiria um certo equilíbrio permanente, o qual sem sombra de dúvidas, a levaria à verdadeira felicidade.

Pois como prova o texto acima (inclusive por varias pesquisas do Dr. Koening, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos) é que a ESPIRITUALIDADE faz melhorar, sobretudo o nosso Sistema Imunológico, tornando-nos menos  vulnerável a doenças. 

A nível de sistema nervoso, dos chamados “hormônios positivos”, tipo, SEROTONINA E ENDORFINAS, hormônios do bem estar que combatem, por tabela, os hormônios negativos do estresse, tipo adrenalina e os chamados cortisóis. O excesso de cortisol num organismo faz a pessoa ganhar peso; ganhar aumento de  pressão e, em conseqüência, fica vulnerável às doenças cardiovasculares.

Face ao exposto, a minha sugestão é (se você estiver acima do peso): faça uma reeducação alimentar, mude seus hábitos para melhor, pratique exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana, tenha um hobby ou atividade voluntária que também ajuda na saúde integral. Ah...tenha uma alimentação balanceada com predominância dos ALIMENTOS  FUNCIONAIS. (que são aqueles que nutrem e tem componente terapêutico também).
Saúde para você e boa sorte! Deus a ama e ver vê-la(o) saudável sempre!


(*) autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário